Titulo: 
O rato trapaceiro
Autor: Lisandro Santos
Páginas: 36
Gênero: Literatura infantojuvenil
Ano: 2021
Comprar: Amazon


Sinopse: O livro O rato trapaceiro se originou do curta-metragem animado A fábula da corrupção. O projeto da animação foi contemplado em um edital de 2009 pela Controladoria Geral da União (CGU) e pelo Escritório das Nações Unidas (UNODC), e assim pôde ser produzido para a internet em 2010. Inspirado nas fábulas de Esopo e outras mais de fundo moral que usam os animais para espelharem as ações humanas, a história, toda rimada, surgiu com num estalo para o autor, que precisou de poucos ajustes para chegar ao resultado final. A opção da estética da animação, junto ao formato da fábula e ao estilo rimado, contribuiu para que temas complexos pudessem ser apresentados de forma leve e cativante às crianças. A animação participou de muitos festivais e mostras e, inclusive, e ganhou mais de uma dezena de prêmios. 
João, o dono do armazém não fazia mal a ninguém. Vivia com o Cão e o Gato, e a cooperação era um trato. Até que o Rato ali chegou, e um plano sujo bolou. Acabou com o dinheiro e a comida, e do patrão arruinou a vida. Mas o Jumento, arrependido, não deixou aquilo passar despercebido. Para o homem revelou a verdade, E trouxe, enfim, a felicidade.  (SKOOB)

 

Oi, gente!!!

Tudo bem com vocês? Espero e desejo que vocês estejam muito bem. E para ficar melhor ainda, nada como uma resenha novinha, não é mesmo?!


Publicado pelo selo infantil da Editora Faro, Milk Shakespeare, 'O Rato Trapaceiro' é um livro que fala para os pequenos sobre corrupção.



João, dono de um pequeno armazém, tem em sua companhia um gato, um cão e um jumentinho. Cada um sabia sua função no armazém, porém com a chegada de um rato muito astucioso as coisas começaram a desandar.


O livro se originou de um curta metragem de Lisandro Santos, eu assisti antes de ler o livro, não consegui me segurar (rsrsrs). Ambos são bem semelhantes e o que encontramos no vídeo, encontramos também na obra. Vou deixar o link do curta metragem para vocês assistirem, vale muito a pena (clique aqui), mas antes termine de ler a resenha (rsrsrs)



Já trabalhei com crianças em uma escola e com o tempo fui tendo um olhar para livros que me ajudasse a contar histórias para elas. Hoje meu ramo é outro, mas sempre penso em trabalhar de alguma forma com crianças e com certeza, 'O Rato Trapaceiro' é um livro que me ajudaria a falar sobre corrupção de um jeito que as mesmas entendesse como esse mecanismo se instala e quais as suas consequências.


Não vou dar muito spoilers, pois o livro é bem curtinho. Mas garanto que esse livro é perfeito para abordar o assunto em sala de aula ou em casa. Garanto aos pais, professores e familiares que adquirindo a obra vocês não vão se arrepender, portanto apenas comprem.



Sobre a diagramação, posso dizer que ela é ótima. Com capa com orelhas, folhas grossas, ilustrações lindas do ilustrador Maumau acompanham o enredo, além de ser escrito em letras bastão. Acredito que crianças que saibam ler ou estejam aprendendo a ler conseguiriam acompanhar tranquilamente a história sozinhas (vale uma reflexão com um adulto depois).


Recomendo bastante a leitura e, como já mencionei, não haverá arrependimento ao adquirir 'O Rato Trapaceiro'.


NOTA: 


Lisandro Santos
começou a trabalhar com animação em 1990. Desde então, fez animações para cinema e internet, participou do primeiro longa-metragem gaúcho de animação, criou vídeos institucionais, séries e comerciais para TV, além de ilustrar para o mercado publicitário e editorial. Em 2002, criou a Cartunaria Desenhos, produtora de animação sediada em Porto Alegre/RS. Entre seus principais trabalhos como roteirista e diretor estão os curtas-metragens Cidade fantasma, A fábula da corrupção e X-coração, que virou uma série exibida na Disney XD e na TV Brasil. 

Maumau é também animador, quadrinista, designer de jogos e professor; além de mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Como editor e coautor da revista Adeus, Tia Chica!, foi indicado ao Prêmio HQMix em 2009. Desenvolveu cenários para os curtas-metragens de animação O retorno de Saturno, A fábula da corrupção e Os sustentáveis, todos de autoria da Cartunaria Desenhos.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!