Titulo: Diversão com os três porquinhos
Autor: Josh Funk
Ilustrador: Edwardian Taylor
Editora: Faro Editorial / Selo Moby Dickens
Páginas: 36
Gênero: Literatura infantojuvenil
Ano: 2023
Comprar: Amazon
Sinopse: Conheça a história dos três... opa! Quatro porquinhos! É isso mesmo que você leu. Quem disse que eram só três porquinhos? Nesta releitura de um dos contos mais clássicos da literatura infantil, uma nova personagem cheia de alegria nos apresenta um novo ponto de vista da história! E é claro que o lobo mau não fica de fora, só que na verdade, talvez ele não seja tão mau… (FONTE)
Olá, pessoas! Tudo bem?
Vou aproveitar a vibe da nossa última indicação de leitura aqui no blog (O rato trapaceiro), para compartilhar com vocês essa experiência de leitura que tive recentemente com o Matheus, o meu filho de três aninhos.
'Diversão com os três porquinhos' é o mais recente lançamento do Selo Moby Dickens que pertence a Faro Editorial. Já são mais de vinte livros clássicos, ilustrados e adaptados para as crianças através desse selo que é praticamente um bebê. E isso me deixa imensamente realizada, pois são muitas e muitas opções para introduzir os meus pequenos ao mundo da leitura.
Mas vamos ao que interessa!
Novamente eu deixei o Matheus ter a experiência de receber o pacote, abrir e descobrir o livro que havia ali dentro. Ele ficou empolgadíssimo por se tratar dos três porquinhos, pois na escolinha dele esse foi um tema abordado e trabalhado com as crianças através de atividades, brincadeiras e leitura.
Em 'Diversão para os três porquinhos' iremos encontrar uma fábula reescrita de uma forma extremamente nova, envolvente e divertida. Aqui não existe só três porquinhos do sexo masculino, e sim três porquinhos e uma porquinha, uma garota, a irmã dos três porquinhos. O nome dela é Alison, e enquanto sua mãe manda seus irmãos irem atrás de fortuna, Alison deseja ser uma contadora de história. É aí que ela se junta ao narrador para nos contar o que vem a seguir.
Aliás, uma curiosidade que preciso compartilhar com vocês é o fato desses quatro porquinhos se chamarem: Alison, Alan, Alfredo e Alvin (rsrsrs).
Enfim, aqui iremos ver esses porquinhos traçarem o seu próprio destino, escreverem sua própria história. Então por mais que tudo comece com eles saindo de casa e construindo suas residências, nada mais é como conhecemos na tradicional fabula, e é isso que faz desse livro tão divertido e mágico!
Alison daria uma autora e tanto, ela tem criatividade e não deixa as coisas caminharem para o clichê. Adorei o fato dela ter bastante personalidade e roubar a cena em uma história que era apenas sobre 'meninos'.
No entanto os garotos também são personagens incríveis, um deles inclusive queria transformar a palha da qual deveria construir sua casa em tijolos para estruturar a casa (rsrs).
Na verdade nem posso ficar falando muito do enredo aqui com vocês ou irei entregar a história inteira, que por sinal tem pouquíssimas páginas. Mas caso você esteja se perguntando, aqui existe sim o lobo mau, e eu dei muita risada quando fica claro o que ele quer ao bater na porta de cada porquinho.
As ilustrações estão belíssimas e super bem coloridas, inclusive teve uma página que me lembrou muito a hora do chá de 'Alice no país das maravilhas', não sei se foi coisa da minha cabeça ou uma referência usada propositalmente por Josh Funk.
Sobre a experiência do Matheus, preciso confessar que ele ficou me fazendo mil e uma perguntas, como por exemplo: 'Por que o Lobo não está assoprando, mamãe?'
Essa é a primeira vez que lemos uma história onde o narrador conversa com os personagens, além disso ele conhece a fábula de uma outra forma, então rendeu bastante conversa a nossa leitura, pois ele queria algumas explicações.
Podemos dizer que 'Diversão com os três porquinho' fez muito mais sentido pra mim do que para o Matheus, mas não deixou de ser uma leitura super aproveitada por ele, onde suas dúvidas geraram alguns ensinamentos que eu passei para ele. Fiz questão de explicar que nós somos os responsáveis pela nossa história, mas creio que isso ele ainda vai aprender melhor com o tempo.
NOTA:

JOSH FUNK cresceu na Nova Inglaterra, Estados Unidos, e estudou ciência da computação na escola. Quando não está escrevendo código Java ou Scripts python, toma café e escreve manuscritos.
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!