Título Original: Vei, vol.1
Autores: Sara B. Elfgren e Karl Johnson
Editora: Faro Editorial
Páginas: 144
Ano: 2022
Gênero: Fantasia/ HQ, comics e mangá
Comprar: Amazon
Sinopse: Por toda a sua vida, Vei foi treinada para se tornar a maior guerreira de seu povo, preferida e amada por seus deuses. Mas, quando o momento de provar sua força se aproxima, Vei é misteriosamente lançada ao mar. Resgatada por um barco Viking, ela retorna à sua terra, Jotunheim, onde se torna a peça principal de um jogo sangrento entre humanos, gigantes e os deuses de Asgard, que irá determinar quem terá o direito de reinar sobre Midgard. Vei precisará não apenas lutar pela honra e glória de deuses, mas pela sua própria vida, em uma batalha épica entre guerreiros, valquírias e monstros. Nem Odin, Loki ou Thor estarão preparados para o que virá. (SKOOB)
'Fantasia Nórdica: A Saga de Vei' é uma lançamento de 2022 dos autores Sara B. Elfgren e Karl Johnson que foi publicado pela Faro Editoral através do Selo Poseidon. Nesse enredo iremos acompar a história de Vei, Ran do Bando de Veidar, ela é Jotun e tem sangue dos Gigantes correndo nas veias, certo dia é encontrada desacordada no mar por uma tripulação de Midgard que cultua os Deuses Aesir, por conta de seu sangue Jotun, ela logo é vista com desconfiança e se torna uma prisioneira, a fim de se libertar e voltar para sua terra natal para poder confrontar o Deus que virou-lhe as costas, Vei aceita guiar os ditos conquistadores e é aí que vai começar sua saga.
Os sinais apareceram, as estrelas estão alinhadas. Está mesmo acontecendo. Você foi convocada, Vei. Você vai lutar pela glória dos Deuses.
Essa HQ tinha tudo para me conquistar: magia e um worldbuilding nórdico, sim eu sou fã de Mitologia e também da Marvel, logo não sou alheia aos Deuses e sua rixa antiga com os Gigantes de Gelo. Utilizar uma mitologia já conhecida permite ao autor trazer familiaridade com certos mitos e ao mesmo tempo inovar ao subtrair, modificar ou incorporar as histórias e aqui o grande diferencial é que Thor e Odin estão longe de serem os mocinhos.
Eu amei conhecer mais sobre Jotunheim e ver que os Gigantes de Gelo não são os vilões, pelo menos na perspectiva dos povos que os adoram como Deuses, e os traços da HQ são belíssimos e contribui ainda mais para adicionar beleza às paisagens de Jotunheim, também gostei que logo fui surpreendida, acho que tinha lido a sinopse há muito tempo, logo eu tive uma várias surpresas a começar com o modo como Vei é jogada ao mar, os motivos que levaram a isso e terminando com o Meistarileikir.
Gostaria de avisar que essa é uma HQ com conteúdo adulto, temos cenas de sexo e violência, aqui nada é atenuado, então leitores mais sensíveis podem ser incomodar, pois muitas vezes quando a história é visual tendo a causar mais impacto. Gostei muito da relação entre Vei e Dal, claramente os dois têm seus próprios objetivos, mas isso não impede o desenvolvimento de uma amizade e até de um relacionamento sexual, principalmente levando em conta o preconceito de ambos os lados por conta da religião.
E a paz é muito mais valiosa do que isso. Eu daria minha vida alegremente por ela.
Minha única reclamação é com relação ao ritmo, no início eu esperava que houvesse muita aventura com eles navegando e chegando a Jotunheim, mas essa parte inicial acabou rapidamente, justamente para o Meistarileikir poder ser desenvolvido melhor, acredito que a HQ poderia ter mais páginas para que pudéssemos aproveitar os dois arcos da história. Estou muito ansiosa para ter em mãos o segundo volume e concluir a Saga de Vei, principalmente porque eu quero saber qual a intenção de um certo trapaceiro neste torneio.
Indico demais essa HQ e estou muito feliz com o trabalho que a Editora Faro está fazendo, as edições são belíssimas e luxuosas, todas de capa dura e a minha próxima leitura vai ser do Brandon Sanderson! Aguardem que vem mais resenha/indicação de HQs por aí.
NOTA:

Sara B. Elfgren nasceu em Estocolmo no ano de 1980, é escritora com formação em cinema pela Universidade de Estolcomo. Desde 2020, ocupa o 4º lugar na Academia Sueca de Livros Infantis. Em 2021, Fantasia Nórdica – A saga de Vei foi premiada pelo Urhunden como melhor história em quadrinhos da Suécia, e traduzida para sete idiomas. No seu tempo livre, Sara gosta de ler, assistir filmes e sair com a família e amigos.
Karl Johnson é artista e ilustrador de quadrinhos, tem uma paixão ardente por mídia de gênero e arte desde criança. Em 2020, os três livros de sua série de ficção cientifica Y/A Herdeiros do Império (Imperiets Arvingar , co-criador Oskar Källner), foram lançados na Suécia e se tornaram um sucesso, sendo vendidos em diversos países. Karl trabalha com diversa mídias, desde quadrinhos, livros infantis, videogames, tv e cinema, ele também realiza oficinas apreciadas para artistas profissionais e crianças.
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!