Título Original: Princesas Dark
Autores: Charles Perrault; Hans Christian Andersen; Jacob e Wilhelm Grimm; Jeanne-Marie Leprince de Beaumont
Editora: Darkside Books
Páginas: 176
Ano: 2022
Gênero: Fábula
Sinopse: Eternizadas nos contos de fadas e consagradas nas animações da Disney, as princesas desfrutam de um lugar especial no panteão das heroínas da nossa infância. Recordamos com encanto nostálgico de suas aventuras e suas paixões. Mas o caminho das princesas nem sempre foi embalado por melodias harmoniosas, passarinhos falantes e finais felizes. A marca Fábulas Dark, da DarkSide® Books, orgulhosamente apresenta o livro Princesas Dark, uma jornada mágica pelas narrativas das princesas que tanto amamos. Reunindo oito histórias — Branca de Neve, A Pequena Sereia, Rapunzel, A Bela e a Fera, A Gata Borralheira, A Balada de Mulan, A Bela Adormecida no Bosque e A Rainha do Gelo —, Princesas Dark é uma verdadeira celebração desses contos que cruzaram territórios e barreiras culturais, de geração a geração. Esta edição apresenta os contos cuidadosamente traduzidos dos idiomas originais: francês, dinamarquês, alemão e chinês. Muito mais do que fábulas sobre donzelas indefesas à espera do príncipe encantado, temos aqui histórias sobre protagonistas valentes e determinadas, que agem seguindo o coração. Os contos de fadas foram se renovando, amadurecendo e adquirindo os contornos que conhecemos hoje, mas sempre mantiveram sua característica mais marcante: as princesas como arquétipos e fenômenos culturais, nos ajudando a compreender mais profundamente a psique humana e o mundo em que vivemos. Caros darksiders aventureiros, vistam suas capas, amarrem suas botas e preparem-se para adentrar os bosques da literatura. Mas lembrem-se: até os bosques mais ensolarados têm sombras. (FONTE)
'Princesas Dark' é um livro lindíssimo, publicado pela editora Darkside Books, que revela os verdadeiros contos de fadas que deram origens as histórias das princesas consagradas pela Disney. E caso você ainda não saiba, essas são histórias escritas há muitos anos atrás e com uma pegada um tanto dark.
Temos aqui um total de oito contos, sendo eles: Branca de Neve; A Gata Borralheira; A Bela Adormecida no Bosque; A Pequena Sereia; A Bela e a Fera; Balada de Mulan; Rapunzel e A Rainha da Neve.
Além disso essa edição conta com uma introdução incrível da Darkside Books, que fez até parecer um conto a mais e eu adorei, na verdade sou suspeita para falar dessas introduções da Marcia nos livros da editora.
Não irei me aprofundar em todos os contos para essa resenha não ficar gigantesca, mas irei falar dos que mais me marcaram, começando por Branca de Neve, que assim como todas aqui me foram apresentadas na infância através dos desenhos da Disney, ou pelo seriado da TV Cultura chamado 'Teatro dos Contos de Fadas', que por sinal são os que mais chegaram perto do que eu encontrei na leitura.
Em Branca de Neve temos a menina de pele branca como a neve, cabelos escuros como a noite e lábios vermelhos como o sangue, que vira alvo de sua madrasta uma vez que a garota é revelada como a mais bela de todas pelo espelho mágico que sempre diz a verdade. Obcecada pela inveja a madrasta manda um caçador matar Branca de Neve, mas ele a deixa fugir para floresta, e é assim que ela vai parar na casa dos sete anões. O conto original é dos Irmãos Grimm, e o que mais me deixou chocada - além do final - foi o fato de Branca de Neve ser uma criança de sete anos e também a atitude do príncipe quando a viu morta querer leva-la para o castelo dele e deixa-la lá exposta. Meio bizarro tudo isso, mas li com total consciência da época em que foi escrita e de que a intenção não era a mesma da Disney.
Já em 'A Gata Borralheira' o enredo original também é bem parecido com o que eu já conhecia, mas a grande diferença na minha opinião é envolvendo a fada madrinha, o sapatinho de cristal e todo o bibiti bob ti bun (hahaha). E o que mais me chocou foi o que a madrasta de Cinderela faz com os pés de suas filhas na ora de provar a pantufa, isso mesmo minha gente, se chamava pantufa o sapatinho de gala daquela época.
Em 'A Bela Adormecida no Bosque' tudo parece mais uma grande parábola retratando o casamento e o papel da mulher naquela época do que qualquer outra coisa. A fada (Malévola) que lança o feitiço na garota quase não tem foco no conto original.
'A Balada de Mulan' não me agradou muito, mas dou um desconto porque é o texto mais antigo entre todos aqui, então aplaudo de pé os roteiristas que o adaptaram para o filme da Disney.
No entanto, o meu maior choque foi descobrir a verdadeira história de 'A Pequena Sereia', não fazia ideia que era tão infeliz assim. Na verdade eu não conhecia a versão original de nenhum desses contos, por isso ler 'Princesas Dark' foi algo realmente inovador para mim.
E o conto mais diferente de tudo que a Disney me apresentou foi com certeza 'A Rainha da Neve', que além de ser o maior conto aqui nesse livro, também ganhou uma edição publicado em um livro separado pela Darkside Books, por isso entrarei em detalhes sobre esse enredo em um post que trarei em breve aqui no blog, mas se você quiser se adiantar já tem o vlog de leitura lá no meu canal, é só clicar aqui para assistir.
No geral eu só posso dizer que esse livro está uma verdadeira obra prima, a diagramação está perfeita, com umas ilustrações bem darks, corte das folhas colorido e capa dura como todos os livros da Darkside Books. Se você gosta de contos de fadas precisa ter esse exemplar com certeza!! Mas não se deixe enganar pelo título, esses contos não são como filmes de terror, apenas suas verdadeira versões mesmo, que na época em que foram escritos não tinham o significado que passaram a ter com o tempo.
Eu venho da geração que cresceu querendo ser uma princesa e assistindo aos clássicos Disney, e não me envergonho disso, pois faz parte da minha história e das minhas lembranças. Porém, poder conhecer a origem dessas histórias que hoje na minha vida adulta tem uma outra visão, é extremamente interessante, só mostra como as coisas são adaptadas de acordo com a sociedade de cada época. Fico feliz em ver atualmente princesas como Merida e Diana sendo apresentadas para a nova geração.
Pra finalizar eu confesso para vocês que sou uma pessoa que não consegue se dar bem com livros de contos, inclusive eu até os evito, pois são raros o que me agradam e fazem a leitura fluir, mas 'Princesas Dark' foi o livro de contos perfeitos pra mim, então se você também tem essa dificuldade, pode apostar nessa leitura que não irá se arrepender.
NOTA:

0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!