Título Original: The Priory of Orange Tree

Autora: Samantha Shannon

Editora: Plataforma 21

Páginas: 1000

Ano: 2022 

Gênero: Fantasia /Ficção/Literatura Estangeira 

Comprar: Amazon

Sinopse: Nas terras de Seiiki, a Leste, a jovem Tané passou a vida treinando para ser capaz de montar em dragões. Para os povos do Leste, dragões são adorados como seres divinos. Então, ao conquistar seu sonho, todas as portas estariam abertas para Tané. Certo dia, surge em seu caminho um náufrago vindo do Oeste. Ela não o entrega às autoridades, como exigido pela lei, o que pode trazer duras consequências. A Oeste, Sabran Berethnet é a soberana no Rainhado de Inys. Lá, existe a crença de que dragões são feras ruins e terrivelmente perigosas. A linhagem de Berethnet governa há mil anos, e acredita-se que os dragões ressurgirão se ela for dizimada. A rainha Sabran, a última de sua linhagem, vive então sob a ameaça de uma conspiração para cumprir este intento e assassiná-la. Mas ao seu lado está Ead, maga de uma poderosa ordem secreta que deve protegê-la. Em meio a tudo isso, os povos do Leste e do Oeste — que têm visões de mundo tão opostas — serão obrigados a se unir quando um dragão ancestral gigante desperta. Mulheres conduzem e influenciam o destino de seu mundo, sejam elas rainhas, magas ou aquelas que cavalgam dragões. Sistemas sociais colidem e um universo ricamente detalhado emerge neste primeiro volume de O Priorado da Laranjeira, criação impecável de Samantha Shannon. (SKOOB)

 


'O Priorado da Laranjeira' da autora Samantha Shannon é um lançamento de 2022 da Editora Plataforma 21 que chegou ao Brasil dividido em dois tomos: A Maga e A Rainha.


Os dois tomos contam uma história só que consiste na ameaça que paira tanto no Leste quanto no Oeste da volta do Inominável, um grande dragão que está enclausurado há quase 1000 anos e planeja destruir o mundo, mas se a lenda estiver correta, enquanto uma rainha Berethnet estiver no trono isso jamais acontecerá. Ao passo que no Oeste eles abominam os dragões e vivem pelos ideais das virtudes dos cavaleiros de outrora, no Leste eles adoram dragões marítimos que são como Deuses e é sob diferentes visões e religiões que o mundo está separado, mas para vencer o Inominável, tanto Leste quanto Oeste precisarão se unir contra um inimigo comum.



Eu nem sei há quanto tempo quero ler esse livro, a primeira vez que ouvi falar da Samantha Shannon foi quando 'Temporada de Ossos' saiu no Brasil, até achei a premissa interessante, mas logo os outros livros da série não foram traduzidos e isso me desanimou a dar uma chance a autora, porém vi uma resenha no canal Resenhando Sonhos e desde então estava sonhando com esse lançamento. Contudo eu li esse livro na versão espanhola que na época estava disponível no Kindle Unlimited e portanto, essa será uma resenha da obra completa, quem for fazer a leitura dividida por tomos, por favor fique atento a SPOILERS.


Depois dessa introdução enorme, deixe-me elogiar a criatividade da Samantha, seus Reinos das Virtudes é muito bem pensado, com Duques e Duquesas da Justiça e Cortesia e tantos outros ideais da cavalaria trouxeram uma ar novo para a sua sociedade medieval, acredito que minha adorada Sansa Stark teria amado viver na Corte de Inys. Além disso, tanto Leste quanto Oeste foram muito bem construídos e diferenciados, sempre que a narrativa muda de ponto de visto e consequentemente de nacionalidade, é palpável a diferença entre os costumes e crenças desses povos, ver os personagens tentando se libertar das amarras da religião que até então moldou toda a sua vida é incrível, tornou tudo mais real e fez como que as escolhas deles fossem ainda mais significativas.


Todas as histórias crescem de uma semente de verdade.


Mais um ponto positivo são os dragões, como toda fã de fantasia, sou apaixonada por esse ser mítico e aqui a autora consegue trazer uma visão nova para um ser tão conhecido na literatura fantástica (inclusive isso vai até render um post no Instagram, aguardem!), é nítido que Samantha construiu minuciosamente seu mundo e a mitologia na qual está embasado, são tantas lendas e sua amarração no final conectando Leste, Oeste, Norte e Sul bem como a vida dos personagens é magnífica, até mesmo os nomes foram bem pensados para combinar as diferentes origens de cada local, essa informação foi dada pela autora no seu Tumblr para quem tiver curiosidade de buscar os pormenores.


Meu coração conhece a sua canção, como o seu conhece a minha.


Agora que eu já enalteci tantas coisas no livro, quero falar sobre os personagens, há muita diversidade e representatividade nos nossos protagonistas, Ead e Arteloth são negros, já Tané tem características asiáticas, além disso temos um relacionamento sáfico entre personagens principais e representatividade assexual e gay, isso só mostra a diversidade desse mundo e como ele reflete exatamente a nossa realidade que é composta por diferenças. Os personagens também são mais velhos, permeando inúmeras faixas etárias e suas atitudes refletem tanto a idade quanto a sua vivência, acho importante ressaltar isso porque quantos livros de adolescentes que parecem adultos e adultos que mais parecem portas você já leu por aí?


Esse é um livro de adultos e para adultos, injustiças acontecem e perdas dolorosas estão por toda parte, há personagens detestáveis que estão no centro da história e farão de tudo para obter o que querem, sim eu estou falando do Niclays e em alguns casos até da Sabran, e não se enganem, apesar do romance que tem no livro o foco é combater o Inominável, os defeitos não serão adoçados e nem as obrigações esquecidas. Se depois de tantos elogios eu tivesse que citar um defeito seria que senti falta do foco no Priorado, ele acontece, mas demora bastante, até lá já estamos totalmente cientes de todos os pormenores da corte da Rainha Sabran IX, eu queria conhecer cada canto do Priorado e saber tudo sobre a vida de Cleolinda, queria entender o lugar de cada mulher nessa instituição e saber tudo sobre a árvore que lhes concede o dom da magia.



Mesmo assim o livro não foi chato em nenhum momento, devorei as páginas e a leitura só me tomou mais tempo por conta do idioma que exigia mais da minha atenção e outros problemas pessoais, eu recomendo demais esse livro para quem quer ler mais obras de fantasia e quem quer ler livros mais adultos, aqui nós temos de tudo um pouco e a história foi muito bem amarrada, a autora já publicou um livro que vai falar sobre a 'Caída de las Sombras' (lembrem-se que eu li a versão espanhola!) e já prometeu outro livro anos depois da jornada de Ead, Loth, Sabran, Tané e Niclays. Não se assustem com a quantidade de páginas e façam esse livro ter o hype que ele merece.

NOTA:

 

É natural de Londres, Inglaterra, onde nasceu em 1991. Estudou Língua Inglesa e Literatura na Faculdade de St. Anne, Oxford. Começou a escrever histórias aos 12 anos, e concluiu seu primeiro romance aos 15 ― mas este manuscrito nunca foi publicado! É autora best-seller do New York Times, tendo sua obra traduzida para mais de 25 países. O Priorado da Laranjeira foi finalista do Lambda Literary ― prêmio anual dos Estados Unidos destinado a obras literárias com temática LGBTQ ― em 2020.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!