Título Original: Carrie 
Autor: Stephen King
Editora: Suma 
Páginas: 208
Gênero: Ficção / Horror / Literatura Estrangeira / Romance 
Ano: 2022 
Comprar: Amazon

Sinopse: O primeiro livro de Stephen King em edição especial com capa dura, nova tradução e conteúdo extra. Clássico moderno, Carrie conta a história da adolescente com poderes telecinéticos, do bullying que sofreu e de sua jornada violenta de vingança ― até hoje, a estreia revolucionária do mestre do terror é um dos romances mais inovadores e chocantes de todos os tempos. Carrie White é uma adolescente tímida, solitária e oprimida pela mãe, cristã ferrenha que vê pecado em tudo. A rotina na escola não alivia o dia a dia em casa. Para os colegas e professores, ela é estranha, não se encaixa e, por consequência, é alvo constante de bullying. O que ninguém sabe ainda é que, por trás da aparência frágil e indefesa, Carrie esconde um enorme poder: ela consegue mover objetos com a mente. Trancar portas. Derrubar velas. Dom ou maldição, isso mudará para sempre o destino das pessoas que algum dia lhe fizeram mal. “Carrie é uma personagem fascinante. (...) Como romance de estreia, é uma ótima amostra do autor em sua juventude. Como um vislumbre do que viria a seguir ― ou seja, compor histórias que tratam do estranho, do perverso e do humano em iguais medidas ― é excepcional.” ― The Guardian “Excepcionalmente bem escrito. (...) O fato de que se trata de um romance de estreia é incrível. King escreve com a confiança associada a escritores veteranos. A mistura de ficção científica com o oculto, a sociologia de ensino médio, as crianças boas e más e a genética, no fim das contas, é excelente.” ― The New York Times (FONTE)
   

'Carrie' foi o primeiro de muitos livros já escrito pelo mestre do horror, Stephen King, e em 2022 a Editora Suma acrescentou seu primogênito a Coleção Biblioteca Stephen King
Eu que sempre tive muita vontade de conhecer a escrita do autor, mas morria de medo por conta de seus livros carregarem assuntos mais sombrios, decidi me arriscar nessa edição por já conhecer a história de Carrie de algumas adaptações cinematográficas. O que não imaginava é que iria gostar tanto de um enredo que já conheço há tempo.


Aqui vamos conhecer a história de Carrie White, uma adolescente tímida e solitária que quando está em casa é oprimida pela mãe, uma mulher religiosa ao extremo, e que quando está na escola sofre ataques de bullying por seus colegas. 

Para a mãe de Carrie o simples ato de menstruar já faz da mulher uma pecadora, consequentemente ela não passa nenhuma orientação para sua filha a respeito de mudanças no corpo e coisas do tipo. Então, no dia em que a garota vai tomar banho após uma aula de educação física e descobre seu primeiro sangramento, ela entra em pânico total, acha que está tendo uma hemorragia e está prestes a perder a vida. O que é claro faz com que as outras meninas no vestiário cometam ainda mais bullying com a colega.

O diretor da escola decidi punir as garotas que atacaram Carrie no vestiário as proibindo de ir ao baile da escola, e isso causa irritação em muitas delas, mas Susan Snell é a única que começa a ver o caso por outro lado e para se redimir pede que seu namorado Tommy convide Carrie para o baile, já que Susan e Tommy não poderão ir juntos mesmo.

Em meio a tudo isso, nossa protagonista também tem que lidar com um poder desconhecido em sua mente que a cada dia que passa ganha mais força, fazendo com que objetos se mova sem ela os tocar e portas se tranquem só com a força de seu pensamento.

Mas é exatamente no dia do baile que alguns acontecimentos aguçam os poderes de Carrie a um ponto do qual nem ela mesmo sabia que era capaz de chegar, despertando na garota uma sede de vingança contra todos aqueles que um dia a fizeram mal.


Apesar de já conhecer o enredo através do filme isso não foi um problema pra mim durante essa leitura como costuma ser em outras. 'Carrie' é um livro incrível, super bem escrito e foi um experiência de leitura e tanto!!

King optou por uma narração que reúne reportagens e depoimentos, como se fossem provas daquilo que ele está nos contando, e juro que isso fez com que tudo parecesse ainda mais real. E a edição da Biblioteca Stephen King tem uma diagramação que contribui ainda mais com isso, trazendo ilustrações de páginas de jornais e até mesmo atestado de óbito. Achei muito interessante, inclusive especialmente para essa edição o autor faz uma introdução bem bacana onde é possível conhecer um pouco mais do começo de sua carreira e entender o que levou a criar a personagem Carrie.


Durante a leitura senti uma empatia enorme por Carrie, me peguei pensando em casos reais de jovens que sofrem com o bullying e como ele é capaz de destruir vidas, por isso acho que essa é uma temática que deve sempre fazer parte do cotidiano dos jovens, deve ser debatido em sala de aula e abordado em livros sempre que possível, de uma forma que venha a agregar. 

King também levanta essa questão de fanatismo religioso, e eu que sempre concordei que tudo que é de mais é ruim, concordo que levar a fé tão a ferro e fogo como a mãe de Carrie faz aqui, não é saudável para ninguém. Essa garota teve seus direitos básicos negados pelo simples fato de sua mãe ver o pecado em tudo e a todos ao seu redor. É normal que quando ela tem a oportunidade de ser o elo forte nessa relação, se vire contra sua própria mãe.

O que me alivia é saber que fazemos parte de uma geração que pode buscar informações mesmo quando elas nos são negadas dentro de casa.


Como falei a principio, essa é a primeira vez que me arrisco em algo do King, e fiquei realmente de boca aberta com o que ele é capaz de fazer, juro que só não corri ler outra obra sua em seguida porque tenho muito medo mesmo de coisas sobrenaturais e sou uma pessoa que precisa dormir de noite (rsrs). Mas 'Carrie' pode ser lido tranquilamente pelos mais medrosos como eu, mesmo assim deixo a dica para que essa leitura seja feita sob a luz do dia caso você se identifique comigo nesse requisito medrosa.

Se você ainda tem alguma duvida em qual edição desse clássico moderno apostar, vou reforçar o fato de que a edição da Biblioteca Stephin King da Suma está maravilhosa, tem capa dura, uma introdução do autor exclusiva para essa publicação e uma diagramação belíssima, as fotos não me deixa mentir.

Com uma proposta original capaz de ultrapassar gerações, 'Carrie' é definitivamente um livro para aqueles que querem começar a ler as obras de Stephen King e não sabem por onde começar. Super recomendo a leitura para aqueles que querem se aventurar pelo sobrenatural, mas caso seja uma pessoa sensível a assuntos como bullying ou fanatismo religioso, recomendo que vá com calma nessa leitura.

Gravei um vlog com SPOILER enquanto fazia essa leitura, então se quiser ainda mais detalhes é só assistir!
 

NOTA: 

OUTROS LIVROS DO AUTOR RESENHADOS NO BLOG:


     

Stephen King nasceu em Portland, no Maine, 1947. Seu primeiro conto foi publicado vinte anos depois na revista Starling Mystery Stories. Em 1971, ele começou a dar aulas escrevendo a noite e aos fins de semana. Em 1974, publicou seu primeiro livro, Carrie, a estranha que se tornou um best-seller e é considerado um clássico do terror. Desde então, King escreveu mais de cinquenta livros, alguns dos quais ficaram mundialmente famosos e deram origem a adaptações de sucesso, seja para o cinema ou para a televisão.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!