Título Original: Um Passo de Cada Vez
Autora: Iris Figueiredo
Páginas: 264
Editora: Seguinte
Gênero: Ficção / Jovem Adulto / Literatura Brasileira / Romance
Ano: 2022
Comprar: Amazon
Sinopse: Da mesma autora de Céu sem estrelas, esta é uma história delicada sobre ter coragem para falar o que guardamos bem lá no fundo e para nos abrirmos a novos caminhos. Mari mal se lembra da última vez que se sentiu bem dentro da escola. Desde que seus colegas começaram a espalhar boatos horríveis a seu respeito, ela está mais sozinha do que nunca. E, para aguentar os meses que restam até o fim das aulas, ela só pode contar com as músicas do Tempest, que não saem dos seus fones de ouvido. Quando a banda anuncia um show na sua cidade, Mari decide fazer de tudo para viver esse momento – e compartilhá-lo com outros fãs. A partir daí, os vídeos que posta despretensiosamente na internet passam a ter mais e mais alcance, ela conhece um garoto que faz seu coração acelerar como uma batida de rock, e novas possibilidades surgem para seu futuro. Mas será que Mari conseguirá dar esses novos passos enquanto guarda tantas feridas de seu passado? (FONTE)
'Um Passo de Cada Vez' é o mais recente lançamento da autora Iris Figueiredo, pela Editora Seguinte. Minha maior surpresa foi descobrir que esse na verdade é o antigo livro da autora, 'Confissões Oline', que passou por algumas modificações e está sendo relançado agora, depois de dez anos, pela perspectiva de uma Iris mais madura, tanto como pessoa quanto como escritora.
Nesse enredo vamos conhecer Mariana, ou Mari como prefere ser chamada, uma adolescente de dezessete anos que está no ensino médio. E por falar nisso a escola que antes foi um lugar de acolhimento, agora vem sendo o local que Mari mais odeia estar, isso porque boatos horríveis sobre ela vem sendo espalhados depois de seu termino com Cadu.
Como se não bastasse isso, Cadu começou namorar sua melhor amiga, Helo, e agora a garota só encontra refugio nas musicas do Tempest, que por sinal estará fazendo um show onde Mariana mora. Isso faz com que ela post seu primeiro vídeo declarando seus sentimentos sobre a banda na internet, logo outras pessoas que se identificam começam a acompanha-la, mas é após o show que seus vídeos começam a viralizar.
Era a música do Tempest que me impedia de desmoronar. - Página 13
Nossa protagonista também terá que lidar com várias outras coisas como um garoto fofo de covinha, prova para o Enem e o vestibular, e a consequência de seus vídeos chegando cada vez mais para outras pessoas.
Será que Mari vai conseguir lidar com as coisas boas e ruins que sua fama na internet lhe proporciona? Será que isso será o suficiente pra ela superar sozinha o motivo do término com Cadu e todas as dores que esse segredo vem lhe causando?
Novamente Iris Figueiredo me transportou para um enredo sensível e com temas delicados, que com certeza precisam ser comentados. Aqui iremos nos deparar com assuntos como bullying, assédio e transtornos alimentares, o que pode ser gatilhos para alguns leitores mais sensíveis. O bom é que temos um aviso sobre isso logo nas primeiras páginas e também alguns meios de contato para quem precisa de ajuda com esses problemas.
A leitura é rápida, o livro tem apenas 262 páginas e se tratando de temas tão polêmicos, principalmente para o público adolescente, acredito que faltou ir um pouco mais a fundo nos assuntos. Mesmo assim a autora conseguiu me deixar quase sem post-its, pois marquei inúmeros quotes enquanto lia.
O sinal tocou, interrompendo a conversa, mas deixando no ar a promessa de nos falarmos depois. E a sensação de que eu valia mais do que queriam me fazer acreditar. - Página 89
Acredito que por essa vibe de fã e colegial ser algo que está a anos luz lá atrás no meu passado que o livro não foi algo extremamente envolvente pra mim, mas para a galera que está passando por essa fase de vestibular, fim do ensino médio e a febre das redes sociais (que provavelmente nunca foi tão grande como hoje), acredito que o enredo vai ser um prato cheio, pois mesmo com os meus 34 anos consegui me identificar imensamente com a protagonistas.
Antes de começar a falar sobre a diferença entre a primeira publicação desse enredo com essa segunda, preciso comentar sobre a diagramação que está maravilhosa trazendo ilustrações das postagens da Mari na internet e os balões das conversas pelo celular. Essa é uma edição com o selo Seguinte10 que comemora os dez anos da Editora Seguinte, nele além de termos o marcador com a foto da capa que já é comum vir na orelha do livro, também temos um outro marcador para destacar na outra orelha. Eu inclusive personalizei o meu com um tassel da mesma cor, por ele não ter a ilustração da capa eu posso combinar com qualquer outra leitura.
A capa também sofreu uma grande mudança, a ilustração é completamente outra, bem ao estilo 'Céu Sem Estrelas', com uma garota do corpo mais cheinho, fora dos padrões, e eu simplesmente amei e venero a Iris e a Seguinte por esse tipo de representatividade em seus livros. A protagonista até comenta um pouco sobre esse assunto no começo do livro, mas logo o foco é mudado para os assuntos principais da obra. Por isso se você tem interesse em algo mais aprofundado sobre gordofobia, corra ler o outro livro da autora, 'Céu Sem Estrelas', que já foi resenhado por mim aqui no blog. Inclusive a protagonista dele aparece um pouquinho em 'Um Passo de Cada Vez' também.
Eu não li 'Confissões Online', mas a colunista Ana Luísa leu e resenhou aqui no blog em 2014, então em comparação a resenha dela irei listar algumas diferenças que iremos encontrar entre as duas versões do livro:
1) Na primeira versão a protagonista tem sonhos e projetos para o futuro (palavras da Ana), já nessa aqui a Mari está mais perdida que cego em tiroteio.
2) Em 'Confissões Online' a Mari estava com intercambio agendado e ele acaba sendo cancelado por causa do casamento da irmã, é esse o motivo que a leva gravar um vídeo na internet, enquanto em 'Um Passo de Cada Vez' ela grava por causa do show do Tempest.
3) Na primeira versão a Mari viraliza por cauda de um vídeo de sua irmã surtando, aqui é pelo vídeo no show do Tempest e porque a banda compartilha em suas redes sociais.
4) O crush de Mari se chama Tuca na primeira versão, já na segundo ele é o Arthur (nosso gato de covinha).
- Um passo de cada vez - lembrou Arthur, me abraçando. - Tudo tem seu tempo, ainda tem muita coisa pra você conquistar. - Página 244
Assim como em 'Céu Sem Estrelas' em 'Um Passo de Cada Vez' iremos nos deparar com a história de personagens coadjuvantes que precisam muito ter suas histórias contadas também. Inclusive no final do livro temos uma entrevista da autora para a Editora Seguinte e eles falam sobre isso dizendo se tratar do Irisverso, achei isso muito bacana, pois sou super a favor de autores que criam enredos com o gancho para outros enredos no mesmo universo.
'Um Passo de Cada Vez' trás as dificuldades da vida de uma adolescente baseada nas próprias experiências da autora, eu achei um máximo isso de reescrever o primeiro sucesso de Iris Figueiredo sem matar a essência juvenil do enredo. São dez anos que separam a autora desse momento de sua vida e com base no que li em 'Céu Sem Estrelas' posso dizer que é evidente seu amadurecimento. Esse enredo conversa com um público mais jovem que também vive os dilemas do fim de uma fase para o começo de outra que irá determinar todo uma vida. Além de como traumas vividos nesse meio de tempo pode impactar e influenciar na vida dos jovens. Aqui é possível aprender que tudo na vida passa, só é preciso seguirmos em frente um passo de cada vez. Então, super recomendo para os leitores jovens como também para os pais que através dessa litura irá lembrar que um dia já foram jovens e viveram suas próprias lutas.
NOTA: 

OUTROS LIVROS DA AUTORA RESENHADOS NO BLOG:
IRIS FIGUEIREDO nasceu em 1992, na região metropolitana do Rio de Janeiro. É formada em produção editorial pela UFRJ e pós-graduada em transmídia. Já atuou em diversas áreas do mercado editorial e manteve por muitos anos o blog Literalmente Falando. É autora da duologia Confissões On-line: Bastidores da minha vida virtual (Generale, 2013) e Entre o real e o virtual (2015).
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!