Título Original: Dial A for Aunties
Autora: Jesse Q. Sutanto
Editora: Intrínseca 
Páginas: 352
Gênero: Chick-lit / Ficção / Literatura Estrangeira / Romance 
Ano: 2022 
Comprar: Amazon

Sinopse: Um assassinato. Um casamento com dois mil convidados. E as tias mais intrometidas do mundo prontas para salvar o dia! Quando Meddelin Chan acaba matando sem querer o cara com quem teve um encontro, sua mãe intrometida chama as irmãs — três tias mais intrometidas ainda — para se livrarem do corpo. Mas desovar um cadáver é mais difícil do que parece, sobretudo quando ele é colocado em um cooler para bolos e acaba parando sem querer num resort de luxo na Califórnia onde está acontecendo o casamento bilionário em que Meddy, a mãe e as tias estão trabalhando. Esse casamento foi o maior contrato que a pequena empresa da família Chan conseguiu desde que começaram a trabalhar juntas. E agora nada, nem mesmo um defunto inconveniente, vai impedi-las de realizar a festa perfeita. Porém, como se não bastasse a confusão em que as cinco se meteram, as coisas pioram muito quando o grande amor dos tempos de faculdade de Meddy aparece de surpresa em meio ao caos em que o casamento está prestes a se transformar. Absurdo, engraçadíssimo e repleto de reviravoltas, Disque T para titias traz, pela primeira vez na história das comédias-românticas-meio-thrillers, a seguinte pergunta: será possível escapar de acusações de assassinato, reconquistar seu ex e realizar um casamento deslumbrante, tudo no mesmo fim de semana? (FONTE)

'Disque T Para Titias' é uma engraçadíssima comédia-romântica-meio-thriller (pois é) da autora 
Jesse Q. Sutanto, publicada aqui no Brasil pela Editora Intrínseca. O livro foi uma surpresa que chegou na minha caixinha do clube Intrínsecos, bastou bater o olho na capa, título e sinopse pra eu saber que era algo que eu precisava ler o quanto antes. Mas o que faz desse livro algo tão divertido assim?


Aqui nós iremos conhecer a Meddy, ela acredita que sua família sofre de uma maldição que começou na China quando vitimou seu bisavô, os perseguindo pela Indonésia onde atingiu seu avô e agora as acompanham no Ocidente, onde sofreu uma mutação e em vez de morrer, os homens de sua família vão todos embora, o que parece ainda pior.

Todas as tias de Meddy acham que sua mãe é muito sortuda de ter tido uma filha mulher que não irá abandona-la nunca. Prova disso é que a garota se inscreveu apenas em faculdades locais e além disso trabalha no negócio próprio da família, onde organizam casamentos.

A função de Meddy é fotografar, enquanto sua mãe e as tias ficam com outras tarefas como o bolo, a música, as flores e coisas do tipo.

Se tratando de uma família bem excêntrica, nossa protagonista acaba indo parar em um encontro arranjado por sua mãe bem na véspera do maior contrato que já fecharam. E isso não seria tão ruim se Meddy não tivesse matado sem querer seu pretendente e ao ligar para sua mãe ela não tivesse convocado todas as tias que ao tentar resolver este problema fizeram com que o cadáver fosse parar dentro de um cooler para bolo no resort onde irá rolar o casamento do grande contrato.

Agora, elas terão que agir como se nada disso estivesse acontecendo e ainda por cima fazer desse trabalho o melhor de suas vidas. O que não é uma missão muito fácil quando temos um defunto escondido no casamento, um crush que decidiu reaparecer, uma tia mais atrapalhada do que a outra, e alguns convidados inconvenientes. 

Como será que Meddy vai conseguir se safar de tudo isso e ainda reconquistar o amor de sua vida?


Pode até parecer que eu entregue informação de mais com esse resumo aí em cima, mas não se engane, isso é só o começo da nossa história que por sinal é extremamente frenética, nada por aqui é monótono, as coisas vão acontecendo uma atrás da outra e quando eu pensei que não teria mais pra onde ir com esse enredo a autora me surpreendeu e me fez rir bastante de cada absurdo escrito nesse livro.

Ma, que é a mãe de Meddy, e as tias que são chamadas de Grande Tia, Segunda Tia e Quarta Tia são quem roubam as cenas nesse enredo. Elas tem uma hierarquia entre elas mesmas e mesmo se amando muito estão sempre trocando farpas uma com a outra. O fato de não serem fluente no inglês também deixam as coisas bem engraçadas. Eu achei muito lindo o que Jesse fez aqui usando tais características de uma forma que eu me afeiçoei com as personagens que mesmo sendo de uma cultura diferente da minha e de minha família, acabou tendo mais em comum do que eu imaginava.


Eu sempre fui fascinada pela cultura oriental, mas confesso que andava sempre pelas margens ali da China e Japão, quando ela vai muito mais além do que esses dois países. Então estou muito feliz como isso tem sido melhor explicado não só em leituras que ando fazendo como séries e filmes que venho assistindo também. Jesse Q. Sutanto trouxe os costumes do casamento Indonésio que eu desconhecia totalmente, mas fiquei extremamente contente em conhecer.


'Disque T Para Titias' entrega tudo que promete e um pouco mais (hahaha), Jesse fez um ótimo trabalho, eu mesmo fiquei do começo ao fim tentando criar teorias (sou dessas) de como nossas personagens conseguiriam se safar, e confesso que não consegui nem imaginar esse final. Além disso a autora trás representatividade em uma obra onde os personagens soam ainda mais conservadores do que nós ocidentais, eu achei isso incrível também. 

A obra já teve seus direitos vendidos para adaptação pela Netflix e isso me deixou tão ansiosa quanto a vontade de ler mais alguma coisa da Jesse, que por sinal já está em minhas mãos seu novo lançamento aqui no Brasil pela Intrínseca: 'Por Essa Eu Não Esperava'. Espero que a leitura seja tão boa quanto essa, em breve venho contar para vocês.


Caso tenham interesse em comprar este livro ou qualquer outra coisa na Amazon, peço para que use meu link e ajude o Amiga da Leitora a continuar se mantendo.

NOTA: 

JESSE Q. SUTANTO cresceu entre Indonésia, Singapura e Oxford e se sente em casa nos três lugares. Fez mestrado na Oxford University, mas ainda não descobriu como contar isso sem parecer arrogante. Jesse tem 42 primos de primeiro grau e trinta tias e tios, muitos dos quais moram na mesma rua. Quando não está escrevendo, está se divertindo com o marido ou fazendo bagunça na cozinha com as duas filhas.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!