Título Original: Young Heroes of the Soviet Union - A Memoir and a Reckoning
Autor: Alex Halberstadt
Editora: Objetiva - Companhia das Letras
Páginas: 360
Gênero: Biografia / Memórias autobiográficas / União Soviética
Ano: 2022
Comprar: Amazon
Sinopse: Ao enfrentar o passado e repassar sua história familiar, Alex Halberstadt reconta, sob um ponto de vista particular, os anos mais agudos do stalinismo, com seus segredos, repressões e mortes. Jovens heróis da União Soviética é um relato comovente sobre a frágil fronteira entre história e biografia. Enquanto buscava reconstituir a história de sua família em meio à repressão do regime stalinista, Alex Halberstadt se deparou com um estudo incomum, que parecia atestar algo em que ele já acreditava: o trauma de uma geração acaba sendo transmitido a seus filhos e netos, mesmo na ausência de contato direto. Ou seja, o passado não sobrevive apenas na memória, mas no corpo. Esse estudo o ajudou a explicar certas experiências vividas e compartilhadas pelas últimas três gerações de sua família. Nascido em Moscou e criado em Nova York, desde muito cedo Halberstadt optou por esquecer seu passado russo para, assim, abrir espaço para uma nova língua e novos costumes. Quando os amigos perguntavam sobre sua infância, não conseguia explicar o que significava ter crescido na Rússia e não tinha nada a dizer sobre o pai com quem mal tinha contato, o avô que não conhecia e a língua nativa que lhe era cada vez mais estranha. No entanto, o passado volta para assombrá-lo em sonhos insistentes e perturbadores e em medos infundados. É quando ele decide, então, ir atrás de sua verdadeira história. Na Ucrânia, encontra o avô paterno ― provavelmente o último guarda-costas vivo de Stálin. Revisita, na Lituânia, a casa de sua mãe judia e vasculha o legado do Holocausto e do antissemitismo que permanece insepulto. Por fim, volta para sua cidade natal, Moscou, onde a avó desenhava roupas para as esposas de ministros soviéticos, a mãe consolava dissidentes em um hospital psiquiátrico e o pai ganhava a vida vendendo discos americanos no mercado clandestino. Ao construir esse relato tão particular de uma família de imigrantes, Halberstadt vai além e reconta, com maestria, um dos períodos mais sombrios da história recente. “Não é só o registro das dores de uma família: é uma narrativa impactante sobre ditadura, guerra e genocídio.” ― The Guardian “Este livro é um triunfo.” ― Andrew Solomon, autor de O demônio do meio-dia (FONTE)
Tudo bem, gente?
Mais um ano acabando e eu aqui compartilhando das minhas leituras maravilhosas para que vocês possam começar o 2023 com uma lista de livros para ler. Isso é o que eu posso dizer de começar o ano com o pé direito (rsrsrs).
'Jovens heróis da União Soviética: uma história de reencontro e um ajuste de contas' foi escrito por Alex Halberstadt e publicado aqui no Brasil pela Editora Objetiva.
Alex é um jornalista que nasceu na Rússia e cresceu nos EUA, com uma família marcada pelos anos de vivência na União Soviética o autor decide conhecer mais sobre a história de sua família e como tudo o que aconteceu a muitos anos atrás modificou a sua vida de uma forma que o mesmo não conseguia mensura.
Já no início o autor nos mostra a relação ausente do seu pai e como a relação do seu pai e do seu avó também não eram tão próximas. O autor vai nos mostrando que a necessidade do dia a dia o impelia a querer respostas.
Quando nossos amigos perguntavam sobre minha infância, eu não podia contar com nenhuma convicção o que significava ter crescido na Rússia, nem por que tinha um pai relativamente jovem com quem eu mal falava e um avó que eu não conhecia... Pág. 22
Como seu avó tinha sido guarda-costas de Stálin, Halberstadt vai nos relatando o encontro que teve com seu avó e o que ele contava sobre o período soviético.
O livro é uma obra prima de conhecimento, pois como mencionei o autor é jornalista, portanto ao mesmo tempo que nos dar informações sobre o que o seu avó relata ele ainda vai ligando os pontos com os fatos históricos que já sabemos ter acontecido.
Ao longo do livro o leitor também terá muitas fotos para poder acompanhar as informações que são processadas. Ah, como o livro é uma auto biografia teremos flashes do autor falando de como ações, opiniões não dadas, histórias ditas pela metades e nomes não mencionados o afetavam.
Vemos nos escritos que a história de um país é a história de uma família que é a história de uma pessoa. Mesmo que seja no coletivo cada um é afetado de alguma forma.
Sobre a diagramatura, a mesma é perfeita, um escolha muito boa da editora, pois a fonte das letras são ótimas, as páginas são amareladas (acho que já devem ter percebido que amo páginas amareladas, né) e escrita do autor também é prazerosa. Uma combinação perfeita para um bom livro.
Se recomendo a leitura? Está mais que recomendado!
Gostaria muito que depois de ler viessem aqui falarem o que acharam, pois este é um daqueles livros que geram discursões e discursões sobre o assunto.
Um forte abraço e até mais!
ALEX HALBERSTADT é escritor e jornalista, autor do premiado Lonely Avenue: The Unlikely Life and Times of Doc Pomus. Seus textos foram publicados em veículos como The New Yorker, The New York Times Magazine, Travel + Leisure, GQ, Saveur e The Paris Review. Estudou no Oberlin College e na Columbia University e hoje vive em Nova York.
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!