Título Original: White Smoke

Autora: Tiffany D. Jackson

Editora: Seguinte

Páginas: 320

Gênero: Literatura Estrangeira/ Jovem Adulto/ Horror/ Terror

Ano: 2022

Comprar: Amazon

Sinopse: Nesta trama repleta de suspense, Tiffany D. Jackson reinventa a história clássica da casa mal-assombrada, e conduz os leitores por uma narrativa onde nada é o que parece ― e o menor sinal de fumaça pode significar que já é tarde demais. Mari não vê a hora de recomeçar. Prestes a se mudar com a família para uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, tudo o que a garota quer é esquecer dos traumas e acreditar que o futuro lhe reserva algo melhor. Porém, assim que chega a Cedarville, Mari nota que o lugar é um pouco estranho. Os vizinhos aparentam esconder algum segredo, e a casa onde a família vai morar ― uma construção antiga, enorme e suntuosa ― parece não receber bem os novos habitantes. Quando coisas incomuns começam a acontecer, como luzes que se apagam do nada e objetos que desaparecem, Mari se vê envolvida em uma perigosa teia de mistérios. Mas talvez seja tudo fruto da sua imaginação. Afinal, se o pior já ficou para trás, nada mais pode dar errado… Ou pode ? (SKOOB)


'Fumaça Branca' da autora Tiffany D. Jackson é um lançamento de 2022 da Editora Seguinte. Aqui vamos acompanhar a história de Marigold 'Mari' Anderson, ela sofre de Parasitose Delirante, após uma infestação de percevejos na sua antiga casa, o que fez com que ela desenvolvesse ansiedade, depressão, insônia e compulsão por limpeza, além disso ela sofreu uma overdose e está tentando se manter limpa após um tratamento caríssimo, tudo isso com apenas 13 anos. Depois da família quebrar financeiramente, sua mãe consegue uma bolsa financeira que poderá ajudá-los a se reerguer financeiramente, mas para isso eles precisam se mudar para Cedarville e logo de início percebemos que existe algo de muito errado nessa cidade.


Estou perdendo o controle. E, se eu perder o controle, eles vão ver, eles vão saber... e não podem saber, ou vou voltar para o confinamento. - Pág 80


'Fumaça Branca' é um livro de terror YA gótico, embora eu não goste de livros de terror, resolvi apostar nessa leitura pela pegada gótica, inclusive eu li alguns livros desse gênero que possuem resenha aqui no blog: 'Gótico Mexicano', 'O Ano das Bruxas' e 'Gótico Nordestino'. Então já dá para ver o quanto sou fã desse gênero, portanto nesse livro teremos casa mal-assombrada, uma narradora não confiável, mistérios que beiram ao sobrenatural e muitas críticas sociais, então se prepare, pois o mais aterrorizante nessa história é o ser humano e seus preconceitos.


Temos todos os elementos básicos: família se muda para uma cidade nova e vai morar em uma casa misteriosa com um passado obscuro. - Pág 120


Por diversas vezes durante a leitura, eu quis abraçar a Mari, é notável que ela não está bem mentalmente e todas essas experiências traumáticas e vícios cobraram o seu preço, além disso, a sua relação conturbada com seu padrasto e sua meia-irmã de criação ameaçam ainda mais a sua recuperação. Ela toma diversas decisões questionáveis e as consequências voltam para assombrá-la, contudo acho que isso reflete bem a sua confusão mental, e para piorar existe essa sensação sinistra que permeia toda a cidade - objetos somem, os pedreiros se recusam a ir até o seu porão e quase não há jovens na sua escola, Mari não pode confiar em ninguém, muito menos em si mesma.


Mas meu guru me disse que, toda vez que começar a me afogar em pensamentos, devo me segurar firme no mantra, como se fosse um colete salva-vidas, e esperar que o universo mande resgate. - Pág 35


O principal ponto negativo do livro é o final, a história se encerra abruptamente e ficamos com o gostinho de quero mais, eu não sou a maior fã de finais abertos, normalmente eu prefiro ter uma visão do futuro dos personagens, pois caso contrário me pego pensando em diversas alternativas e já começo a duvidar da minha sanidade (risos). Acredito que essa tenha sido a intenção da autora, mas pelo que vi, não agradou aos leitores. Procurei outros livros da Tiffany D. Jacskon e já vi que a autora vai fazer um reconto de Carrie com uma protagonista negra, espero muito que a Editora Seguinte continue apostando nas suas obras.



Adorei a leitura, estava aguardando esse lançamento desde o início do ano e estou muito feliz, pois o livro entregou mais do que prometia, nós temos um terror gótico que assusta ainda mais porque faz um retrato da sociedade preconceituosa na qual estamos inseridos. Recomendo demais para quem quer começar a ler livros de terror, mas como eu tem medo, ou para quem é fã de livros góticos, contudo esteja atento aos gatilhos citados na resenha, principalmente para quem sofre de ansiedade, pois a autora faz algumas descrições extremamente fiéis e por vezes eu me senti agoniada.


NOTA:


Tiffany D. Jackson é uma profissional de TV durante o dia e romancista à noite. Recebeu bacharel em Artes pela Howard University e seu mestrado em artes de estudos da mídia pela The New School. Nasceu no Brooklyn e mora em Nova York, é coautora de Blackout e autora de Grown, Allegedly, Monday's Not Coming e Let Me Hear a Rhyme.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!