Título Original: Cartografia de Afetos: Uma conversa sobre vivências, descobertas e os caminhos do autoamor
Autor: Gabi Oliveira / Karina Vieira
Editora: Fontanar
Páginas: 208
Gênero: Não-ficção/ literatura brasileira
Ano: 2022
Comprar: Amazon
Sinopse: "Este é um livro sobre amor. Não o amor da forma que aprendemos, que não nomeia o que dói, mas o amor que constrói um novo mundo reconhecendo o que precisa ser transformado." – Elisama Santos, escritora, psicanalista e apresentadora. Inseguranças, família, auto-ódio, amor, relações inter-raciais, terapia, saúde mental... Desde 2019, Gabi Oliveira e Karina Vieira vêm tratando desses e de outros temas do campo das emoções no podcast Afetos, que nasceu com o intuito de criar uma comunidade de aproximação e compartilhamento de experiências. Agora, as autoras se aprofundam em alguns dos tópicos mais tocantes e fundamentais de que já falaram para criar, neste Cartografia dos afetos, um verdadeiro mapa de sentimentos, vivências e reflexões. Partindo da perspectiva de jovens mulheres negras, mas abordando questões comuns à maioria das pessoas, Gabi e Karina não pretendem propor soluções ou dar respostas para dilemas cotidianos; elas querem levar os leitores a pensar e compreender os próprios sentimentos – e, principalmente, encontrar o caminho da autoaceitação. (FONTE)
Lançado pelo selo Fontanar, 'Cartografia de Afetos' é um livro escrito pela dupla Gabi Oliveira e Karina Vieira, uma obra sensível sobre variados temas que serão explicitados durante a resenha. O livro é no formato de bolso, contém 208 páginas e tem uma belíssima capa.
Esse é um livro que eu estava aguardando ansiosamente, acompanho o trabalho das autoras e também o podcast Afetos (Pooor favor, ouçam!), então assim que ele foi lançado, já quis ler para contar tudinho aqui.
Começo dizendo a infinidade de assuntos necessários que esse livro aborda, nossa! Vou listar alguns para que você tenha uma boa noção de tamanha diversidade:
- Negritude,racismo
- Síndrome da impostora
- A importância de leituras de descolonizadas
- Autoconhecimento
- Autoestima
- Masculinidade
- Terapia
- Relações de poder e muito, muito mais!
A leitura me surpreendeu, me senti em uma conversa franca com uma pessoa que entende de vários assuntos importantes e consegue passar isso de uma maneira ágil e muito acessível, esse é um ponto que valorizo, leitura acessível para todos os públicos e que realmente faz o acolhimento do leitor, ao ler e ver como a escrita conversa com as experiências comuns ao ser humano, isso dá um maior valor à experiência de ler.
É nítido que as autoras fizeram um vastíssimo material de pesquisa para agregar ao escrito, pois há a citação de vários autores e autoras, além de distintas dicas de livros que falam do mesmo assunto, li com um marcador em mão a fim de destacar tudo que eu ainda vou querer ler e assistir após as recomendações de ambas autoras, acredito que serão de grande valia para aumentar meu repertório cultural.
'Cartografia de Afetos' vai mexer com os sentimentos, tocar em algumas feridas (isso com todo cuidado, inclusive há partes que as autoras colocam alerta de gatilho), mas sempre como diz o livro, com afeto. Então, apesar de eu ter lido muito rápido, sei que irei revisitar várias vezes as marcações que fiz, pois serve mesmo como um alento e bálsamo nessa correria que tem sido a vida moderna.
Se você deseja um livro para fazer você pensar sobre assuntos atuais, pertinentes e que vão te fazer querer ampliar seu autoconhecimento, então esse livro é para você, agora no fim do ano é também uma ótima opção de presente para você mesmo ou para quem você ama.
NOTA: 
GABI OLIVEIRA é comunicadora social, youtuber e ativista, reunindo aproximadamente 1 milhão de seguidores em suas redes. Ela criou com Karina Vieira o podcast Afetos, que deu origem a esta obra. Cartografia dos afetos é o primeiro livro da dupla. KARINA VIEIRA é comunicadora social, ativista e roteirista. Ela criou com Gabi Oliveira o podcast Afetos, que deu origem a esta obra. Cartografia dos afetos é o primeiro livro da dupla.
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!