Título Original: Le avventure di Pinocchio - Storia di un burattino
Autor: Carlo Callodi
Páginas: 255
Gênero: Romance / Literatura infantojuvenil
Ano: 2022 
Comprar: Amazon

Sinopse: A história do boneco mais famoso do mundo nos Clássicos Zahar, em nova tradução que retoma o tom e a graça do original de Carlo Collodi. Publicadas originalmente de forma seriada num jornal italiano, as aventuras do boneco de madeira que deseja ser um menino se tornaram uma das histórias mais conhecidas da literatura universal. Espécie de fábula moral sobre aprendizagem, amizade, crescimento e valores éticos, As aventuras de Pinóquio traz dilemas que falam a todos nós, crianças, jovens ou adultos ― uma história cativante não apenas para o público infantil, mas para todos os leitores. Traduzida para mais de 240 países e 260 línguas, adaptada e recontada no cinema, no teatro e em milhares de versões, a narrativa por vezes acabou perdendo muito de sua riqueza original. Agora, a coleção Clássicos Zahar traz o texto integral de Carlo Collodi em tradução que recupera o sabor da prosa divertida e sofisticada do autor italiano e faz jus às peripécias de Pinóquio em sua busca por tornar-se bondoso, bravo e honesto ― um menino de verdade.  (FONTE)


Oi, gente!!!

Em uma coisa acredito que todos os leitores concordam, se não todos, mas 99,99%: Um clássico é um clássico. E Pinóquio é um clássico.


'As aventuras de Pinóquio: história de um boneco' é o famoso livro do escritor italiano Carlo Collodi e em 2022 a Editora Zarah decidiu publica-lo na sua coleção de edição de bolso de luxo, portanto aqui estamos nós falando dessa preciosidade.



Já no início da história vemos um pedaço de madeira que chora, sente cócegas e dar risadas. E nesse momento é que um amigo também marceneiro entrega a Geppetto a madeira.


Como sabemos, o boneco é transformado em menino, mas não um menino de carne e osso, um menino de madeira. Já nas primeiras páginas o leitor entende que Pinóquio é muito travesso e nem um pouco obediente. Em alguns momentos daremos risadas com suas travessuras, já em outros acharemos que o garoto mereceu os infortúnios que lhe aconteceu, porém será impossível não sentir compaixão pela situação que o mesmo se encontra.



Ao longo da leitura vemos o boneco caindo em conversa de larápios e em armadilhas, sendo preso, escravizado e enganado, se arrependendo, mas depois voltando a fazer as mesmas coisas que disse que não faria.

Porém tal qual o filme, será que o boneco virará um menino de verdade? Para saber o leitor terá que ler.


- Era uma vez...

- Um rei! - logo dirão meus pequenos leitores.

- Não, meninos. Erraram. Era uma vez um pedaço de madeira.       Pág. 27


Ah, quando disse que um clássico é um clássico é porque ao ler a obra de Collodi eu me encantei, não tem  como não se encantar. O autor escreve tão bem que parece que estamos ouvindo uma canção em cada virada de página.


A Editora Zarah também fez um excelente trabalho, o livro é belíssimo, tanto por fora quanto por dentro, mesmo sem conter ilustrações, sou até suspeita em falar, pois ando fazendo uma coleção dos clássicos publicados pela editora.



A diagramatura é do jeito que a gente gosta. As páginas são amareladas o que nos faz sentir aconchegados na leitura e ainda temos como bônus notas no rodapé com informações que nos enriquece na compreensão da história.


O que mais posso falar para que o leitor se apaixone? Acredito que mais nada, a não ser que o leitor seja um boneco de madeira muito desobediente.


Um forte abraço e até logo


NOTA: 

CARLO COLLODI, pseudônimo de Carlo Lorenzini (1826-90), nasceu em Florença, na Itália. Foi jornalista, crítico musical e dramaturgo. Começou a escrever literatura infantil em 1876.                                                                                                                                                     

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!