Título Original: King of Scars

Autora: Leigh Bardugo

Série: Nikolai Duology #01 

Editora: Planeta

Páginas: 464

Ano: 2022 

Gênero: Fantasia/ Ficção/ Jovem Adulto/ Literatura Estrangeira 

Comprar: Amazon

Sinopse: Ele fará de tudo para salvar seu país – e sua alma. Mas alguns segredos não podem ser escondidos, e algumas feridas são impossíveis de cicatrizar Nikolai Lantsov, o deslumbrante rei de Ravka, sempre teve o dom de fazer coisas impossíveis. Ninguém sabe exatamente o que aconteceu com ele durante a guerra civil, antes que ele subisse ao trono – e o próprio rei prefere que continue assim. Agora, inimigos se aproximam por todos os lados, e Nikolai precisa encontrar uma maneira de encher os cofres de Ravka, forjar novas alianças e proteger o exército Grisha de ameaças. Porém, a magia sombria que se esconde dentro dele parece cada dia mais forte, ameaçando destruir tudo o que ele fez e vem fazendo por seu povo. Acompanhado de um jovem monge e de Zoya Nazyalensky, Nikolai viajará para os cantos mais longínquos de Ravka, onde a magia profunda ainda existe, em busca da cura para o terrível mal que está dentro dele. (SKOOB)


King of Scars: Trono de Ouro e Cinzas da autora Leigh Bardugo é um lançamento de 2022 da Editora Planeta.


Esse é o primeiro livro de uma nova duologia, mas acontece cronologicamente após a 'Trilogia Grisha' e a duologia 'Six of Crows', então cuidado, pois terá MUITOS SPOILERS.


Após a guerra que dividiu Ravka e os Grishas, Nikolai se tornou rei de um país arrasado, não muito diferente de como ele mesmo estava após se tornar um monstro, mas diferente do que muitos acham, Nikolai carrega essas cicatrizes no corpo e na alma, assombrado por tudo o que viu e fez naquela época, ele é perpetuamente assombrado pelo monstro e infelizmente diversos inimigos estão rondando o novo rei, para proteger seu trono recém conquistado e seu povo, ele vai ter vagar pelos recantos de Ravka e procurar pela magia que existia na época dos Santos Grishas, para esta jornada ele contará com a proteção de sua comandante e amiga pessoal, Zoya.


Eu sou fã do universo Grisha desde 2018 quando li a primeira trilogia, desde então fiquei encantada pela mitologia criada pela Leigh Bardugo e virou uma meta pessoal ler todos os livros deste universo. Li 'Six of Crows' e 'Crooked Kingdom' no surto para o lançamento da adaptação em abril de 2021 e fiquei ainda mais apaixonada com os novos personagens cativantes que a autora foi adicionando, mas tenho que admitir que Nikolai e Zoya tem um cantinho especial porque desde o início eles me encantaram, o Nikolai como Sturmhond, um corsário de atitudes questionáveis mas que vivia a serviço de Ravka, e Zoya que começou como qualquer vilã clichê de livro adolescente, porém mostrou uma profundidade incrível e se tornou uma das personagens mais fodas deste mundo, ultrapassando até a Alina no meu ranking pessoal.


Zoya da cidade perdida. Zoya do coração partido. Você podia ser muito mais. - Pág 361


Nesse livro, Leigh Bardugo faz o que sabe de melhor, desenvolve e enriquece ainda mais a sua mitologia, destrinchando os pormenores da Pequena Ciência e mostrando que por trás das suas lendas há um fundo de verdade. A história tem um ritmo certo, alguns podem considerar lento, mas acredito que o padrão de escrita da autora e muitas coisas são "reaproveitadas" nessa nova série, seja os personagens queridos que não tiveram seu momento de protagonismo, seja os conflitos pré-existentes que ainda trazem consequências graves tanto para o rei quanto para os Grishas.


Nós esperamos uma eternidade por você, Nikolai Lantsov. Seria uma pena se nos decepcionasse agora. - Pág 316


Essa história apresenta narrativa em terceira pessoa com foco em três personagens: Nikolai, Zoya e Nina, os dois primeiros viajando por Ravka e trazendo tanto sobre a política quanto sobre a magia Grisha, já Nina está a serviço da coroa em uma missão secreta em Fjerda. Enquanto a narrativa de Nikolai e Zoya são permeadas de conspiração, mistérios, lutas e ameaças de morte, com a Nina vamos acompanhar seu luto e a relação que ela cria com Hanne, uma fjerdana que não se encaixa nos padrões da sociedade à lá família tradicional; essa dicotomia entre os pontos de vistas não fez bem para a história, porque em muitos momentos senti que a história estava desconectada.



Apesar disso, nem só de baixos vive o ponto de vista da Nina, como eu disse, a autora retomou alguns acontecimentos das série anteriores, então vamos ver muito mais sobre a jurda parem e como isso afetou a natureza Sangradora dela, a autora ainda têm muito o que explorar dessa personagem, inclusive eu ia amar uma visita de dois casais incríveis lá de Ketterdam. E vamos ter romance também nessa história, Nikolai e Zoya prometeram muito nesse livro e ficamos apenas com migalhas, é muito lindo acompanhar a relação que eles construíram ao longo desses três anos, primeiros eles foram conhecidos que lutaram lado a lado e hoje são amigos que estão a serviço do povo de Ravka, a jornada deles está sendo contada há muitos livros atrás, então meu ship está vivíssimo!



E o final é de deixar qualquer um louco pela sequência, Leigh Bardugo não brincou em serviço e deixou uma bomba para ser resolvida no próximo livro, então por favor não leia a última página, porque tem um mega spoiler do final. Amei que a Editora Planeta reviveu essa história e está trazendo os livros do Grishaverso, agora só nos resta aguardar a segunda temporada e torcer para que essa história receba todo o hype que merece. Para quem quiser se aprofundar e virar um fã como eu, tem um post bem completo aqui no blog sobre o Grishaverso.


NOTA:


OUTROS LIVROS DA AUTORA RESENHADOS NO BLOG:




Leigh Bardugo é autora best-seller do The New York Times de romances e contos de fantasia, mundialmente famosa por sua série Grisha. Ela nasceu em Jerusalém, cresceu na Califórnia e se formou na Universidade de Yale. Atualmente vive e escreve em Los Angeles. Além de Sombra e ossos, do qual Sol e tormenta é sequência, a Planeta Minotauro também publicou Nona Casa, romance best-seller e estreia de Bardugo no gênero adulto, trazendo uma história de poder, privilégio, magia e assassinato, ambientada na elite da Ivy League.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!