Título Original: The Poppy War

Autora: R. F. Kuang 

Série: The Poppy War #01 

Editora: Intrínseca

Páginas: 512

Ano: 2022 

Gênero: Fantasia/ Ficção/ Horror/ Literatura Estrangeira 

Comprar: Amazon 

Sinopse: A guerra está no coração do Império Nikara, e o ópio corre em suas veias. No passado, os heróis que formaram a Trindade uniram a nação contra a poderosa Federação de Mugen, e acreditava-se que eles caminhavam entre os deuses. Décadas depois, a paz reina, mas há boatos de que a Terceira Guerra da Papoula pode estourar a qualquer momento, e a academia militar mais prestigiada do Império prepara seus estudantes para o combate: filhos da elite e, inesperadamente, uma órfã de guerra. Obrigada a se casar com um homem asqueroso, a jovem Rin fez de tudo para reescrever o próprio destino. Estudou para o exame imperial por pura teimosia e, quando conseguiu uma vaga na academia, acreditou estar salva. Mas ela logo aprende que uma garota pobre e de pele escura não tem muito valor naquele lugar. Hostilizada pelos professores e colegas, Rin treina com afinco. Com a ajuda de um mestre excêntrico e de substâncias psicoativas, a jovem passa a cultivar poderes xamânicos e a acessar a força incandescente de uma deusa vingativa, a perigosa Fênix. Quando o conflito com o país vizinho eclode, Rin entende que, para ganhar a guerra, talvez tenha que perder sua humanidade. Em A Guerra da Papoula, R.F. Kuang constrói com maestria um universo de deuses e monstros inspirado na Segunda Guerra Sino-Japonesa, na história militar da China no século XX e na ascensão de Mao Tsé-Tung ao poder. Considerado uma das 100 melhores fantasias de todos os tempos pela revista Time, o livro é uma história brutal e comovente sobre uma jovem que deseja salvar sua nação a qualquer custo e as consequências devastadoras da guerra. (SKOOB)

 


'A Guerra da Papoula' da autora R. F. Kuang é um lançamento de 2022 da Editora Intrínseca e um dos livros de fantasia mais aguardados do ano.


'A Guerra da Papoula' conta história de Rin, uma jovem órfã de guerra que vive com uma família adotiva que mal pode esperar para se livrar dela e é assim que ela logo se vê presa num casamento indesejado, a fim de sair dessa situação, ela decide estudar para ingressar na Academia de Sinegard, onde os maiores guerreiros são formados. A partir daí sua jornada realmente vai começar e ela vai passar por situações cruéis e tomar decisões difíceis, e no final Rin vai perceber que se quiser salvar seu país, vai precisar abraçar a escuridão dentro de si.


A guerra é baseada em noções absolutas. Nós ou eles. Vitória ou derrota. Não há meio-termo. Não há misericórdia. Não há redenção. - Pág 105


Como eu disso logo no início dessa resenha, 'A Guerra da Papoula' era um dos lançamentos mais aguardados do ano, todos os fãs de fantasia esperavam ansiosos para que uma das 100 melhores fantasias de todos os tempos chegasse ao Brasil, além disso, esse livro reúne todos os elementos que tem feito os amantes de fantasia descobrirem uma nova vertente do gênero: se inspira na realidade, logo 'A Guerra da Papoula' introduz elementos da cultura chinesa e traz um relato visceral da Segunda Guerra Sino-Japonesa, as decisões são complexas e as consequências terríveis, não há momento em que o leitor não tema por Rin.



E falando nela, esta é um protagonista carismática e muito fácil de se identificar, porque vemos como desde o início a sua vida foi difícil e solitária, sendo uma mulher, pobre, negra e órfão, nada veio de meio beijada para ela, pelo contrário, sua jornada na Academia só mostra como ela vai ter que lutar duas vezes mais para ser reconhecida. Mas nem tudo é miséria e sofrimento, Rin vai conhecer algumas boas pessoas ao longo do percurso, o que não sabemos é quantos deles conseguirão terminar esta história vivos, uma vez que R. F. Kuang parece ter sido aprendiz de George R. R. Martin (risos) e vai fazer muitas cabeças rolarem.


Se havia uma coisa que Rin aprendera sobre a história de seu país era que a única coisa permanente no Império Nikara era a guerra. - Pág 79


No início do livro, a autora parece estar indo por um caminho conhecido e fazendo a típica jornada do herói quando Rin logo ingressa na Academia, alguns pessoas podem até sentir que a nesse momento o tom da narrativa é mais infantilizado, contudo o livro é cheio de reviravoltas que fazem a história girar 306º graus e muda toda a nossa perspectiva, Rin não é nem mesmo a típica heroína, pelo contrário, quando ela passa a ter uma noção das suas habilidades mágicas e do que precisa fazer para chegar onde sonhou, ela não hesita em abraçar esse poder. 


Estou muito feliz com os lançamentos de fantasia que a Editora Intrínseca tem trazido, 'Viúva de Ferro' e 'A Guerra da Papoula' se tornaram fantasias favoritas da vida e como eu disse num post recente, essas histórias estão recheadas de contexto histórico e mitologias asiáticas que até então não eram comuns na fantasia, agora eu estou ansiosíssima para que os próximos livros cheguem ao Brasil (oremos que seja no ano que vem!) e conhecer o final dessas séries incríveis.



Apesar de ter amado o livro e recomendar para todos os leitores de fantasia, essa é uma história muito pesada e cheia de gatilhos, logo no início a editora colocou uma nota onde explica cada um deles, logo acho imprescindível que antes de devorar esse calhamaço, você pare para ler com atenção e veja se esse livro realmente é para você. Não vou entrar em muitos detalhes, porque quero dar uma noção geral sobre o que trata 'A Guerra da Papoula', mas digo a todos que o melhor é ir se surpreendendo e formando o quebra-cabeça junto com a Rin.


NOTA:


R.F. Kuang é escritora, tradutora de mandarim e bolsista da Marshall Scholarship. Mestra em Filosofia na área de Estudos Chineses por Cambridge e em Estudos Chineses Contemporâneos por Oxford, atualmente cursa o doutorado em Literatura e Línguas do Oeste da Ásia em Yale. Pela trilogia A Guerra da Papoula, venceu os prêmios Astounding Award, Crawford Award e Compton Crook Award, além de ter sido indicada aos prêmios Hugo, Nebula, Locus e World Fantasy Award.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!