Olá leitores, o post de hoje vai ter quatro indicações de livros de fantasia asiática. Isso mesmo, vamos sair do eixo EUA-Europa que é predominante nesse gênero e serviu de inspiração para as cidades medievais tão comuns nos livros high fantasy. Mas nos últimos anos, muitos autores imigrantes e/ou filhos de imigrantes que estão buscando resgatar suas raízes e disseminar suas culturas, e uma região extremamente rica e diversa é a Ásia, principalmente a parte oriental que é composta por: China, Japão, Coréias, Malásia, etc. 


Esse boom finalmente chegou no Brasil e vários lançamentos de inspiração do Leste Asiático têm chegado nas mãos dos leitores, então vou deixar aqui minhas indicações pessoais, alguns já lidos e outros que estão na #TBR, além de uma lista com obras traduzidas ou não que eu quero ler/adquirir nos próximos meses. 


'Viúva de Ferro' de Xiran Jay Zhao, minha primeira leitura baseada na mitologia asiática e que belo começa foi! Nessa história vamos acompanhar Wu Zetian, uma anti-heroína que após o assassinato de sua irmã mais velha por um sistema que premia homens como heróis capazes de comandar um avatar robótico gigante – as Crisálidas – e sacrifica mulheres usando-as como concubinas, decide que vai matar o assassino de sua irmã, mas o que ela não esperava era que sua força vital fosse forte o suficiente para assumir o comando da Crisálida e transformá-la numa rara Viúva de Ferro, uma piloto que sacrifica o seu parceiro. A partir daí a história subverte diversos clichês de fantasias YA e a protagonista vai dar uma bela lição nessa sociedade machista e misógina, esse livro tem resenha aqui no blog.


'A Guerra da Papoula' da R. F. Kuang é outro lançamento da Editora Intrínseca que entregou tudo o que prometeu, aqui a autora se inspirou na Guerra Sino-Japonesa e vai contar a história de uma jovem órfã e negra que para ter a independência que almeja e salvar seu país vai precisar fazer inúmeros sacrifícios, até mesmo abrir mão daquilo que a torna humana. Esse livro está cheio de gatilhos, a personagem vai passar por situações horríveis, provando mais uma vez que não há glória na guerra; apesar de ser o primeiro livro da autora, essa história conquistou milhares de leitores e foi eleita uma das 100 melhores fantasias de todos os tempos, então não é só o meu selo de aprovação que ela tem (risos). Para quem ficou curioso, também tem resenha no blog. 


'A Noiva Fantasma' e 'A Noite do Tigre' da autora Yangsze Choo e lançados no Brasil pela Darkside Books, ambas as histórias têm sinopses diferentes e são inspirados na cultura malaia da autora. Em 'A Noiva Fantasma' vamos conhecer a jovem Li Lan que vem de uma família falida que precisa de dinheiro e está considerando a proposta de casar sua filha para garantir estabilidade, mas tem um problema: seu noivo está morto, a partir daí vamos mergulhar num costume asiático que perdura até hoje, porém já chegou a ser banido. Já no livro 'A Noite do Tigre', um jovem aprendiz vai receber a difícil missão de encontrar o dedo perdido de seu mestre e enterrá-lo junto ao seu corpo, durante essa busca seu caminho vai cruzar com a bela Ji Lin, uma mulher tentando conquistar sua independência em na Malásia de 1930. 


Espero que vocês deem uma chance a todos esses livros, vamos fazer muito barulho para que as editoras continuem investindo em fantasias representativas, vou deixar aqui as outras indicações que prometi: Prazeres Violentos, A noiva do Deus do Mar, Os seis grous, Uma magia destilada em veneno. Para quem lê em inglês tem inúmeras opções: Descendant of the Crane, Jady City, Daughter of the Moon Goddess, Spin the Dawn, She who became the sun, além disso várias autoras de ascendência asiática são sinônimo de sucesso aqui no Brasil, mas não necessariamente seu sistema mágico se inspira na mitologia asiática, mas fica aqui mais essa dica para todos os leitores. 


E como eu disse no post, fiquem atentos aos gatilhos, a Editora Intrínseca tem feito um trabalho extremamente responsável nessas fantasias, leiam também as resenhas e as sinopses para decidir o que mais combina com vocês, pois têm fantasias que são mais históricas e outras que focam totalmente na fantasia, vamos hypar esse “subgênero” e torcer para as editoras publicarem mais títulos.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!