Título Original: Heartstopper - volume 3

Autora: Alice Oseman 

Série: Heartstopper #03 

Editora: Seguinte 

Páginas: 384

Ano: 2022

Gênero: HQ, comics e mangá/ LGBT/ Romance/ Literatura Estrangeira 

Comprar: Amazon 

Sinopse:  No terceiro volume da série Heartstopper, acompanhamos os primeiros desafios do namoro de Charlie e Nick enquanto os garotos viajam a Paris. Depois de entenderem o que sentiam um pelo outro, Charlie e Nick se tornaram oficialmente namorados, e cada dia é uma nova oportunidade para se conhecerem um pouco mais. Mas nem tudo é fácil, principalmente quando se trata de se assumir enquanto casal para o mundo. Mesmo com medo da reação das pessoas, os garotos sabem que em breve terão de contar a verdade, pelo menos para os amigos mais próximos ― ainda mais quando a turma toda viaja a Paris. Enquanto decidem como dar este próximo passo, os dois vão descobrir que, não importa qual seja o desafio, eles podem sempre contar um com o outro. (SKOOB)


'Heartstopper: Um passo adiante' é um lançamento de 2022 da autora Alice Oseman, publicado pela Editora Seguinte. Esta resenha contém SPOILERS dos volumes anteriores. 

Nesse terceiro volume, Nick e Charlie estão prestes a entrar de férias e viajar para Paris com a escola, apesar de apaixonados e estarem numa relação, eles ainda não sabem se estão prontos para assumirem publicamente o seu romance. 'Heartstopper' é uma história linda e como nos volumes anteriores, nós vamos acompanhar diversos momentos fofos do melhor casal das HQs, mas aqui a história vai ganhando outras nuances e os personagens adquirem certa profundidade, Alice Oseman adicionou outros temas sérios para serem trabalhados no decorrer dessa história, tudo com muita responsabilidade e sem perder a leveza tão característica dessa série. 


Eu amei a cena em que o Nick se assume para a mãe, principalmente levando em consideração o turbilhão de hormônios, pensamentos e sentimentos que ele tinha, mas logo no início percebemos que nem todos serão tão receptivos assim a descoberta da sua sexualidade, vamos acompanhar diversas falas homofóbicas já no começo da história, além disso, teremos indícios do relacionamento quase inexistente do Nick com o pai, acredito que no próximo volume essa temática vai ganhar ainda mais destaque. 

Já com relação ao Charlie, é notório que todo o bullying sofrido por ele no ano passado deixou cicatrizes, justamente por isso, ele é extremamente compreensivo e paciente com o Nick, apesar de isso ser lindo, também evidencia que o Charlie precisa aprender a se impor, principalmente levando em conta o relacionamento abusivo que ele estava no volume um. Uma das minhas cenas favoritas é quando ele recebe um pedido de desculpas, mas percebe que ele não tem necessariamente que desculpar ninguém, as pessoas é que devem perceber que estão totalmente fora dos limites e ele não é obrigado a ensinar todo mundo que justifica seu preconceito com o famoso “não sabia que meu comportamento era errado”. 

Não quero que você sinta que precisa cuidar de bom, como se eu fosse algo frágil e quebrado. Como se você precisasse me consertar. Eu odiaria isso. - Pág 225

Ademais disso, também recebemos pistas de outro problema na vida do Charlie que é muito sério e fica o questionamento sobre o quanto toda essa violência sofrida por ele desencadeou esse outro trauma. Mas mesmo com todos esses assuntos sérios, 'Heartstopper' é uma história para deixar o coração quentinho, então existem diversos momentos fofos, onde o casal vai descobrindo o que funciona entre eles, sempre se comunicando e sendo respeitoso, eu juro que Nick e Charlie são o modelo do que deve ser um relacionamento saudável. 

Mesmo se as coisas ficarem difíceis quando as pessoas souberem sobre a gente, vamos ficar bem, porque temos um ao outro. - Pág 193

Outros casais também vão sendo formados e foi ótimo ver a perspectiva de outro homem gay mais velho que só conseguiu se assumir muito mais tarde na vida, pois vamos entendendo quantas experiências ele deixou de viver por conta da pressão social para ele estar dentro do padrão estabelecido. Também amei o relacionamento do Elle com o Tao, principalmente quando a autora traz ainda mais representatividade nessa história, e isso não é um obstáculo para o relacionamento, pelo contrário só mostra a empatia e admiração entre esse casal. 

Bom, quando você só aceita sua sexualidade aos vinte e poucos anos, essas belas experiências gays da adolescência acabam passando batidas. - Pág 256


Enfim, como todos os volumes anteriores, essa HQ entregou tudo e ainda trouxe muito mais profundidade para o leitor, o próximo volume já foi publicado e ainda tem a série da Netflix que está igualzinha, então não tem desculpa, deem uma chance para 'Heartstopper' e venha conhecer o elenco mais representativo das HQs de romance, com o melhor casal de todos os tempos e que dá uma aula para esses romances héteros onde o homem só sabe pisar na mocinha por conta dos seus “traumas do passado”.

NOTA:


OUTROS LIVROS DA AUTORA RESENHADOS NO BLOG:



Alice Oseman nasceu em 1994 em Kent, Inglaterra, e é escritora e ilustradora. Pode ser encontrada encarando a tela do computador por horas a fio, questionando a falta de sentido da existência, ou fazendo de tudo para não ir parar num emprego em um escritório. Além de escrever e ilustrar Heartstopper, Alice é autora de romances para o público jovem.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!