Título Original: Shadow and Bone
Autor: Leigh Bardugo
Editora: Planeta 
Páginas: 288
Gênero: Ficção norte-americana, Fantasia 
Ano: 2021
Comprar: Amazon

Sinopse: O clássico do Universo YA em uma nova edição 
Em um país dividido pela Dobra das Sombras – uma faixa de terra povoada por monstros sombrios – e no qual a corte real está repleta de pessoas com poderes mágicos, Alina Starkov pode se considerar uma garota comum. Seus dias consistem em trabalhar como cartógrafa no Exército e em tentar esconder de seu melhor amigo, Maly, o que sente por ele. Quando Maly é gravemente ferido por um dos monstros que vivem na Dobra, Alina, desesperada, descobre que é muito mais forte do que pensava: ela é consegue invocar o poder da luz, a única coisa capaz de acabar com a Dobra das Sombras e reunificar Ravka de uma vez por todas. Por conta disso, Alina é enviada ao Palácio para ser treinada como parte de um grupo de guerreiros com habilidades extraordinárias, os Grishas. Sob os cuidados do Darkling, o Grisha mais poderoso de todos, Alina terá que aprender a lidar com seus novos poderes, navegar pelas perigosas intrigas da corte e sobreviver a ameaças vindas de todos os lados. (FONTE)

'Sombra e Ossos' é o primeiro livro do Universo Grisha de Leigh Bardugo, que no final de 2021 ganhou uma nova edição pela Editora Planeta através do selo de fantasia, Minotauro. Além disso ganhou também uma adaptação para a Netflix em forma de seriado. Desde então eu ando louca para por minhas mãos nesse livro.


Nesse universo fantástico iremos conhecer Lina Starkov, uma cartografa do primeiro exercito do rei de Ravka, no qual é composto apenas por seres humanos normais e que seu melhor amigo, Maly, também faz parte. Ambos são inseparáveis desde a infância e possuem uma amizade muito bonita desde então.

Já o segundo exercito do rei é composto pelos Grishas, pessoas com poderes especiais, capazes de manipular alguns elementos. Inclusive foi o uso indevido dessa magia, que um Grisha no passado dividiu esse território com uma sombra chamada de Não Mar. Dentro dela habita alguns seres malignos chamados de Volcras, e a maioria daqueles que tentam atravessar essa dobra não sobrevivem pra contar a história.

Um certo dia Lina e Maly são obrigados a fazer essa travessia junto com outros membros dos dois exércitos, e em meio a um ataque Volcra, nossa protagonista acaba liberando uma luz de dentro de si, capaz de afastar esses seres malignos. É nesse momento que a garota insignificante passa a ser a esperança daquele povo em destruir a sombra que tanto os aterrorizam.

Lina é uma conjuradora do sol, algo que até aquele momento não passava de uma lenda, e pela primeira vez na vida ela se verá longe do seu melhor amigo para treinar suas habilidades Grisha no palácio junto ao Darkling, o Grisha mais poderoso de todos. Isso mudará totalmente o rumo da vida dessa garota, que terá que aprender a lidar sozinha não só com seu novo dom, mas com muitas intrigas e manipulações.


Mesmo tendo assistido a série primeiro do que o livro, eu posso dizer que simplesmente amei a escrita de Leigh Bardugo e a forma fluente pela qual a autora conduziu o enredo. A minha experiência só não foi ainda melhor por conta de eu já estar por dentro do plot que dessa leitura.

O livro é narrado em primeira pessoa sob o ponto de vista da Lina, e isso me trouxe alguns conflitos com a personagem que em alguns momentos era irritante com pensamentos e opiniões infantil e em outros se mostrava mais madura do que eu esperava.


Como a grande viciada em romance que eu sou, fiquei contente pelo livro trazer uma pitada romântica em sua trama também, mas se você não gosta de romances não precisa começar entrar em pânico, pois é algo superficial que não se sobressai ao universo fantástico criado aqui ou as intrigas pela qual a protagonista terá que lidar.

A trama é tão envolvente, um capítulo vai chamando o outro e quando menos esperamos já estamos no final. Tenho certeza que se você é o tipo de leitor que devora livros com pouco mais de duzentas páginas em um dia, com certeza irá ler 'Sombras e Ossos' em uma sentada.


Eu já estou ansiosa para fazer a leitura do segundo livro que é 'Sol e Tormenta'. Como o cervo na capa tem tudo a ver com o conteúdo do primeiro livro, eu não paro de me perguntar qual a relação da capa da sequência com o enredo.

Falando em capas eu não poderia encerrar essa resenha sem declarar o meu amor por essa edição publicada pela Planeta, que no meu ponto de vista (assunto polêmico agora) ficaram ainda mais bonitas que as capas da publicação anterior feita pela Editora Gutenberg. 

Então se você está procurando uma série de fantasia pra se viciar e envolver seu coração, eu super recomendo o Universo Grisha! 

Se você gostou da minha dica de hoje e tem a intenção de comprar o livro pela Amazon é só clicar aqui.

NOTA:

Leigh Bardugo é autora best-seller do The New York Times de romances e contos de fantasia, mundialmente famosa por sua série Grisha. Ela nasceu em Jerusalém, cresceu na Califórnia e se formou na Universidade de Yale. Atualmente vive e escreve em Los Angeles. Além de Sombra e ossos, do qual Sol e tormenta é sequência, a Planeta Minotauro também publicou Nona Casa, romance best-seller e estreia de Bardugo no gênero adulto, trazendo uma história de poder, privilégio, magia e assassinato, ambientada na elite da Ivy League.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!