Sinopse: Aprenda como salvar seu relacionamento e viver felizes para sempre.
Um guia perspicaz e conciso escrito a partir de descobertas científicas, conselhos de especialistas e anos de experiência nas trincheiras do casamento, a jornalista Belinda Luscombe releva as seis principais causas de rompimento dos casamentos contemporâneos e ensinará você como fortalecer o seu relacionamento amoroso.
Casamentologia desmascara mitos e fornece uma fascinante mistura de pesquisas, anedotas e sabedoria – desde como dividir corretamente as tarefas pode melhorar sua vida sexual até os benefícios de se desentender com seu cônjuge (embora jamais dentro de um carro) ou decidir se dirá ou não ao(à) seu(sua) parceiro(a) que você perdeu 70 mil reais.
Nestas páginas, você encontrará técnicas e dicas simples, e até divertidas, para descobrir se o seu relacionamento está dando perda total ou se precisa de um pouco de graxa e uma troca de óleo. A boa notícia é que permanecer junto é mais fácil do que parece. (FONTE)
'Casamentologia' é um livro de não ficção da autora Belinda Luscombe, lançado aqui no Brasil pela Editora Academia, e que me despertou o interesse por trazer um tema que faz parte do meu cotidiano, o casamento. Nesse livro a autora nos revela a partir de pesquisas, descobertas cientificas e anos de experiência própria, quais são os seis principais motivos que levam um casamento ao fim e como evitar que isso aconteça.
Segundo Belinda Luscombe, hoje em dia os casamentos morrem de forma consciente, como numa espécie de eutanásia, o casal toma a decisão de terminar o relacionamento de forma gentil e com boa vontade para dar fim ao tormento que vem sendo a relação.
É lógico que as pessoas se casam com a expectativa de fazerem dar certo e ficarem juntas para sempre, mas em certos momentos não notam que as coisas começaram a se desencaixar até o dia em que tudo desaba e os deixam vulneráveis e expostos.
Para aqueles que se perguntam se devem ou não largar o seu parceiro (a), a introdução da autora deixa claro que não, ou por enquanto não, pois mesmo que a reputação dos casamentos duradouros tenham caído bastante e rupturas sejam cada vez mais costumes, ainda existem coisas que valem a pena arrumar ou manter, e o relacionamento pode ser uma delas.
A partir daí a leitura nos leva aos capítulos que resumem os desafios mais comuns que pessoas casadas precisam superar ou ao menos entender para serem mais felizes juntas:
1. - FALANDO DE INTIMIDADE
2. - FAZENDO AS PAZES
3. - FINANÇAS
4. - FILHOS
5. - FAZENDO SEXO
6. - FAZENDO TERAPIA
Eu não irei levantar tópico por tópico, mas posso dizer que achei tudo o que foi dito muito importante, mesmo que algumas dessas coisas nós já temos a plena consciência de que são necessárias para um bom convívio, as vezes precisamos relembra-las e essa leitura fez isso comigo de forma divertida e muito inteligente.
Se você está em um relacionamento, não espere as coisas começarem a ficarem desinteressantes ou problemáticas para ler e pesquisar mais sobre elas, assim como em outras áreas da sua vida que você trabalha para poder ter sucesso, o relacionamento pode ser trabalhado de inúmeras maneiras também, buscando cada vez ficar melhor. Seja através de livros como esse ou até mesmo ajuda profissional.
Eu não sou expert em matrimonio, muito menos em todos os tópicos abordados pela autora. Tive meu primeiro filho há dois anos atrás e agora estou grávida do segundo, eu e meu esposo estamos todos os dias aprendendo a sermos pais e educares, enquanto fazemos isso precisamos lembrar que também somos um casal. Não é fácil e foi exatamente isso que chamou a minha atenção para esta leitura. Com certeza irei agregar ao meu relacionamento o conhecimento que Lucinda compartilhou em sua obra, e precisava dividir isso com você que me acompanha e está dentro de um relacionamento também.
Um ponto alto é que a autora está sempre esclarecendo que certas coisas não podem ser confundidas, e se o problema no seu relacionamento envolve coisas como violência, é necessário interromper imediatamente essa relação.
Outra coisa extremamente bacana é que no final deste livro, Belinda fala sobre o experimento dos psicólogos Arthur e Elaine Aron que reúne 36 perguntas que podem fazer as pessoas aumentarem a intimidade ou até mesmo se apaixonarem, esse foi o tema de um outro livro de ficção que eu li, amei e recomendei para vocês: 36 PERGUNTAS QUE MUDARAM O QUE EU SINTO POR VOCÊ.
'Casamentologia' foi uma leitura extremamente proveitosa, divertida e que me fez sentir em uma conversa com uma amiga experiente em matrimonio que assim como eu também tem seus problemas dentro do relacionamento, mas reconhece que a maior parte desses 'problemas' podem ser resolvidas com pequenas mudanças, uma espécie de manutenção que todos que acreditam no casamento precisam investir uma hora ou outra.
NOTA:
Belinda Luscombe é jornalista e ensaísta premiada da revista Time. Seu trabalho também apareceu no The New York Times, na Sports Illustrated e na Vogue. Ela ganhou o Council on Contemporary Families Media Award por suas reportagens sobre casamento. Ela e o marido estão percebendo o quão profundamente inadequados são um para o outro há quase trinta anos, muitas vezes enquanto riem dos seus filhos.
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!