
Sinopse: Não há lugar como o lar… Quando um tornado atinge a fazenda em que vive, Dorothy e seu cachorrinho Totó são levados para Oz, um lugar mágico, cheio de bruxas, macacos alados e outros habitantes incomuns. Perdida e com medo, tudo o que ela quer é voltar para casa, mas a Bruxa Boa do Norte explica que ela deve seguir pela Estrada dos Tijolos Amarelos, que leva à Cidade das Esmeraldas. Lá, o Mágico de Oz pode ajudá-la a encontrar o caminho de casa. Nessa jornada, Dorothy encontra três personagens inesquecíveis: o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde – que decidem se juntar a ela. A viagem repleta de perigos e aventuras oferece ao quarteto inúmeras lições que irão transformar suas vidas, entre elas, o verdadeiro significado da amizade. Baum criou uma narrativa fabulosa que se tornou um clássico universal, foi adaptada para TV, cinema, teatro, musicais e é um dos livros mais lidos de todos os tempos. (FONTE)
Oioi, gente! Tudo bem?
A resenha de hoje é sobre um clássico da literatura infantojuvenil que me acalentou o coração.
A Faro Editorial publicou em janeiro a sua edição do livro 'O Mágico de Oz' de L. Frank Baum, como eu nunca tinha lido e também nunca tive a oportunidade de assistir a versão cinematográfica, não pensei duas vezes em escolher minha próxima leitura.
Dorothy é uma garotinha que vive no Kansas, um estado dos EUA, com sua tia Ema, seu tio Henry e seu cachorro Totó, ela é órfã e seus tios são a sua família. O local onde vivem sempre sofre com alterações meteorológicas, todavia no dia fatídico o tornado é diferente dos outros, pois transporta a casa para um país muito distante.
No momento que a casa aterrissa no país, Dorothy descobre que, mesmo sem querer, matou uma das bruxas más que vivem e reinam no país de Oz. Nesse ponto a menina descobre onde estar e o que deve fazer para tentar voltar pra casa.
Orientada pela Bruxa Boa do Norte a se encontrar com o poderoso Mágico Oz, governante do País das Esmeraldas, a menina segue a trilha de tijolos amarelos com o cachorrinho Totó ao seu lado e os sapatos prateados da bruxa má nos pés.
Não há lugar no mundo como o nosso lar. Pág. 30
E é nessa caminhada que a nossa protagonista se encontra com os outros três principais personagens da estória: o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão medroso.
Ao se encontrar com cada um dos deles, a menina relata sua estória e sua busca para voltar para casa e os mesmos decidem segui-la, pois cada um quer algo que acreditam que Oz possa lhes dar. E assim a aventura vai acontecendo.
-Mas e se não conseguirmos? - disse a menina.
-Então eu nunca terei coragem - declarou o leão.
-E eu nunca terei um cérebro - acrescentou o Espantalho.
-E eu nunca terei um coração - disse o Homem de Lata.
-E eu nunca mais verei a tia Ema e o tio Henry disse Dorothy, começando a chorar. Pág. 78
Tudo que relatei até aqui acontecem bem no início do livro e mesmo o livro tendo apenas 143 páginas, é incrível como diversas coisas vão acontecendo no desenrolar da trama. É literalmente uma aventura a cada página, no final até me questionei se o número de páginas estava certo, pois sempre tem algo novo para passar ao leitor sobre o país e os personagens que encontramos.
Falando agora da diagramação da obra, não canso de repeti que nesse quesito a Faro Editorial é perfeita, sempre confio no trabalho exemplar da editora. Fontes excelentes, papel amarelado e de boa qualidade, ajudam muito no manuseio do livro e no momento da leitura. A capa é linda e junto com as ilustrações que encontramos a cada página virada comprovamos o cuidado e o carinho para com o leitor.
Recomendo a leitura para crianças, jovens, adultos, idosos e todos aqueles que querem esquentar seus corações com esperança, pois ao fechar o livro foi esse sentimento que tive. Li um abra que me deixou feliz e ansiosa por encontrar amigos iguais os que Dorothy encontrou em seu caminho.
OUTROS LIVROS DO AUTOR RESENHADOS NO BLOG:
O autor L. FRANK BAUM, (1856-1919), foi um escritor, editor, ator, roteirista e produtor de cinema norte-americano. Nascido em Nova York, Baum escreveu mais de 70 livros e criou uma das obras mais populares da literatura infantil, que, com o sucesso, transformou-se numa série sobre o mundo de Oz.
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!