Título Original: Die Verwandlung

Autor: Franz Kafka

Editora: Faro Editorial

Páginas: 112

Ano: 2022

Gênero: Ficção/ Literatura Estrangeira 

Comprar: Amazon

Sinopse: Edição traz introdução escrita por David Cronenberg, cineasta e diretor de dezenas de grandes produções, entre elas, A Mosca. Metamorfose foi escrito por Franz Kafka em apenas vinte dias. E mais de cem anos depois da primeira publicação, a obra continua a provocar leitores, acender debates, inspirar interpretações que se transformam e ganham novos olhares a cada época. Com uma narrativa aparentemente simples, direta, cheia de absurdos, o autor construiu uma obra farta em camadas; a partir do olhar do homem que virou inseto e de como o mundo ao seu redor reage tão naturalmente a ele, a história traz temas tão universais como a paralisia, a transformação, o despertar no cerco de nossas dúvidas e de nossas relações sociais. (SKOOB)


'Metamorfose' é um clássico do autor Franz Kafka e publicado em 2022 pela Faro Editorial, com ilustrações e um prefácio de David Cronenberg. 


Esse é um conto sobre a família Samsa, mais especificamente Gregor Samsa, o filho mais velho e o único provedor da família. Gregor trabalha como caixeiro viajante e tomou as rédeas da casa quando seu pai perdeu todo o dinheiro alguns anos atrás, trabalhando a um ritmo exaustivo em prol da família, ele acorda um dia como um inseto gigante e a partir daí o autor vai tecer várias críticas enquanto acompanhamos essa transformação bizarra do protagonista. 


Certa manhã, ao despertar de sonhos intranquilos, Gregor Samsa se viu em sua cama metamorfoseado num monstruoso inseto. - Pág 21


Apesar de curto, com apenas 112 páginas, esse conto consegue pontuar várias críticas – tanto ao capitalismo, quando vemos o desespero de Gregor quando percebe que sua transformação é um impedimento para exercer o seu trabalho, e acredite, ele tenta a todo custo trabalhar mesmo como uma barata gigante! Quanto a relação familiar dos Samsa, Gregor têm como função garantir que todas as necessidades financeiras da família sejam atendidas, a partir do momento em que ele está impossibilitado de fazer isso, a família se volta contra ele e rapidamente ele vai perdendo a sua humanidade aos olhos dos Samsa. 


Não pronunciarei o nome do meu irmão na presença desta criatura e, portanto, só digo isto: temos que nos livrar dela... E acho que ninguém pode nos censurar de forma alguma. - Pág 98


Eu nunca li nada do autor e coloquei como meta ler mais livros clássicos, além disso acho importante conhecer histórias que fujam do eixo EUA-UK e assim ter contato com outras culturas, então 'Metamorfose' dá check em ambas as metas. Esse conto tem um dos melhores inícios para atrair o leitor, logo na primeira página somos avisados de que isso não é sonho, portanto o autor logo descarta o aspecto fantástico, na verdade ele faz uma alegoria ao tornar o protagonista um monstro, quando na verdade os monstros dessa história são os seres humanos. 



Contudo, eu não consegui me envolver muito na história, por se tratar de um conto, logo ser curto, eu senti falta de mais acontecimentos, gostaria de ter acompanhado mais sobre a família Samsa e até de receber mais explicações sobre o que acontece com Gregor, embora esse não seja o foco da história. Mesmo assim foi uma experiência muito interessante, e fiquei interessada em conhecer outros romances do autor, a edição está belíssima e no final há uma biografia do autor que me ajudou a entender a relação entre Gregor e seu próprio pai. 


Como ninguém se aventurava a retirá-la, a maçã manteve-se cravada no corpo de Gregor como recordação visível da agressão, que lhe causava um grave ferimento. - Pág81


Indico esse conto para quem quer ler mais livros clássicos e tem medo de começar pelos calhamaços, 'Metamorfose' pode te ajudar a iniciar essa meta e já estou ansiosa pelos outros clássicos que a Faro Editorial planeja trazer para o Brasil esse ano.


NOTA: 


OUTROS LIVROS DO AUTOR RESENHADOS NO BLOG:


Franz Kafka (1883-1924), escritor tcheco de língua alemã. É considerado um dos principais escritores de literatura moderna. Sua obra retrata as ansiedades e a alienação do homem do século XX. Kafka nasceu em Praga, 3 de julho de 19883, cidade que pertencia ao império austro-húngaro, filho de um comerciante judeu muito abastado, cresceu sob as influências de três culturas: a judia, a tcheca e a alemã.

Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Li o livro e no final fiquei muito triste. Gostei quando disse que o monstro são os seres humanos, o livro retrata o quão descartáveis podem ser algumas pessoas ao olhos das outras.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!