Título Original: Liebbe Kitty
Autor: Anne Frank
Editora: Zahar
Páginas: 320
Gênero: Romance Epistolar
Ano: 2021
Comprar: Amazon
Sinopse: O romance inacabado que Anne Frank escreveu a partir do seu diário ― publicado em separado pela primeira vez, da maneira como ela desejava. Em 1942, com a crescente perseguição aos judeus na Holanda ocupada pelos alemães, Anne Frank se escondeu com a família e alguns agregados em uma casa nos fundos do prédio onde funcionava a empresa do seu pai. Por dois anos o grupo conseguiu escapar do cerco nazista e, nesse período, Anne registrou sua vida no esconderijo em um diário hoje mundialmente conhecido. Mas ela tinha um grande desejo: publicar um romance sobre essa experiência quando a guerra terminasse. Como trabalho preparatório para esse projeto, ela reelaborou minuciosamente seu diário. As cartas à amiga imaginária Kitty, apresentadas agora pela primeira vez como uma publicação em separado, dão prova do talento literário da jovem autora. Com grande sensibilidade e fino senso de humor, ela relata à sua amiga o cotidiano da vida na casa, as relações entre seus moradores e o clima de terror que aumentava progressivamente com a escalada da guerra. Mais de setenta anos depois, e pela primeira vez em português (em tradução direta do holandês), o desejo de Anne Frank se concretiza com a publicação do romance epistolar que idealizou e escreveu a partir das páginas do seu caderno. (FONTE)
Pouco tempo depois do fim da Segunda Guerra Mundial, o diário de Anne Frank, foi editado por seu pai, Otto Frank, e virou um livro que se esgotou em poucos meses. Também tivemos adaptações para o teatro, cinema e tv, mas só agora, pela primeira vez em português publicado pela Editora Zahar, é que temos 'Querida Kitty', o livro lançado da forma que Anne o idealizou, como um romance epistolar escrito a partir de seu diário para sua amiga imaginária, Kitty.
Anne ganhou seu diário no aniversário de 13 anos, logo começou a fazer suas anotações pessoais (chamado de versão A), mas quando ela e sua família já estavam escondidos, saiu na rádio a informação que cartas e diários da população seriam usados no pós guerra como documentação histórica. A partir daí, Anne começa a editar seu diário (chamado de versão B) e por em prática o seu sonho de um dia virar uma escritora. No entanto, após descobrir que era o único sobrevivente da família, Otto Frank, que diz não reconhecer a filha nas palavras escritas em seu diário, faz uma nova revisão (chamada versão C) para publicar o diário de Anne pela primeira vez.
Em 'Querida Kitty', começamos conhecendo um pouco da Anne adolescente, uma menina que fazia sucesso com os garotos, mas que não tinha uma melhor amiga. Também vamos tomando conhecimento da perca dos direitos das família judias em relação aos seus bens ou até mesmo de poder andar de transportes públicos como o bonde.
Anne conta sobre a estrela amarela que os denunciava onde quer que fossem, e que por ser judia precisou se mudar para outra escola, uma onde só judeus frequentavam. Ver toda essa descriminação logo no inicio da leitura, me foi repugnante.
Mas mesmo em meio aos relatos cruéis de uma guerra, aqui conhecemos intimamente Anne Frank, uma adolescente cheia de desejos, medos e confusões. Ficamos a parte de sua dificuldade de conviver com a mãe e a irmã, por mais que as amassem. Tomamos consciência de como para essa garota era mais fácil por tudo no papel do que ser quem ela queria ou quem ela achava que queria ser, diante o julgamento de seus familiares.
"o papel aceita tudo, as pessoas não"
Anne relata que era muito subjugada por seus familiares e até mesmo pelos outros companheiros de esconderijo que não pertenciam a sua família. Nesse momento eu senti extrema empatia pela garota de treze anos que nem mesmo descobriu direito quem ela quer ser e precisa lidar com tudo a qual ela está lidando, não podendo gritar de raiva, ou até mesmo sair por aí para esfriar a cabeça.
O melhor de tudo é ver que mesmo diante as suas crises adolescentes, Anne reconhece o quanto é privilegiada por ter onde se esconder enquanto alguns de seus conhecidos e colegas de escola estão sendo enviados para campos de concentração.
Os oito refugiados viveram nesse anexo (ou casa dos fundos como Anne chamava) por cerca de dois anos. E quando paro para pensar nisso chega a ser desesperador me imaginar em uma convivência privada assim. A quarentena que passamos em meio a pandemia do Covid já nos da uma ideia d que é viver assim, mas me colocar no lugar de uma garota cheia de vida e sonhos, uma garota que só está começando a viver agora e tem que ficar presa sem poder fazer barulho, se distrair ou coisa do tipo, é extremamente claustrofóbico.
Confesso que todas as leituras que faço envolvendo Anne Frank me arrancam lágrimas, e em 'Querida Kitty' não foi diferente. O livro está lindo, em uma edição de bolso com capa dura ao estilo os clássicos da Zahar mesmo! Seu formato torna prático a leitura em qualquer lugar que estejamos. Recomendo de mais este livro, independente se você leu outras versões ou não. Dessa vez me vi mais emocionada com os sentimentos pessoais de Anne, do que com os horrores da guerra. O que me faz pensar que cada vez que pego para ler sobre esse tema os meus sentimentos são explorados de várias maneiras diferentes, me levando sempre a uma sensibilidade extrema e ao desejo que coisas como essas não se repitam nunca mais pela humanidade.
OUTROS LIVROS SOBRE ANNE FRANK
ANNE FRANK nasceu em Frankfurt em 1929. Em 1933, sua família fugiu para Amsterdam para escapar do cerco nazista. De 1942 a 1944, após a invasão da Holanda pelo exército alemão, a família se escondeu em um anexo secreto nos fundos da empresa do pai de Anne, onde ela escreveu seu mundialmente famoso diário. Em agosto de 1944, a jovem escritora e sua família foram descobertas e deportadas. Anne Frank morreu em fevereiro de 1945, aos quinze anos, junto com a irmã Margot, no campo de concentração de Bergen-Belsen.
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!