Título Original: Becoming: Adapted for Young Readers
Autor: Michelle Obama
Editora: Seguinte
Páginas: 472
Gênero: Biografia, Autobiografia, Memórias
Ano: 2021
Comprar: Amazon
Sinopse: O relato inspirador da antiga primeira-dama dos Estados Unidos, agora adaptado para o público jovem. Todo mundo conhece Michelle Obama: a admirável primeira-dama dos Estados Unidos, casada com Barack, mãe de Malia e Sasha. Em 2009, eles se tornaram a primeira família negra a ocupar a Casa Branca. Agora chegou a hora de descobrir a sua história. Através de suas palavras, acompanhamos sua infância e adolescência, o período de faculdade, o início de sua carreira, os primeiros anos do casamento, e a entrada na vida pública, conforme Barack avançava na política e se candidatava à presidência. Com sinceridade, bom humor e afeto, ela faz um relato vívido de como se sentiu sob os holofotes, e de como foi a vida na Casa Branca durante oito anos. Nesta edição juvenil, Michelle nos mostra como sempre buscou viver de forma autêntica, usando sua voz e sua força para lutar por seus ideais, tornando-se um grande exemplo para as futuras gerações. Ao contar sua história com coragem e honestidade, Michelle convida os jovens a refletir sobre que história querem escrever para si mesmos. (FONTE)
'Minha História para Jovens Leitores' é uma nova versão da biografia da ex primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, com uma linguagem voltada ao público jovem. Esse livro que é um baita de um incentivo aos nossos adolescentes, foi lançado pela Editora Seguinte no início de 2021, e até mesmo eu que não sou muito de ler biografias, me rendi ao relato de vida de Michelle.
A biografia é dividida em três partes, sendo:
1° Minha História - onde Michelle narra os fatos desde a sua infância até a vida adulta quando conheceu seu marido.
2° Nossa História - onde acompanhamos mais detalhes sobre o relacionamento de Michelle e Barack.
3° Uma História Maior - quando sua família se muda para a casa branca.
Logo de início iremos conhecer uma Michelle determinada, que desde muito cedo aprendeu que os estudos era a base de tudo. Além disso acompanhamos suas raízes humildes e como foi ser uma criança negra em meio a uma sociedade que julga pela cor da pele.
Achei extremamente lindo a relação familiar de Michelle com seus pais e seu irmão que ela alega ter sido sempre seu protetor.
Como podem ver essa é uma história contada sim desde o começo, então não vá esperando que o livro comece pela vida política do casal ou até mesmo por respostas como a de se um dia Michelle irá se candidatar ou não. E isso foi maravilhoso, pois é possível ver muito da essência da Michelle filha, a Michelle estudante, a Michelle trabalhadora, a Michelle mulher, a Michelle esposa, a Michelle mãe e todas as versões dela mesma.
O livro é narrado com uma linguagem bastante fluente, consegui enxergar sinceridade e emoção em todas as palavras que ia lendo.
Como eu disse no inicio, não sou de ler muitas biografias, mas quando coloco na cabeça que vale a pena ler algo sobre uma pessoa, eu nunca me engano, e com Michelle Obama não foi diferente. Me senti extremamente satisfeita com a leitura, conheci uma parte da vida dentro da casa branca que talvez eu nunca me interessaria em conhecer se não fosse através deste livro.
Esse é com certeza o tipo de livro que precisa sim ser lidos por nossos jovens leitores, a Editora Seguinte mandou muito bem em trazer uma história tão inspiradora para este público. Aqui vemos que mesmo pertencendo a uma minoria é possível sim fazer a diferença no mundo, é possível alcançar um bom emprego e um bom salário quando valorizamos nossos estudos. Os jovens de hoje precisam dessa mensagem, precisam dessa inspiração.
Apesar de ler muitos livros voltados a esse publico, eu não sou uma pessoa tão jovem assim, mas também me senti muito inspirada com essa leitura, Michelle me inspirou no quesito família, maternidade, relacionamento e no quesito mulher. Desde o começo até o fim vemos a sua luta por ser mulher e ser negra. Que ainda estamos cercados por preconceitos bobos e que mesmo muito já tendo sido feito, muito ainda precisamos fazer por um mundo com mais igualdade.
Achei incrível ver como quando chegou na casa branca ela não queria ser apenas a esposa do presidente dos Estados Unidos, e sim se dedicar a projetos que pudessem fazer alguma diferença no mundo. Ela aproveitou a influência que tinha para beneficiar outras pessoas, e ao mesmo tempo enfrentou uma barra por expor suas filhas a uma vida privada de normalidade, mas sempre se esforçou para fazer com que Malia e Sasha pudessem ter o mais próximo de uma vida normal.
Eu poderia ficar aqui por um tempão falando de vários aspectos nessa leitura que torna 'A Minha História para Jovens Leitores' um dos melhores livros que eu li em 2021 e também um livro que todo mundo deveria ler, mas prefiro deixar vocês com o gostinho de quero mais para que possam dar inicio o quanto antes nessa leitura e conhecer a história de uma mulher de fibra, dedicada e forte, capaz de por para cima outras mulheres, não por ter sido um dia a primeira dama dos Estados Unidos, e sim por ter uma história inspiradora, que mostra o quanto nós mesmos somos capazes de mudar nossos destinos quando nos esforçamos para isso.
E se você está se perguntando qual a diferença dessa edição para a edição do selo Objetiva que também pertence ao grupo Companhia das Letras e que já resenhamos anteriormente aqui no blog, saiba que é mesmo a linguagem voltada ao público mais jovem e algumas imagens como a capa e as ilustrações no decorrer do livro que estão diferentes.
NOTA:



Michelle Obama nasceu e cresceu em Chicago. Graduou-se pela Universidade Princeton e pela Harvard Law School. Após completar seus estudos, retornou a Chicago e aceitou um emprego na firma de advocacia Sidley Austin, onde conheceu seu futuro marido, Obama. Subsequentemente, trabalhou como ajudante do prefeito de Chicago Richard M. Daley e para o Centro Médico da Universidade de Chicago.
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!