Título Original: Realm Breaker
Autor: Victoria Aveyard
Editora: Seguinte
Páginas: 560
Gênero: Ficção; Fantasia, Literatura Estrangeira
Ano: 2021
Comprar: Amazon
Sinopse: Ano após ano, Corayne assiste sua mãe, uma célebre pirata, partir para o alto-mar e desbravar todos os reinos de Todala, sem jamais poder acompanhá-la. Quando um misterioso imortal e uma assassina de aluguel aparecem dizendo que ela é a última descendente viva de uma poderosa linhagem ― e a única pessoa capaz de salvar o mundo de um perigo iminente ―, ela aproveita a chance para ir em busca de sua própria aventura. O problema é que o perigo é muito maior do que ela imaginava: um homem sedento por poder, determinado a reabrir os portais que, no passado, levavam para outros mundos, povoados por criaturas sinistras. Com a ajuda de um grupo de bandidos e maltrapilhos, Corayne terá de provar que o heroísmo pode surgir até nos lugares mais inesperados. (FONTE)
'Destruidor de Mundos' é o primeiro livro de uma fantasia escrita recentemente por Victoria Aveyard, mesma autora de uma série que eu sou fã, 'A Rainha Vermelha'. Por isso eu já esperava muitooooooo desse livro a partir do momento em que a Editora Seguinte anunciou que seria lançado. O único problema, qual eu não fazia ideia, era de que essa leitura não seria tão fácil assim de encarar.
Logo de inicio temos um prólogo que nos revela os melhores cavaleiros do reino e seus escudeiros seguindo para uma batalha praticamente ganha, porém quase nenhum deles sai vivo de lá, exceto Andry, um escudeiro e Dom, um ancião, e eles tem a missão de levar a mensagem de que algo terrível se aproxima.
Com os heróis todos mortos, resta a Dom ir atrás de Corayne, uma jovem que é a última descendente viva de uma poderosa linhagem e que talvez seja a única capaz de salvar a esfera de um perigo sobrenatural. Para isso eles partirão em uma aventura que contará com a ajuda de um grupo bem peculiar.
Volto a repetir que essa não foi nem de longe uma leitura fácil e fluente de fazer, pelo contrário, estou lidando com 'Destruidor de Mundos' faz meses, coisa que eu nunca imaginei que poderia acontecer. Mas também entendo os motivos que me levaram a tal dificuldade com essa leitura.
Vou começar dizendo que os capítulo são todos muito longos e extremamente descritivos, a começar pelo prólogo que só acaba quando chegamos na página 34. Isso nem seria tão ruim assim se não estivéssemos falando de um mundo completamente novo e uma leitura com muitos e muitos personagens. Confesso que precisei ler o prólogo umas três vezes para entender melhor as coisas.
A ideia era que no decorrer dessas 560 páginas eu fosse entendendo mais sobre esse universo fantástico e me familiarizando com os personagens, mas isso também foi algo que não aconteceu de maneira tão simples assim, uma vez que os capítulos são narrados por pontos de vista de vários personagens diferentes, e no momento em que eu achava que estava me afeiçoando a eles, mais personagens apareciam e eu voltava a estaca zero novamente.
Mesmo em meio a minha dificuldade de engatar nesse enredo, um plot twist vem a tona em metade do livro, o que me fez despertar e começar a gostar um pouco mais de tudo isso a qual Victória estava me apresentando.
Sei que em fantasia é muito importante ter essa apresentação de cenário, principalmente se tratando do primeiro livro de uma série, mas como se isso não fosse só isso para me incomodar, a falta de desenvolvimento dos personagens também me deixou um pouco descontente com a autora, porém com uma fé enorme em sua sequência, pois espero que lá Victoria já tenha se dado conta que pegou pesado nesses requisitos no primeiro livro e nos traga algo mais empolgante do começo ao fim.
Pode ser que quem leu este livro ache que eu estou viajando na maionese, mas em vários momentos me lembrei de 'A Guerra dos Tronos', a começar pelo prólogo e os seres citados nele. Depois encontrei também uma certa semelhança na cena do casamento, não digo que uma obra é cópia da outra, mas que me fez pensar várias vezes em GOT, ha isso fez sim!
Para finalizar eu só quero enfatizar que essa foi a minha experiência de leitura, já me deparei com leitores que estão dizendo maravilhas sobre 'Destruidor de Mundos' e outros que teve uma opinião bem semelhante a minha. Por isso recomendo que se é dou seu interesse conhecer esse enredo, vá fundo, pois não é porque um livro não foi cinco estrelas pra mim que ele não será para você. E se você já leu este livro eu vou gostar muito de saber sua opinião, deixe aí nos comentários para gente conversar.
NOTA: 

Victoria Aveyard cresceu em Massachusetts e frequentou a Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles. Formou-se como roteirista e tenta combinar seu amor por história, explosões e heroínas fortes na sua escrita. Seus hobbies incluem a tarefa impossível de prever o que vai acontecer em As Crônicas de Gelo e Fogo, viajar e assistir a Netflix.
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!