Título Original: Yes No Maybe So
Autor: Becky Albertalli; Aisha Saeed
Editora: Intrínseca
Páginas: 368
Gênero: Ficção / Jovem Adulto / Literatura Estrangeira
Ano: 2021
Comprar: Amazon
Sinopse: Uma eleição acirrada, um romance complicado e dois adolescentes tentando mudar o mundo Jamie Goldberg é um dos voluntários mais dedicados na campanha democrata para as eleições locais ― mas só nos bastidores. Porque, além de especialista em questões políticas, ele é especialista em passar vergonha em público. (Sério, seu brinde no bat mitzvá da irmã com certeza vai ser um desastre.) Não existe a menor chance de Jamie pedir votos de porta em porta… até encontrar Maya. Maya Rehman está tendo o pior Ramadã de todos. Ela odeia mudanças, mas terá que enfrentar várias. Sua melhor amiga vai morar em outra cidade e vive ocupada, a viagem em família foi cancelada e agora seus pais estão se separando. Para completar, a mãe de Maya a obriga a pedir votos com um garoto desajeitado que ela mal conhece. Bater à porta de estranhos não é nada glamoroso, mas Maya e Jamie vão descobrir que não é a pior coisa do mundo. Conforme as eleições se aproximam, os dois começam a passar cada vez mais tempo juntos. Afinal, precisam encarar projetos de lei racistas, uma avó famosa no Instagram e memes com poodles do mal. Mas o que era só uma aliança política se complica quando sentimentos entram na jogada. As chances de sucesso nas urnas e no amor parecem baixas, mas… quem sabe? Inspiradas pela própria experiência como voluntárias de campanha nos Estados Unidos, as premiadas Becky Albertalli e Aisha Saeed constroem em Sim, não, quem sabe uma história engraçada, apaixonante e necessária sobre como podemos, pouco a pouco, ajudar a construir um mundo mais justo. (SKOOB)
Os dois precisarão andar juntos para bater de porta em porta, incentivando a população saírem de suas casas para votar nessa eleição que para a maioria daqueles moradores parecia não ser uma eleição de tanta importância assim. Coisa que até mesmo para Jamie e Maya parecia insignificante, isso até o momento em que a garota que é uma muçulmana paquistanesa americana, sofre um ataque de racismo vindo de um eleitor republicano, a partir daí ambos começam levar a função de pedir votos mais a sério.
Esse foi meu primeiro contato com a escrita das duas autoras, sendo o fato de um romance entre um judeu e uma muçulmana ser o que mais me chamou atenção na sinopse, mas esse não é nem de longe o maior problema que Jamie e Maya precisarão enfrentar aqui, pois uma campanha política local da qual eles não tinham interesse nenhum em fazer parte, poderá mudar de vez seus costumes se o candidato errado for eleito.
No decorrer do enredo nós vamos acompanhar uma amizade linda, envolvente e transformadora crescendo entre esses dois protagonistas, que por parte do Jamie é algo mais além, já que ele tem um crush enorme pela Maya, que por sua vez não tem noção de seus verdadeiros sentimentos pelo novo colega. E o mais legal de tudo é a forma como as autoras trazem a tona primeiro uma linda amizade entre eles para só depois introduzir cenas românticas no livro.
O Jamie é o judeu americano mais fofo e desastrado que eu já tive o prazer de conhecer, com certeza se tornou um dos meus crushs literários do momento, e isso tudo me fez surtar várias vezes durante a leitura já que beijo e o romance era algo que estava demorando acontecer nesse livro (hahaha).
Já a Maya é a típica adolescente cheia de problemas que acabam afetando seu humor, entre eles está a separação dos pais e o afastamento de sua melhor amiga. Confesso que isso acabou influenciando as minhas impressões sobre a personagem, mas no decorrer da leitura entendi que ela tinha motivos o suficiente para não estar feliz.
'Sim, Não, Quem Sabe' com certeza foi uma grande surprese literária desse ano, pois por mais que eu esperasse gostar da leitura, não fazia ideia que misturar romance adolescente, politica e outros dramas em um jovem adulto pudesse ficar tão leve, divertido e gostoso assim. O interessante é que quando cheguei no final do livro, vi que muito do que foi abordado no enredo veio de situações que as próprias autoras precisaram enfrentar na vida real. Becky e Aisha levantam assuntos importantes como racismo, politica, amizade, sexualidade e a importância que o voto de cada um de nós tem para a nossa sociedade.
Se você já leu 'Sim, Não, Quem Sabe', me conta nos comentários quais foram as suas impressões sobre essa leitura. Agora, se você ainda não leu este livro, mas ficou interessado em ler, basta clicar aqui para comprar o seu exemplar!
NOTA: 

Becky Albertalli é psicóloga, o que lhe proporcionou o privilégio de trabalhar com muitos adolescentes inteligentes, estranhos e irresistíveis, e por sete anos foi orientadora de um grupo de apoio em Washington para crianças com não conformidade de gênero. Mora em Atlanta com o marido e os dois filhos. Simon vs. a agenda Homo Sapiens é seu primeiro livro.
AISHA SAEED é uma autora, mãe, advogada, educadora e apreciadora de chai. Ela mora em Atlanta com o marido e os filhos.
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!