Título Original: The Toll
Autor: Neal Shusterman 
Editora: Seguinte 
Série: Livro #03 - Série Scythe
Páginas: 560
Gênero: Distopia, Fantasia, Ficção científica, Jovem adulto, Literatura Estrangeira 
Idade de leitura: 13 anos e acima
Ano: 2020
Comprar: Amazon

Sinopse: No aguardado desfecho da trilogia Scythe, ditadores, profetas e novas tensões sociais surgem no suposto planeta perfeito. Será que a humanidade será dilacerada justamente por causa da imortalidade que conquistou? A humanidade alcançou um mundo ideal em que não há fome, doenças, guerras, miséria… nem morte. Mas, mesmo com todo o esforço da inteligência artificial da Nimbo-Cúmulo, parece que alguns problemas humanos, como a corrupção e a sede de poder, também são imortais. Desde que o ceifador Goddard começou a ganhar seguidores da nova ordem, entusiastas do prazer de matar, a Nimbo-Cúmulo decidiu se silenciar, deixando o mundo cada vez mais de volta às mãos dos humanos. Depois de três anos que Citra e Rowan desapareceram e Perdura afundou, parece que não existe mais nada no caminho de Goddard rumo à dominação absoluta da Ceifa ― e do mundo. Mas reverberações das mudanças na Ceifa e da Grande Ressonância ainda estremecem o planeta, e uma pergunta permanece: será que sobrou alguém capaz de detê-lo? A resposta talvez esteja na nova e misteriosa tríade de tonistas: o Tom, o Timbre e a Trovoada. (FONTE)

'O Timbre' é o terceiro e último livro da série 'O Ceifador' (Série Scythe), do autor Neal Shusterman, que vem sendo lançada aqui no Brasil pela Editora Seguinte. Se você não leu 'O Ceifador' ou 'A Nuvem', pode ser que encontre algum SPOILER nessa resenha.


Em 'O Timbre' não temos exatamente uma sequência da cena bombástica que deu fim ao livro 'A Nuvem', aqui estamos há três anos após o ocorrido e agora todos são considerados infratores pela Nimbo-Cúmulo, a não ser Greyson Tolliver.

Devido aos acontecimentos em Perdura, Goddard tem estado cada vez mais perto de concluir seu plano de dominação absoluta da ceifa, porém, novos acontecimentos estão prestes a atrapalhar os seus planos.


Confesso que a principio, entre os três livros da série, esse foi o que eu tive mais dificuldade para engatar a leitura. Eu com certeza esperava que a narração se iniciasse do mesmo ponto do qual 'A Nuvem' foi finalizada, e fiquei bem frustrada quando isso não aconteceu.

O livro me pareceu lento e ao mesmo tempo confuso no inicio, principalmente porque as coisas são narradas fora de sua ordem cronológica, além disso temos vários personagens novos e capítulos sendo contados por perspectivas diferentes.

A uma certa altura, isso que parecia confuso no inicio, faz toda a diferença e se torna essencial no enredo para que possamos entender tudo o que está acontecendo, como e porque estão acontecendo também. Como já falei nas resenhas anteriores, Neal Shusterman não escreve cenas sem propósitos, mesmo as que parecem mais banais tem significativo dentro da trama.


Afirmo que esse não é meu livro favorito da série, mas de forma alguma significa que não é um livro bom, é com certeza mais uma obra magnifica do autor que no meu ponto de vista trouxe um ótimo encerramento para uma série tão incrível como foi a série 'O Ceifador'.

Se você também já leu 'O Timbre' me conta aí nos comentários como foi essa experiência pra você e se gostou ou não do encerramento da série. Agora, se você ainda não leu este livro e deseja adquirir seu exemplar, é só clicar aqui!

NOTA: 

OUTROS LIVROS DO AUTOR RESENHADOS NO BLOG:

  

Neal Shusterman já escreveu mais de 30 livros premiados para jovens e adultos, incluindo 'Full Tilt, a Trilogia Skinjacker, Unwholly, Bruiser e The Schwa Was Here, que recebeu o Boston Globe-Horn Award como melhor livro de ficção. Ele também escreve roteiros para o cinema e a televisão, como Animorphs e Goosebumps. Pai de quatro filhos, Neal vive no sul da Califórnia.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!