Título Original: La Ciudad de Vapor

Autor: Carlos Ruiz Zafón

Editora: Suma

Páginas: 184

Gênero: Ficção / Contos / Literatura Estrangeira 

Ano: 2021 

Comprar: Amazon

Sinopse: A cidade de vapor é o tributo de Zafón a seus milhões de leitores. Composto por onze contos, o livro póstumo do autor espanhol mais lido depois de Cervantes conduz o leitor por uma extraordinária jornada de mistério gótico, consagrada na tetralogia O cemitério dos livros esquecidos, best-seller mundial. A cidade de vapor reúne todos os contos de Carlos Ruiz Zafón. Pensado pelo autor como uma verdadeira homenagem aos leitores que o acompanharam ao longo da série iniciada com A sombra do vento, este livro contém todo o mistério, o terror, a magia e a fascinação que sempre permearam suas histórias. Um livro emocionante, do qual ecoa a magia de um escritor ainda capaz de nos fazer sonhar, A cidade de vapor é um passeio pelos temas, lugares e personagens do universo literário da série O cemitério dos livros esquecidos. Criativos e envolventes, os contos aqui reunidos trazem à vida personagens conhecidos e novos, todos carregando a melancolia e a beleza da escrita de Zafón, e nos convidam a entrar em seu mundo onírico e em sua cidade de névoa.(SKOOB)

 


'A Cidade de Vapor' é uma coletânea de contos do autor Carlos Ruiz Zafón publicado em 2021 pela Editora Suma, obrigada por ceder este exemplar! 

Neste livro estão reunidos onze contos, alguns deles têm ligação com a sua famosa série 'O cemitério dos Livros Esquecidos'. Esta coletânea foi reunida e publicada postumamente após o falecimento do autor em 2020 em virtude de um câncer e até então alguns desses contos ainda não haviam sido publicados no Brasil. 

Zafón é um autor difícil de classificar no que se refere a gênero literário, encontrei aqui contos que vão flertar com o realismo mágico, mas acredito que seu intuito era trazer, por meio de metáforas que beiram a magia, diversas críticas sociais; espanhol de Barcelona, ele faz uma ode à sua tão amada cidade e descreve um mundo cinzento e recoberto de vapores e miasmas. 


Encontrei palavras que até então jamais tinha visto escritas em livros, é como se o autor fosse apaixonado pelo poder das palavras e até mesmo quando a história em si era apenas um relato do cotidiano, eu me via imersa nas descrições do autor cheias de poesia. Esse livro é recheado de quotes belíssimos e me deixou ainda mais curiosa sobre a obra-prima de Zafón, 'A Sombra do Vento’ está na minha lista de leituras e pretendo mergulhar cada vez mais fundo na sua escrita. 

Eu tive a infelicidade de me lembrar de tudo e de que tudo, por sua vez, me lembrasse de mim. - Pág 15

Os contos vão desde conexões com a família Sempere e seus talentos como fazedores de livros como é o caso de ‘O príncipe do Parnaso', além de oferecer uma versão do autor sobre a história do célebre escritor Miguel de Cervantes e sua visita a Barcelona; passando por inúmeras críticas sociais a exploração, a guerra e a violência como visto em ‘Uma senhorita de Barcelona’ e ‘Homens Cinzentos’, alguns desses contos têm inclusive correlação entre si, então é possível ver a história de um personagem se desdobrando em mais de um conto como em ‘Blanca e o adeus’ e ‘Sem nome’. 

A vida continuava valendo pouco, como sempre, mas a morte nunca tinha sido tão barata. - Pág 148

Por serem histórias curtas, algumas tendo somente duas páginas, recomendo a leitura às cegas, é preferível descobrir à medida que for lendo e se apaixonar pela escrita poética do Zafón. Acredito que esse é um dos livros mais lindos que já li, não falo em termos de enredo, mas da forma como é escrito e cujas palavras o autor escolheu para retratar Barcelona e sua infinidade de histórias. 

Eram tempos de lenda, em que história não tinha outro artifício além das memórias do que nunca havia acontecido. - Pág 82

Infelizmente um ponto negativo para mim é que tenho certeza de que perdi conexões que autor deixou propositalmente em alguns contos, contudo isso aconteceu porque esse foi meu primeiro livro lido do autor, portanto eu recomendaria que a leitura dos outros livros fosse feita anteriormente a leitura de ‘A cidade de vapor’, creio que isso tornaria a experiência ainda mais enriquecedora. Além disso, como em qualquer livro de contos, me identifiquei mais com algumas histórias, sendo as minhas favoritas ‘Blanca e o adeus’, ‘Uma senhorita de Barcelona’ e ‘Homens Cinzentos’. 


Recomendo demais esse livro para todos os leitores, assim como nós, Zafón é apaixonada pela escrita e entende perfeitamente o poder das palavras, por favor leiam e se encantem com esse contador de histórias que tem um dom como poucos escritores, me arrependi muito de não ter conhecido o autor antes, mas quero muito devorar todas as suas obras.

NOTA:


Carlos Ruiz Zafón foi o segundo escritor espanhol mais lido em todo o mundo e vencedor do prêmio literário Casino da Póvoa com o seu romance A sombra do vento, em 2006, prêmio concedido pelo Correntes d'Escritas, um dos maiores e mais antigos festivais literários de Portugal. O autor faleceu no ano de 2020, em decorrência de um câncer, tendo deixado uma obra magnífica que foi traduzida para mais de cinquenta idiomas e que foi lida por milhares de leitores ao redor do mundo.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!