Título Original: Além das Horas
Autor: Rejane Markman
Editora: SGDZ Books 
Páginas: 174
Ano: 2021
Gênero: Ficção

Sinopse: O que leva alguém a cometer um crime sem nunca ter praticado um ato de violência contra ninguém? O que determina a decisão fria de romper a lei e não se sentir culpado? A história aqui narrada mescla realidade e imaginação e tem como protagonista Jenny, filha de imigrantes britânicos. O livro retrata algumas características canadenses que não são vistas nos livretos turísticos. O ambiente em que se desenrolam os fatos é uma fazenda de uma pequena cidade da província da Columbia Britânica, do Canadá. Nossa heroína é casada com John, homem fraco e com uma história familiar trágica, que coloca a jovem em um dilema que ela, de forma solitária, deveria resolver para libertar-se da situação em que estava submetida. Durante o processo de humilhação, solidão e tristeza da sua relação amorosa, ela só conseguia ser ela mesma “além das horas” (do dia), nas noites em que dialogava consigo mesma e realizava as suas fantasias, exercitando a sua sexualidade. O seu companheiro de algumas noites de insônia era o Comendador, personagem estranho e enigmático, mas dotado de uma filosofia especial que influenciou a jovem. (FONTE)

‘Além das Horas’ é uma publicação da autora nacional, Rejane Markman, que vive no Candá, mesmo local onde se passa o enredo. O e-book se encontra disponível gratuitamente para os assinantes do Kindle Unlimited, que foi por onde eu realizei essa experiência de leitura.


Aqui vamos conhecer a história de Jenny, mas antes de chegarmos ao objetivo central desse enredo, a autora nos apresenta a história de sua família, o que nos dá uma visão mais ampla dos sentimentos e atitudes de nossa protagonista.

Tudo começa no ano de 1963, quando Edward Wallace (pai de Jenny), deixa a Inglaterra e vai morar no Canadá, com sua esposa Edith, para administrar algumas terras deixadas como herança pelo seu tio. Chegando lá eles se dão conta de que a propriedade estava em ruínas e de que seria necessária muita mão de obra para reergue-la. Com o tempo o casal providencia melhorias capazes de tornar a propriedade lucrativa, e alguns anos depois Edith tem seu primeiro filho, Theodoro, e 3 anos depois nasce Jenny. 

As crianças crescem na fazenda, mas quando chegam a idade adulta vão para a cidade fazer faculdade, até que Edward vem a falecer, fazendo com que Theo deixe os estudos para tomar conta das terras da família. Enquanto isso, Jenny acaba se casando com John, que por conta de seu histórico depressivo e seu relacionamento com a bebida, perde o emprego e não consegue se manter em nenhuma outra vaga. A saída que Jenny encontra é mudar-se para a fazenda com o marido, lá eles teriam trabalho, renda e um lugar para morar. 

O problema é que John muda bastante, não se adapta a vida no campo, passa a se desentender com a esposa, beber descontroladamente e a passar as noites fora de casa. Jenny até tenta chegar em um acordo com o homem que não a ama mais, mas John encontra nas regras da sociedade atual uma maneira de se aproveitar de Jenny e tudo o que seus pais lhes deixaram. Isso e outros acontecimentos sobrenaturais, levam a nossa protagonista a crer que apenas a morte de seu marido seria capaz de lhe devolver a paz e não prejudicar as conquista de sua família.


Quando comecei a leitura não sabia muito bem o que esperar do enredo, pois a sinopse do e-book não revelava muita coisa. Mesmo assim posso dizer que a narração me prendeu desde o início, e quanto mais eu lia, mais eu queria ler e saber onde tudo isso iria me levar.

O enredo toca em assuntos como família, relacionamento abusivo, preconceitos erguidos por uma sociedade machista, entre alguns outros. No entanto, uma pequena carga de sobrenatural é o que faz dessa história algo ainda mais peculiar.


Foi revoltante ver os abusos sofridos por Jenny dentro do seu casamento, a maneira como a sociedade da época obrigava a mulher passar por situações humilhantes e ainda se manter calada. Isso sem contar nos momentos de agressões e o que um divórcio implicaria na vida da protagonista e de seus familiares. É reconfortante olhar para os dias atuais e ver o quanto já conquistamos como mulheres, mas ao mesmo tempo é frustrante saber que os acontecimentos do passado ainda se fazem presente na vida de muitas mulheres.

O final nos revela o como pessoas em situações extremas podem revelar uma outra faceta até então desconhecida até por si mesmo. Fico feliz em ter recebido a proposta de Rejane para ler o seu livro e refletir sobre as situações levantadas nesse enredo. Super recomendo para vocês que gostam de conhecer o trabalho de novos autores nacionais e que também se interesse por enredos trazendo assuntos como esse envolvendo uma pitadinha de sobrenatural.

NOTA

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!