Título Original: Breathless
Sinopse: O romance mais pessoal da autora de Por Lugares Incríveis. Passar o verão numa ilha remota não era o plano de Claudine Henry. Ela deveria estar viajando de carro com sua melhor amiga, aproveitando cada minuto antes de ir para a faculdade. Mas depois que seus pais anunciam o divórcio, o mundo dela vira de cabeça para baixo — e Claude vai parar nesse destino improvável, acompanhando a mãe que tenta se reconstruir depois da separação. Ali, a garota não tem internet, sinal de celular ou amigos. Até que conhece Jeremiah. Com o espírito livre e um passado misterioso, a química entre os dois é imediata e irresistível. Enquanto vivem aventuras pelas praias, dunas e florestas, Claude e Miah tentam não se apaixonar — afinal, esse relacionamento tem os dias contados. Mas talvez viver esse romance seja exatamente do que Claude precisa para começar a escrever sua própria história. (FONTE)
'Sem Ar' é o mais recente romance de Jennifer Niven, mesma autora de 'Por Lugares Incríveis', um livro emocionante que me deixou apaixonada pela escrita da autora, por isso quando ouvi falar em seu novo lançamento, não pensei duas vezes em decidir lê-lo. No entanto ambos os romances são completamente diferentes, e 'Sem Ar' é o romance mais pessoal da autora, com vários momentos inspirados em sua própria vida, como por exemplo a separação de seus pais e o também como começou seu relacionamento com seu marido.
Aqui iremos conhecer Claudine Henry, uma garota de 18 anos que está prestes a fazer a viagem de seus sonhos com sua melhor amiga antes de irem para faculdade, mas as coisas mudam totalmente quando ela descobre que seus pais estão se divorciando. Como se isso não fosse pouco, seus pais pedem para que ela guarde esse segredo, pois como moram em uma cidade pequena, não querem virar assunto de um escândalo. É por isso também que a mãe de Claudine decide ir fazer uma viagem para uma ilha remota e leva a filha para lhe acompanhar.
Chegando lá, Claudine se vê sem amigos, sem internet e sem sinal de telefone. Ela começa a se dar conta tanto do afastamento do pai como o de sua melhor amiga, que agora que começou um relacionamento passou a andar sempre ocupada com outros planos. Mas é aí que também conhece Jeremiah, uma garoto de espirito livre que costuma ficar na ilha durante os verões para trabalhar. Ambos vão se aproximando, mas com total conhecimento de que será um erro se apaixonar, uma vez que seus destinos lhes reservam caminhos bem diferentes após o fim do verão.
Confesso que eu tive muita dificuldade para me simpatizar com a protagonista no começo, e só conseguia ver ela como uma garota mimada e rebelde fazendo tempestade em um copo de água, mas a partir do momento em que eu me coloquei no lugar da Claudine, lembrei de como eu era aos 18 anos e como eu reagiria com o afastamento de uma melhor amiga, é que entendi o tamanho da dor da personagem.
No meu ponto de vista o relacionamento com Jeremiah, foi algo que ajudou bastante no amadurecimento da protagonista, ver ela lidando com um sentimento tão intenso dentro de um relacionamento que tinha os dias contados, mostrou para Claudine a importância de cada pessoa em sua vida.
O enredo gira fortemente ao redor do relacionamento de Claudine e Jeremiah, além de seus dramas adolescentes, então não vá para essa leitura esperando algo maior que isso. Ainda assim, o livro passa uma importante mensagem de que nem sempre o chão aos nossos pés estará firme, que é normal o ver desabando de vez em quando, e que conseguir se manter firme nesses momentos exige muito mais de nós mesmo do que daqueles que estão ao nosso lado para nos dar apoio.
Como eu falei no começo, essa é uma história completamente diferente de 'Por Lugares Incríveis', com um drama bem mais leve que me fez ter emoções totalmente distintas de uma leitura para outra. Eu indico 'Sem Ar' para aqueles que gostam de leituras jovens, com dramas como primeira vez, sexualidade e amor de verão. É o típico livro para ler despretensiosamente.
NOTA:
OUTROS LIVROS DA AUTORA RESENHADOS NO BLOG:
JENNIFER NIVEN foi criada em Indiana, mas hoje mora com o marido e muitos gatos em Los Angeles, seu lugar preferido para andanças. É autora de Por lugares incríveis (2015) e Juntando os pedaços (2016), ambos best-sellers do New York Times. Também escreveu quatro romances para adultos, três livros de não ficção e, em parceria com Liz Hannah, o roteiro do filme de Por lugares incríveis, lançado em 2020 pela Netflix. Para mais informações, acesse ou encontre-a nas redes sociais: @jenniferniven.
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!