Título Original: The Secret Garden
Autor: Frances Hodgson Burnett
Editora: Darkside Books
Páginas: 288
Ano: 2021
Gênero: Ficção, Infanto-juvenil, Romance
Comprar: Amazon
Sinopse: O Jardim Secreto, uma história doce e delicada sobre o poder transformador da magia, da natureza e da amizade. Mais de cem anos depois, a DarkSide® Books encontrou a chave para o jardim e agora convida os leitores brasileiros a mergulharem neste emocionante clássico da literatura infantojuvenil. O Jardim Secreto conta a história de Mary Lennox, uma menina solitária que perde os pais em um surto de cólera na Índia e, como consequência, é enviada para uma mansão em Yorkshire para morar com seu tio misterioso. Cheia de incertezas diante da nova realidade cinzenta da Inglaterra, ela encontra consolo na natureza ao seu redor. E, quando descobre a existência de um jardim secreto nos terrenos da mansão e encontra a chave perdida, um mundo mágico se descortina diante de seus olhos. A menina e a natureza desabrocham juntas, em um percurso repleto de companheiros improváveis e amigos para vida inteira. Em uma de suas obras mais aclamadas, Frances Hodgson Burnett toca o coração dos leitores de todas as idades ao contar a história de Mary, uma menina rabugenta e desagradável; Dickon, um garoto doce e amigo dos animais; e Colin, um menino mimado e apavorado com a vida. E ela o faz com tanta maestria que o livro já ganhou inúmeras adaptações para o cinema e a tv, entre elas a versão da bbc, que estreou em janeiro de 1975, e o filme de 1993, dirigido por Agnieszka Holland e com Maggie Smith e Kate Maberly no elenco. Lírico e inesquecível, O Jardim Secreto é um livro que fascina crianças e adultos, inspirando a todos com sua receita secreta para vencer obstáculos, superar desafios e encontrar dentro de nossas essências um lugar onde a esperança sempre floresce. (SKOOB)
Eu sempre tive um carinho muito grande por essa história que conheci através do filme nos anos noventa, mas esse foi meu primeiro contato com o livro e posso adiantar que a minha experiência foi tão mágica como a que tive durante a infância.
Os capítulos são curtos e narrados de forma prática e objetiva, tanto que eu não queria parar de ler em nenhum momento.
Como se fosse as próprias estações do ano, nossa protagonista vai passando por mudanças que no final a fazem desabrochar e se transformar em uma pessoa totalmente diferente da que era ou da que poderia se tornar diante ao fato de estar sozinha no mundo. Foi muito bonito ver o caminho pelo qual ela e outros personagens importantes aqui percorreram para alcançarem suas mudanças.
‘O Jardim Secreto’ é um livro que nos faz acreditar na magia que existe na natureza e no poder da amizade. É extremamente lindo e me deu aquela sensação de quentinho no coração. O tipo de leitura que encanta adultos e crianças, por isso vem ultrapassando gerações e se mantendo vivo dentro de todos aqueles que o lê. Então se você está a procura de um livro encantador, capaz de te desligar de tudo que está a sua volta, e ainda ensinar lições valiosíssimas como a importância de superar os obstáculos da vida e acreditar no poder de transformação que existe dentro de você, eu super recomendo que leia ‘O Jardim Secreto’.
Nasceu em Manchester, Inglaterra, em 1849. Em 1865, depois da morte de seu pai, mudou-se com a mãe e os irmãos para a região rural do Tennessee, Estados Unidos, onde a família enfrentou dificuldades para ganhar seu sustento. Aos dezessete anos, Burnett vendeu seu primeiro conto para uma revista, e aos 22 já havia ganhado o suficiente para voltar à Inglaterra. De 1887 até sua morte, manteve casas tanto na Inglaterra quanto nos Estados Unidos. Seus dois casamentos terminaram em divórcio - o primeiro, com o dr. Swan Burnett, com quem teve dois filhos, durou de 1874 a 1898; e o segundo, com o ator Stephen Townsend, de 1900 a 1902. Burnett escreveu diversos romances populares para adultos, entre eles That Lass o’ Lowrie’s (1877), Through One Administration (1883) e The Shuttle (1907), bem como várias peças e um livro de memórias da infância: The One I Knew Best of All (1893). No entanto, é lembrada principalmente pelos romances que escreveu para crianças: O pequeno lorde (1886), A princesinha (1905; uma versão expandida da novela Sara Crewe, de 1888, e da peça The Little Princess) e O jardim secreto (1911). Morreu em 1924, em sua casa em Long Island.
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!