Título Original: 

Autor: Neil Gaiman

Editora: Intrínseca

Páginas: 288 

Gênero: Ficção/ HQ, comics e mangá/ Literatura Estrangeira/ Aventura

Ano: 2021 

Comprar: Amazon

Sinopse: Sem medo de desbravar novos mundos e com um talento único para construir tramas e universos extraordinários, Neil Gaiman é um dos escritores mais aclamados da literatura. Com a publicação de Sandman, no final da década de 1980, o autor foi catapultado ao sucesso — a HQ revolucionou o gênero e conquistou milhares de leitores. Desde então, Gaiman navegou por inúmeros estilos e formatos, mas até hoje os quadrinhos ocupam posição de destaque em sua vasta e deslumbrante carreira. Para honrar o gênero que o consagrou, a Intrínseca dá início à publicação de um projeto inédito e exclusivo, uma coleção que reúne histórias do autor adaptadas para os quadrinhos por artistas renomados: a Biblioteca Gaiman. Em edição de luxo com capa dura e fitilho, além de ilustração de capa assinada por Shiko, prefácio de Cris Peter e projeto gráfico de Antonio Rhoden, o primeiro volume da coleção traz cinco histórias que contêm a estranheza subversiva tão característica das obras de Gaiman, que ganham vida com as artes dos brilhantes Shane Oakley, Michael Zulli, P. Craig Russell e John Bolton. Na trama que abre a coletânea, As noivas proibidas dos demônios desfigurados da mansão secreta na noite do desejo sinistro, um escritor com bloqueio criativo muda os rumos de sua inspiração após uma visita inesperada e uma conversa sincera com um corvo. Em Criaturas da noite, Gaiman une o mundano ao sobrenatural, uma de suas marcas registradas, em uma história sobre gatos pretos misteriosos, corujas e demônios. Na obra seguinte, Mistérios divinos, um cigarro compartilhado entre dois homens dá início a uma trama sobre o primeiro assassinato do mundo, unindo céu e terra, amor e morte. Em A verdade sobre o desaparecimento da srta. Finch, uma mulher que não se chama srta. Finch desaparece após participar da atração de um circo estranho, macabro e um tanto quanto feroz. Por fim, subvertendo a clássica história de amor do Arlequim e da Colombina, Arlequim apaixonado tem início quando uma mulher encontra um presente estranho e sanguinolento pregado em sua porta, obra de um admirador invisível e imprevisível. Para o autor de Deuses americanos, Coraline e tantos outros clássicos, escrever envolve quebrar regras, desafiar limites, se render ao inesperado e construir mundos em que o surreal e o cotidiano se unem em narrativas fantásticas, sombrias, poéticas — e assustadoramente reais. Prepare-se para conhecer uma edição especial e inesquecível e mergulhar em histórias que só Neil Gaiman poderia contar. (SKOOB)


'Biblioteca Gaiman' é um lançamento de 2021 do autor Neil Gaiman e publicado pela Editora Intrínseca, obrigada por ceder este exemplar para resenha! 

Essa HQ reúne diversas histórias escritas por Neil Gaiman, entretanto eles não têm relação entre si. Na primeira história vamos acompanhar duas narrativas diferentes: a primeira é a do escritor e seu dilema com a arte da escrita, em segundo plano temos os acontecimentos da sua história se desenrolando. Aqui o autor faz uma crítica aos escritores e leitores cult que desconsideram o gênero fantástico e é depois de conversar com um corvo falante, que o escritor percebe que estava preocupado demais com a opinião alheia e por isso jamais conseguia ir adiante com a escrita. Na segunda história, 'O Sacrifício', acompanhamos outro escritor, mas o protagonista é na verdade o Gato Preto e suas atividades noturnas que resultam em surras, com poucas páginas, é uma narrativa rápida e qualquer detalhe a mais pode estragar as surpresas que o autor introduziu na trama. 


Em 'A Filha da Coruja' vamos conhecer um bebê que foi abandonado numa igreja e pela superstição do vilarejo é exilada num convento, mas os rumores de sua grande beleza logo atraem os homens perversos da vila, aqui não há contos de fadas, pelo contrário, conhecemos a podridão que habita o coração dos homens. Em 'Mistérios Divinos', Neil Gaiman conta a sua própria versão da Criação, é muito interessante como ele apresenta os conceitos de amor, morte e vingança; semelhante a primeira história, aqui também há duas narrativas paralelas e diversos easter eggs que conectam as duas tramas, conheceremos o primeiro crime envolvendo anjos e o que parecia óbvio vai na verdade proporcionar diversas reflexões sobre certo, errado e livre-arbítrio. 

Não é seu lado satírico que o faz mirar no lugar-comum, na monotonia. É apenas uma questão de tédio. - Pág 48

Seguimos para 'A Verdade Sobre o Desaparecimento da Srta. Finch' que nos apresenta o Teatro dos Sonhos Noturnos que apesar de seus truques baratos, pode realmente realizar os sonhos mais profundos de seu público, começamos essa história já sabendo que a Srta. Finch, que não se chamava assim, jamais retornou deste local bizarro. E por fim há 'Arlequim Apaixonado', uma história rimada que à primeira vista parece um conto de amor, mas logo Gaiman traz seu toque excêntrico, com toques de humor negro quando o Arlequim espeta seu coração na porta de sua amada Missy, logo somos introduzidos ao final inesperado, mais em uma vez em poucas páginas o autor sai do convencional e subverte as expectativas. 


De todas as obras que eu já li do autor, essa foi umas melhores, principalmente pela experiência visual, acredito que isso fez toda a diferença na leitura, os traços são lindos e por vezes quando os personagens estão em segundo plano suas silhuetas são distorcidas em algo macabro, isso nos faz refletir sobre se essa mão seria a verdadeira essência dos personagens de Gaiman, o ser humano capaz de coisas indescritíveis, tanto para o bem quanto para o mal. Porém ainda não foi dessa vez que autor me conquistou com uma história cinco estrelas, mesmo quando ele escreve sobre o fantástico, suas tramas parecem não focar tanto na parte mágica, que é justamente o que me atrai. 

Talvez seja verdade que todos os acontecimentos obedecem à sua vontade e que portanto são bons. Mas às vezes você deixa os instrumentos sujos de sangue. - Pág 177

A HQ está belíssima, a Editora Intrínseca caprichou nessa edição, então eu recomendo a obra para todos os fãs do autor e para quem conhecer a sua escrita, aqui é possível descobrir qual vertente de escrita mais combina com suas expectativas de leitor e os desenhos contribuem para a imersão na história, eu li aos poucos apreciando cada detalhe da história.


NOTA

OUTROS LIVROS DO AUTOR RESENHADOS NO BLOG:




Neil Gaiman nasceu em Hampshire, Inglaterra, e hoje mora nos Estados Unidos. Começou a carreira como jornalista, mas logo ingressou no mundo dos quadrinhos, com a aclamada e revolucionária série Sandman, e outras publicações de sucesso, como Os livros da Magia e Orquídea Negra. Depois, conquistou a ficção adulta com Deuses Americanos e Belas Maldições e a literatura infantojuvenil, com Coraline e O livro do cemitério. 

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!