Título Original: A sky beyond the storm

Autora: Sabaa Tahir

Série: Uma chama entre as cinzas #04 

Editora: Verus

Páginas: 490 

Ano: 2021 

Gênero: Fantasia/ Romance/ Literatura Estrangeira 

Comprar: Amazon


Sinopse: Um céu além da tempestade é o devastador volume final da aclamada série Uma chama entre as cinzas. Em Um céu além da tempestade, após ficarem mil anos aprisionados, os djinns partem para o ataque, dizimando vilarejos e cidades. Mas, para o Portador da Noite, a vingança contra os humanos é apenas o começo. Ao seu lado, Keris Veturia se declara imperatriz e ameaça de morte todos aqueles que a desafiarem. No topo da lista estão a Águia de Sangue e o que resta de sua família. Laia de Serra, agora aliada da Águia de Sangue, luta para se recuperar da perda das duas pessoas mais importantes de sua vida. Determinada a impedir o apocalipse que se aproxima, ela se lança à destruição do Portador da Noite. No processo, desperta um poder ancestral que pode levá-la à vitória – ou a uma tragédia inimaginável. E, nas profundezas do Lugar de Espera, o Apanhador de Almas busca apenas esquecer a vida – e o amor – que deixou para trás. No entanto, fazer isso significa ignorar a trilha de assassinatos deixada pelo Portador da Noite e seus djinns. Para manter seu juramento e proteger o mundo humano do sobrenatural, o Apanhador de Almas deve olhar para além das fronteiras de sua terra. E assumir uma missão que pode salvar – ou destruir – tudo o que ele conhece. (SKOOB)


O livro 'Um céu além da tempestade' é um lançamento de 2021 da Verus Editora e a conclusão da série 'Uma chama entre as cinzas' da autora Sabaa Tahir, então esteja avisado que essa resenha CONTÉM SPOILERS. 

Começamos a história com Laia e Helene em Adisa depois de fugir de Antium por conta da invasão dos Karkauns, Marciais e Eruditos estão trabalhando juntos para impedir o avanço da comandante Keris e o Portador da Noite, ao mesmo tempo que o Apanhador de Almas aceitou seu trabalho como o escolhido da Morte e deixou para trás todas as pessoas que ainda o tornavam humano. 


Essa é uma das minhas séries de fantasia favoritas da vida, então expectativa para essa conclusão não faltava, eu sou muito apegada a esses personagens e queria saber como a autora iria amarrar todas as pontas soltas. A narrativa ainda está alternada entre os três protagonistas, mas aqui temos mais capítulos contados do ponto de vista do Portador da Noite, então vamos entendendo a sua história e seus planos para a humanidade. 

A Sabaa Tahir é perfeita ao nos fazer sentir empatia por um vilão, é impossível não se relacionar com a dor da perda do Portador, é inevitável não entender os séculos de ódio entre Marciais e Eruditos e mesmo assim querer que todos os personagens encontrem o seu final feliz. A Laia que era voz mais forte dentro da história no primeiro livro foi perdendo destaque ao longo da série e nesse ela tem um papel importante a desempenhar, mas ela tem atitudes burras que me fizeram revirar os olhos, eu não desgosto da personagem e fico orgulhosa de dizer que eu já tinha descoberto sobre o que era a escuridão dentro dela nos livros anteriores, mas mesmo assim ela não reconquistou seu posto para mim. 
Quem dera não tivesse trazido à luz mágica alguma, amado esposa alguma, gerado criança alguma. Quem dera Mauth jamais tivesse me dado um nome. - Pág 9
Elias é um excelente protagonista, é muito triste ver o que ele se tornou, principalmente porque ele fez tudo pelos outros e isso gerou consequência inimagináveis para ele. Acompanhar sua luta para se tornar humano novamente e fazer as pazes com o seu passado cheio de mortes, dor e luta foi incrível, eu esperava que ele fosse mais um líder nato, mas fiquei satisfeita com o seu final. 
Você é meu mensageiro aqui, no fim, e, se não contar a eles, não haverá um céu além da tempestade. - Pág 56
E por fim, a verdadeira protagonista dessa história, Helene. Essa personagem cresceu em mim ao ponto de se tornar a minha favorita, eu consegui relacioná-la com outra personagem que é a minha favorita da vida, Sansa Stark; o amor dela pela sua pátria, o desejo de que seu povo fosse livre e o mais angustiante de tudo – suas perdas sucessivas que teriam derrotado qualquer um, mas só a deixavam mais forte e determinada. A Helene tinha tudo para ser só mais uma antagonista, mas a Sabaa incutiu nela uma personalidade feroz e por ela, você sonharia com um Império melhor. 
E, em vez de odiar meu coração, comecei a me admirar com a força dele, com o fato de bater insistentemente. Estou aqui, ele parece dizer. - Pág 477
Mas vamos a grande pergunta: o final foi tudo o que eu esperava? 
Não, achei que ela poderia ter desenvolvido a parte fantástica melhor, a explicação para a escuridão da Laia foi conveniente e muito Deus Ex Machina, você conhece pouco sobre a história desse ser e não foi possível criar uma conexão. Outras coisas foram ditas ao invés de mostradas, eu queria entender mais sobre a comandante e ela terminou tão misteriosa quanto no início, eu queria ver o encontro entre Avitas e Elias, mas só é dito o quanto eles conversaram, mas não vemos o diálogo, esse livro acabou sendo o que eu menos gostei, mas não deixa de ser incrível também, contudo perde em profundidade para o anterior. 


Essa série vai ficar para sempre comigo, eu terminei aos prantos com determinadas perdas e recomendo demais para quem é ou quer se tornar leitor de fantasia, pois é uma jornada que vale a pena. Eu já estou planejando uma releitura para daqui há alguns anos e embora eu não tenha gostado nem um pouco do final da Helene, uma vez que tudo só foi sendo tirado dela, eu não podia deixar de admirar sua força em seguir lutando por todos aqueles que um dia a amaram, com certeza eu quero voltar para acompanhar (e sofrer) mais uma vez com a sua jornada, definitivamente minha segunda protagonista preferida, tenho certeza de que ela e Sansa teriam muito a ensinar uma a outra (risos). 

Por favor leiam essa série e espalhem a sua palavra, e para quem já leu, me conta se gostou do final ou o que faltou para o livro ser cinco estrelas. Estou ansiosa para as próximas publicações da autora e eu não me importaria se ela seguisse escrevendo nesse mundo, ainda tem muita história para contar.

NOTA:

OUTROS LIVROS DA AUTORA RESENHADOS NO BLOG:

  

Sabaa Tahir cresceu no deserto de Mojave de Califórnia em motel 18 quartos de sua família . Lá, ela passou seu tempo devorando romances de fantasia , invadindo esconderijo de quadrinhos de seu irmão e tocar guitarra mal. Ela começou a escrever uma brasa nas cinzas enquanto trabalhava noites como um editor de jornal . Ela gosta de indie rock estrondoso , meias berrantes e todas as coisas nerd. Sabaa atualmente vive em área da Baía de San Francisco com sua família.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!