Título Original: Mexican Gothic
Autora: Silvia Moreno-Garcia
Editora: DarkSide Books
Páginas: 288
Gênero: Ficção/ Horror/ Literatura Estrangeira
Ano: 2021
Comprar: Amazon
Sinopse: Noemí Taboada é uma jovem independente e chique que mora na fervilhante Cidade do México. Entre as manhãs de estudo na faculdade e as noites glamourosas de festas e bailes, ela gosta de passear em seu carro conversível, ouvir música e sonhar com um futuro onde as mulheres possam fazer suas próprias escolhas — e viver grandes aventuras. A rotina de Noemí muda drasticamente quando seu pai recebe uma carta de sua prima Catalina, recém-casada com um inglês. A carta é, na verdade, um pedido desesperado de socorro, pois Catalina acredita que corre perigo em High Place, a mansão isolada onde vive confinada com o marido e a família dele. Convocada a investigar o mistério na cidadezinha de El Triunfo, Noemí parte com seu batom vermelho, seus melhores looks e uma dose extra de coragem. Mas nem mesmo nossa intrépida heroína estava preparada para os horrores que a esperavam em uma mansão assombrada por um mal abominável.(SKOOB)
'Gótico Mexicano' é um lançamento de 2021 da Editora DarkSide e o primeiro livro da autora Silvia Moreno-Garcia publicado aqui no Brasil.
Vamos acompanhar a história de Noemí Taboada, uma jovem socialite e de espírito livre, que vê sua vida mudar quando recebe uma carta da sua prima Catalina, cheia de passagens estranhas e divagações, a tal carta deixa Noemí e seu pai aflitos, por conta disso ela recebe a missão de ir até El Triunfo e descobrir exatamente o que está acontecendo.
High Place, a mansão decrépita da família Doyle é um local estranho e que parece guardar muitos segredos. Os habitantes da cidadezinha parecem manter distância da família e tem algumas histórias horripilantes sobre o cemitério que ronda a propriedade, e os empregados são simples adereços, incapazes de reagir a qualquer estímulo. A partir daí Noemí vai passar por situações que beiram o absurdo e o leitor vai começar a se questionar o que é real e o que é imaginação.
Eu acompanhei a hype desse livro quando ele foi lançado no exterior e quando soube que ele seria lançado no Brasil já formulei planos para adquiri-lo, sou uma grande fã de 'O Morro dos Ventos Uivantes' e amo ficção gótica, então esse livro tinha tudo para me agradar. Aqui vamos passear por diversos gêneros: suspense, terror e fantasia, a autora conseguiu me fazer devorar o livro e permear a história de diversas críticas sociais com personagens tão odiosos.
Estava viva de mais de uma maneira; em seu âmago apodrecido jazia o cadáver de uma mulher, com os membros retorcidos e cabelo quebradiço. E o corpo abriu a boca, gritando dentro da terra. - Pág 207
O patriarca Howard é um defensor da superioridade inglesa e parece controlar todos os membros da família, o marido de sua prima, Virgil, causa arrepios em Noemí, embora pareça um homem culto e bonito, por vezes ele tira a máscara e mostra sua verdadeira essência, Florence é a sobrinha renegada ao posto de governanta, mas que acredita ser superior pelo sangue que corre em suas veias e não hesita em deixar claro o seu desprezo e por fim Francis, o primo que parece destoar das ideias colonialistas da família e aparentemente o único aliado que Noemí vai encontrar.
A família Doyle é a típica representação do colonialismo inglês, sua ideia de superioridade é tão absurda que eles trouxeram terra inglesa para colocar na propriedade! As críticas sobre o papel da mulher estão em toda parte também, Noemí não pode ser uma mulher festeira e inteligente, não pode sair com vários homens e deve abrir mão de sua liberdade no matrimônio. Mas não se engane, a protagonista não deixa barato as provocações que recebe e bate de frente com a família ao mesmo tempo em que denuncia essas falácias sobre eurocentrismo e machismo.
Catalina era a esposa dele, e Virgil era a pessoa que podia fazer escolhas por ela. Mulheres mexicanas não podiam nem votar. - Pág 92
Acredito que esse livro é o exemplo perfeito de uma história na qual o leitor deve ir sem saber muito, é justamente essa distorção da realidade e a busca pelo entendimento que tornam a experiência gratificante, a ambientação é um personagem a mais na história e logo, logo o leitor se vê desconfiando de High Place e procurando as pistas entre as paredes da casa. Mas fica o alerta, o final pode ser a diferença entre amar essa história ou odiá-la.
Eu formulei diversas teorias sobre o que estava ocorrendo e fico feliz em dizer que estava certas em partes, mas o final se encaminha para algo que eu não esperava, aqui Silvia Moreno-Garcia pende para o lado sobrenatural e recebemos uma enxurrada de informações, acredito que faltou desenvolver melhor essa parte, algumas pontas ficam soltas o que levou a descoberta dessa “magia” e a possibilidade de disseminação da mesma, contudo acredito que a jornada valeu muito a pena, esse foi só um detalhe que não minimiza em nada a experiência de leitura.
Indico 'Gótico Mexicano' a todos os leitores que querem se aventurar mais na ficção gótica, a todos que são apaixonados por mansões antigas que exercem um papel central na trama, a história cumpre o seu propósito e entrega tudo que promete na sinopse. Não estranhe se encontrar Noemí tomando chá com Jane Eyre ou compartilhando planos de vingança com Heathcliff.
NOTA:

Nascida no México e atualmente morando no Canadá, Silvia Moreno-Garcia tem mestrado em Ciência e Tecnologia pela Universidade da Colúmbia Britânica, compilou diversas antologias e é editora na Innsmouth Free Press. Ela também atua como colunista para o Washington Post e faz críticas literárias para a National Public Radio (NPR). Além de Gótico Mexicano, é autora de Gods of Jade and Shadow, Certain Dark Things, Untamed Shore entre vários outros livros.
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!