Oi pessoal, eu sou uma grande fã de Contos de Fadas, principalmente as versões mais adultas e sangrentas que divergem dos clássicos filmes da Disney, minha leitura mais recente dessa leva foi 'Stepsister', e foi aí que eu tive a ideia de criar esse post aqui no blog.
Eu trouxe releituras de diferentes contos e que trazem propostas diferentes, um dos primeiros livros que li que se enquadram nessa categoria e um dos meus favoritos foi 'Cinder', o primeiro livro das Crônicas Lunares da autora Marissa Meyer. Nessa série, os seres humanos colonizaram a lua e o povo lunar adquiriu certos dons, enquanto isso os terráqueos se desenvolveram tecnologicamente e Lihn Cinder - a nossa protagonista - é uma cinderela ciborgue que vê sua vida cruzar com o príncipe Kai quando é procurada pelo mesmo por seus talentos mecânicos.
A série é composta de quatro livros e cada um traz uma protagonista diferente oriundas de outros contos dos irmãos Grimm, porém a trama principal é a mesma, portanto eu recomendaria a leitura na ordem. Eu amei demais essa proposta mais sci-fi e estou desesperada por um livro focado nessa colonização lunar, a Marissa Meyer tem uma ótima escrita e a ideia desse livro me conquistou de cara, meu livro favorito é Scarlet e tem o casal mais perfeito (suspiro).
'Corte de Espinhos e Rosas' é um clássico das releituras já, Sarah J. Maas é autora do aclamadíssimo Trono de Vidro (que vai ter post aqui no blog assim que eu finalizar a série!) e quando escreveu ACOTAR ela se baseou na lenda da Bela e a Fera e um pouquinho no mito de Hades e Perséfone, essa é uma série que fantasia e romance estão presentes em iguais medidas, então é uma ótima indicação para quem quer se aventurar em um dos gêneros, mas vamos a sinopse.
ACOTAR conta a história da Feyre, a irmã mais nova da família Archeron, que é responsável por prover o sustento da casa e "trabalha" como caçadora, ela acaba encontrando um lobo e tomada pela raiva dos feéricos que ficaram com a maior quantidade de Prythian, ela mata o animal. No mesmo dia, ela se vê sendo obrigada a cumprir as regras de um tratado firmado há anos, ela é então levada por uma besta para o outro lado da muralha para viver na Corte Primaveril.
E por fim 'Stepsister' da Jennifer Donnelly, minha leitura mais recente nesse nicho. Essa é a história da meia-irmã má da Cinderela, aqui vamos descobrir o que houve depois do felizes para sempre do conto de fadas. Isabelle é uma das irmãs feias, ela foi obrigada a cortar o próprio pé para conquistar o príncipe, mas logo é desmascarada, com Ella tornando-se a rainha e todos no vilarejo descobrindo o que a madrasta e suas filhas fizeram com a garota, elas são condenadas ao ostracismo social. Isabelle busca então uma forma de manter o sustento da família, enquanto luta contra a amargura por sua mãe que tenta transformá-la no modelo de "mulher ideal".
A parte fantástica desse livro está mais voltada para o realismo mágico, temos aqui o surgimento das Moiras que já definiram o destino de Isabelle, bem como outro ser que vai ser responsável por dá-la outra chance (literalmente!). A jornada de autodescoberta de Isabelle e por extensão dos outros personagens é incrível, principalmente porque ela e sua irmã foram obrigadas a serem daquele jeito, uma vez que seus sonhos iam na contramão do papel social esperado de uma mulher.
Eu espero que vocês gostem dessas indicações, esse é uma tema de livros que eu adoro ler e acredito que as releituras permitem inovar bastante com histórias tão conhecidos. Eu já separei alguns livros que quero ler com essa temática e logo logo trago mais indicações, mas me conta quais são as suas releituras favoritas.
Que dicas de livros legais! Embora eu tenha ouvido falar bastante de Cortes de Espinhos e Rosas, não li o livro e nem me interessei em pesquisar sobre, mas com você dizendo que o livro é um releitura da Bela e a Fera fiquei com vontade de ler.
ResponderExcluir