[Resenha] DVD: Devoção Verdadeira a D.- @DarkSide Books

postado dia 14 setembro 2021

Título Original: Devoção Verdadeira a D.
Autor: César Bravo
Páginas: 384
Gênero: Horror/ Terror
Ano: 2020
Comprar: Amazon
Sinopse: Histórias de sangue sempre voltam para nos assombrar. Seremos devotos de D., confiando em sua palavra para visitar a cidade maldita mais uma vez? O mestre brasileiro do terror, Cesar Bravo, expande o próprio tempo e mostra que as raízes infernais de Três Rios são bem mais antigas e profundas do que poderíamos imaginar. Em DVD: Devoção Verdadeira a D., tudo está ultra conectado, com verdades e personagens que vão muito além da carne. Quem ficou sem dormir por conta das visões perturbadoras de VHS: Verdadeiras Histórias de Sangue precisa se preparar. Bravo nos apresenta histórias ainda mais sangrentas, contos que se retroalimentam e se fundem, filhotes cruéis que nasceram no coração da terra faminta de Três Rios. O silêncio pandêmico ecoa diante de personagens tão reais quanto assustadores, e novos registros aterrorizantes se unem a outras obras da carreira do autor. (SKOOB)
 
'DVD: Devoção verdadeira a D.' é um livro nacional do autor César Bravo e foi um lançamento de 2020 da Editora Darkside, que cedeu o livro para resenha, obrigada! 

Neste livro retornamos à cidade fictícia de Três Rios e outros municípios limítrofes que compõe o Noroeste Paulista, para acompanhar mais 21 contos macabros e cheios de reflexão. Seguindo a tradição iniciada em VHS, o primeiro conto é ambientado na locadora FireStar e vamos acompanhando a substituição das antigas fitas VHS por DVD, apesar disso a locadora ainda mantém os vídeos bizarros no catálogo para seus clientes mais fiéis. 




Depois de ler o trabalho anterior do autor, eu já sabia que nem todos os contos tinham a intenção de assustar o leitor, pelo menos não no sentido tradicional, mais uma vez César Bravo nos provoca com a maldade humana e causa reflexão e desconforto no leitor, afinal nem sempre o monstro que se esconde dentro de cada um é visível externamente. Além disso, o autor conecta algumas histórias que vimos em VHS nesse livro, desde menções a personagens protagonistas em outros contos até lendas que anos depois ainda são recontadas aos jovens de Três Rios. 

Se existe um lugar mais escuro que a própria solidão humana, o endereço é o arrependimento. - Pág 106

Nem todos os contos me agradaram e por serem histórias curtas, acho bem mais interessante deixar que o leitor tire suas próprias conclusões, porém não posso deixar de mencionar minhas histórias favoritas e deixar o alerta para todos. Sendo assim, nós temos em ‘Ballet Royale’ sessões de tortura de deixar o leitor com repulsa, mas que traz uma mensagem bem importante, afinal quando você passa a ser a vítima tudo adquire um tom mais diabólico né? E é assim que mães, professoras e tias abusivas vão se confrontar com as barbaridades cometidas por elas contra crianças indefesas. 




Em ‘O homem da terra’ César Bravo nos apresenta a família Dulce, os fundadores de Três Rios como conhecemos hoje, apesar de não se aprofundar muito no tema, esse conto traz detalhes sobre a imigração italiana para o Brasil, e é por meio do pacto feito por Ítalo Dulce que temos noção do quanto era desesperador para estas famílias chegarem em terras tupiniquins e se descobrirem tão sem esperança quanto quando deixaram suas terras em busca de um sonho melhor. 

Um homem detesta a velhice porque é nela que ele finalmente entende quanto tempo perdeu. - Pág 159

Em ‘Gaiolas abertas’ damos boas-vindas novamente a Hermes Piedade, o homem mais poderoso e odiado de Três Rios, é sempre interessante acompanhar esse personagem tão controverso, principalmente porque todas as mazelas que envolvem a cidade estão diretamente ligadas com o seu abatedouro e eu só posso dizer uma coisa: aquele final me fez pensar com quem exatamente o Sr. Piedade tem uma sociedade, nesse livro César Bravo caprichou na presença do maior empresário da cidade. E tomem cuidado habitantes de Três Rios, pois suas ações podem não ser tão discretas quanto acreditam! Em ‘Polaroid Colorpack 80’ e ‘A voz que caminhava’ conseguimos acompanhar muitas brutalidades cometidas na cidade e documentadas por voyeurs




Como eu já havia dito na resenha do livro anterior, não espere morrer de medo, o objetivo do autor é causar desconforto e repulsa no leitor, e como já é comum em livros de contos nem todos me agradaram, mas acredito que para quem quer começar no gênero é interessante essa leitura, afinal você pode ir descobrindo o que funciona ou não com você neste gênero. A edição está impecável e combina com o outro livro do autor, tenho certeza de que teremos muitas histórias ambientadas nessa cidadezinha macabra.

NOTA

OUTROS LIVROS DO AUTOR RESENHADOS NO BLOG:


Nascido em 1977, em Monte Alto, São Paulo, foi apenas recentemente que Cesar Bravo deu voz à sua relação visceral com a literatura. Durante sua vida, já teve diversos empregos — ocupando cargos na indústria da música, na construção civil e no varejo. É farmacêutico de formação. Bravo publicou suas primeiras obras de forma independente, e em pouco tempo ganhou reconhecimento dos leitores e da imprensa especializada. É autor e coautor de contos, romances, enredos, roteiros e blogs. Transitando por diferentes estilos, possui uma escrita afiada, que ilumina os becos mais escuros da psique humana. Suas linhas, recheadas de suspense, exploram o bem e o mal em suas formas mais intensas, se tornando verdadeiros atalhos para os piores pesadelos humanos. Cesar é um admirador e seguidor dos grande mestres, devoto de Edgar Allan Poe e H.P. Lovecraft. Com uma voz única e muito brasileira, o terror nacional volta a respirar na pele da nova geração de autores e leitores sedentos por histórias que dêem voz a nossa identidade, mas que nos levem muito além da carne.

Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Amei a resenha! Gosto de suspense, mas acho que alguns contos que você citou me deixariam com medo. rsrsrs

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!