Título Original: On to Watch
Autor: Kate Stayman-London
Editora: Paralela
Páginas: 384
Gênero: Literatura Estrangeira/ Romance/ficção
Ano: 2021
Comprar: Amazon
Sinopse: Um dos melhores livros do ano segundo Time, Marie Claire, NPR e Mashable. “Uma leitura viciante, incrivelmente esperta… uma estreia extraordinária” ― Jasmine Guillory, autora best-seller do New York Times Bea Schumacher é uma blogueira de moda plus size que tem amigos maravilhosos, uma família dedicada, uma legião de seguidores… e um coração partido. Para se distrair, toda semana ela acompanha o viciante reality show É pra casar, em que uma pessoa busca o amor verdadeiro entre vinte belos pretendentes. Justo quando Bea desiste de vez de procurar pelo amor, ela recebe uma proposta intrigante: É pra casar quer que ela seja a próxima estrela do programa. Bea concorda, mas com uma condição: ela não vai se apaixonar de jeito nenhum. O que ela quer é dar mais visibilidade para sua carreira e para outras mulheres plus size, inspirando pessoas no país inteiro a se aceitarem. Mas, quando as câmeras começam a rodar, ela percebe que as coisas serão mais complicadas do que ela esperava… Em uma narrativa montada a partir de tweets, roteiros e blogs de fofocas, Kate Stayman-London nos convida a mergulhar no mundo incrivelmente real de Bea. (SKOOB)
Olá. gente! Tudo bem?
Passando o feed do Instagram me deparei com um livro que muito me chamou atenção pela capa, pois trazia a junção das minhas duas cores preferidas (rosa e azul) e principalmente por ter uma belíssima ilustração de uma mulher gorda na capa. Imediatamente já corri para saber mais sobre essa história e descobri que seria lançada pela Editora Paralela, recentemente recebi o meu exemplar e agora vou contar tudinho para vocês, hoje vamos conhecer Bea, a protagonista do lançamento 'De olho nela'.
Bea Schumacher é blogueira.
Bea Schumacher é modelo Plus size.
Bea Schumacher é viciada em realitys de casamento.
Bea Schumacher teve um amor que a deixou com o coração partido.
Bea Schumacher é a protagonista de sua vida, mas nem sempre foi assim, em 'De Olho Nela' conhecemos a trajetória dessa mulher que teve sua vida transformada após uma viagem a Paris, Bea agora é empoderada e muito questionadora e durante uma noite de bebedeira ela acaba fazendo um post no blog sobre o seu reality favorito de casamento, porém não são elogios, Bea mostra que não há representatividade, são pessoas totalmente dentro do padrão estético e esse post viraliza.
Bea acorda com a notícia que seu texto está fazendo o maior sucesso, ela está assustada e assimilando o que está acontecendo, tempos depois ela é chamada pela produtora do programa para ser a mocinha que terá seu coração conquistado por um dos 25 pretendentes e no final ela irá se casar, apesar de ter um receio muito grande ela decide participar, mas sem se comprometer a sair casada de lá, ela quer se aventurar, mas sem cobranças. A emissora vê a chance de mostrar uma edição com uma protagonista gorda e que pode fazer com que muitas telespectadoras se reconheçam e trabalhem a aceitação delas mesmas.
Mas será que Bea está realmente pronta para abrir seu coração para alguém?
Bea está preparada para se expor num grande canal e ficar mais conhecida pelo grande público?
E que consequências isso trará?
A narrativa é muito diferenciada, pois ao folhear das páginas, vamos acompanhando mensagens reescritas do Twitter, blogs, revistas e diversos meios de comunicação, isso já faz com que o ritmo da leitura seja diferente, além de que os capítulos são divididos por episódios do reality, enfim uma diagramação não convencional e que cumpre com o propósito de passar a ideia de uma narrativa contemporânea e condizente com o mundo digital que faz parte do trabalho de Bea.
Como eu disse, os capítulos que se passam no Reality É Pra Casar são como se fosse episódios, cada um deles vai eliminando parte dos pretendentes, nas gravações vemos de perto vários absurdos, alguns dos caras são totalmente sem noção e mostram que estão cheios de preconceitos, Bea é atingida por isso, confesso que algumas falas são gatilhos para pessoas gordas (eu sou uma mulher gorda e já ouvi muitas dessas mesmas frases gordofóbicas), então fica o aviso para gatilhos não só de gordofobia, mas também de misoginia, machismo e discurso de ódio, além de gatilhos de rejeição e relacionamento abusivo.
Ao decorrer do programa vemos de perto o amadurecimento da personagem e por vezes concordamos ou discordamos das atitudes dela, achei isso um ponto positivo, pois a autora traz lados da mesma história fazendo com que o leitor se envolva nas situações que estão acontecendo. Sobre os pretendentes de Bea, a cada novo capítulo estamos ali vendo os encontros, fala e atitudes deles, alguns são muito fofos e outros nem tanto, mas com certeza alguns se destacam mais e fica a dúvida qual deles conseguirá conquistar o coração da nossa mocinha.
Aliás a editora está trazendo livros com personagens gordas, recentemente li 'Acorda para vida, Chloe Bronw' e estou feliz que essa diversidade esteja sendo trazida para nós através da literatura. 'De Olho Nela' foi uma boa leitura, achei que o final foi um pouquinho corrido, queria um pouco mais das cenas finais, mas nada que atrapalhe na narrativa. Recomendo muito a leitura!
E aí, já leu ou quer ler 'De olho nela'?
Contaaaaaa tudo!
NOTA:

KATE STAYMAN-LONDON é romancista, roteirista e estrategista política. Ela trabalhou para figuras notáveis, desde o presidente Obama até Cher. Quando não está ocupada, Kate pode ser encontrada ranqueando músicas da Taylor Swift, rindo com amigos, bebendo vinho e, é claro, assistindo reality shows.
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!