Título Original: Why we can't wait
Autor: Martin Luther King Jr
Editora: Faro Editorial
Ano: 2020
Páginas: 174
Gênero: Ciências Sociais / Racismo / Negros - Direitos Civis - EUA
Comprar: Amazon;

Sinopse: É importante entender a história que está sendo feita hoje, porque ainda há mais por vir, porque a sociedade americana está perplexa com o espetáculo do negro em revolta, porque as dimensões são vastas e as implicações profundas. PALAVRAS PROFERIDAS EM 1964… Em 1963, no Alabama, talvez o estado com maior segregação racial nos Estados Unidos, uma campanha lançada por Martin Luther King demonstrou ao mundo o poder da ação não-violenta. Neste livro, lançado em 1964, o vencedor do Prêmio Nobel da Paz narra esses eventos, traçando a história da luta pelos Direitos Civis nos últimos três séculos mas olhando para o futuro, avaliando o trabalho que precisava ser feito para a igualdade de direitos e oportunidades aos negros e a seus descendentes. Trata-se de uma análise eloquente dos fatos e pressões que impulsionaram o movimento dos Direitos Civis até as marchas públicas que tomaram as ruas naquela época e inspiram as de nosso tempo. Mais de cinco décadas após sua morte, as palavras de Luther King se mostram atuais para o mundo. No livro, o autor descreve os acontecimentos cruciais que impulsionaram a campanha pela justiça racial, oriunda de um movimento nascido em balcões de lanchonetes e reuniões de igreja, mas que se fez ressoar em todo o planeta. Por que não podemos esperar é um manifesto único, um testemunho histórico e também um alerta. A INJUSTIÇA NUM LUGAR QUALQUER É UMA AMEAÇA À JUSTIÇA EM TODO O LUGAR. MARTIN LUTHER KING JR. (SKOOB)

Oi, genteeeee!
Tudo bem com vocês? Estavam com saudades de mim?
Bem, para matar a saudade trouxe a resenha de um livro maravilhoso. Vai valer a pena a espera, podem apostar.

Publicado no Brasil pela Editora Faro, 'Por Que Não Devemos Esperar' é um livro onde o ativista político americano e pastor Martin Luther King nos conta como foi planejado e feito a campanha de ação não violenta.

A finalidade da campanha era pedir por igualde civil para os negros americanos que mesmo após cem anos do fim da escravidão ainda não viviam livres de fato, não eram vistos como iguais perante os brancos. 


No livro o Pastor nos dar cinco motivos para que acontecessem a campanha não violenta:

1- Dessegregação escolar;
2- Desapontamento com os partidos políticos do país;
3- Inspiração à descolonização e liberdade das nações da Ásia desde a Segunda Guerra Mundial;
4- Centenário do fim da escravidão nos EUA e
5- Filosofia de uma ação direta não violenta.

Esses motivos serão bem abordados e explicados no livro, o autor irá desenhar um quadro onde o leitor entenderá o quão entrelaçados estavam e o quanto foram importantes para a revolução.

Foi em Birmingham, uma cidade do estado do Alabama, que a revolução começou, foi de fato lá que a vida do negro americano começou a mudar. Bem antes do famoso discurso proferido em Washington por Martin (Discurso esse que amo), foi em Birmingham que pessoas se colocaram de frente a  violência de cães e guardas e até a prisão sem revidar.
A não violência é uma arma poderosa e justa. É uma arma única na história, que corta sem ferir e enobrece o homem que a empunha. - Página 34

Encontraremos também informações de como era a cidade, por qual motivo foi escolhida, quais problemas tiveram que enfrentar para que tudo desse certo, mas muito além disso, o que possibilitou que a camapanha desse tão certo e quais erros não foram repetidos nessa campanha que foram feitas nas anteriores.

Luther King chegou a ser preso e da prisão escreveu uma carta onde explicava para algumas pessoas que questinavam a suas ações tão "desnecessárias", já  adianto que a carta é tão bela que me peguei chorando em alguns momentos.
Injustiça em qualquer lugar é uma ameaça a justiça em todos lugares. - Página 88
O livro possui apenas 175 páginas, mas é tão cheio e rico de conteúdo que demorei um pouco para ler, pois como podem imaginar, é impossível ler o ativista americano sem refletir sobre as suas palavras, sem parar para pensar no que ele está nos querendo dizer. Isso é algo que você não vai conseguir fazer.


A obra é linda e o trabalho que a Editora Faro fez a tornou mais bela ainda, a diagramatura, as imagens e explicações que encontramos de algumas pessoas e momentos importantes enriqueceram o conteúdo. Sou meio suspeita para falar da editora, pois tenho um carinho enorme e sempre que possível gosto de elogiar, pois merece muito, ah se merece.

Aqui seria o momento que eu diria a vocês qual o motivo para ler o livro, mas gente, gente, estamos falando de Marting Luther King. Portanto recomendo a leitura para todos aqueles que, assim como King, tem o sonho de verem as pessoas serem julgadas pelo seu caráter e não pela cor de sua pele.

Um forte abraço
Até mais!

NOTA: 

Martin Luthr King Jr foi um pastor protestante e ativista político norte-americano, que  se tornou líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos de 1985 até o seu assassinato em 1968. A trajetória de King inspirou o mundo com sua luta pela igualdade racial a partir da prática de desobediência civil e da luta sen violência, inspirada em Henry Thoreau e em Mahatma Gandhi, respectivamente. Seu assassinato causou forte reação nas comunidades negras dos EUA e gerou manifestações em inumeras cidades. King foi premiado postumamentte com a Medalha Presidencial da Liberdade e com a Medalha de Ouro do Congresso. Em 1973 foi criado o Martin Luther King Day, hoje feriado nacional pela memória e conscientização da persistente segregação racial.

Comentários via Facebook

2 comentários:

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!