Título Original: Para Ressignificar um Grande Amor 
Autor: Akapoeta 
Editora: Paralela 
Páginas: 181 
Gênero: Literatura Brasileira / Poemas / Poesias 
Ano: 2021 
Comprar: Amazon;

Sinopse: Em seu novo livro, João Doederlein (Akapoeta) nos conduz por seu processo de cura e autoconhecimento, resgatando uma lição importante para todos nós: a vida não é feita de certezas, e recriar faz parte do ciclo. “Em Para ressignificar um grande amor, pude conhecer outra faceta da pessoa incrível que é João. Ele se abre à sensibilidade das palavras, às formas criativas e ilimitadas dos ressignificados e ao jogo de sentimentos que fluem nesta história que ele conta com mãos tão apaixonadas. Matilda foi seu grande amor, e o eu-lírico começa o livro resgatando uma lição importante para todos nós: a tentativa de ressignificar alguém que nos marcou é um movimento necessário para a manutenção da vida. Ele diz: ‘finais não são absolutos. O amor encerra, a gente não’, como quem ainda sente na pele a dor amargurada de algo que poderia ter dado certo, mas não deu. Mesmo assim, se concede a oportunidade de continuar vivendo e seguindo – tanto na vida quando na narrativa da sua história. Esta obra me trouxe sorrisos, reflexões, e me inspirou a escrever. Acho que é isto o que uma boa história faz: te move, te cutuca, te alavanca a outros universos. E aqui estou eu, apaixonado por cada palavrinha que o mundo do João me apresentou.” ― Igor Pires da Silva “Se apaixonar é perceber que todas as palavras desconhecidas já existiam dentro da gente. Se desapaixonar é descobrir o nosso próprio significado para cada uma delas. Este livro é um lindo presente para quem se perdeu nesse processo e sabe que o caminho de volta exige coragem. Recomendo a leitura para todas as vezes em que o amor te virar as costas.” ― Bruna Vieira (SKOOB)

Oieeeee, gente! Tudo bem? Eu sou uma apaixonada por poesias e já fiz várias resenhas a respeito desse gênero, hoje venho com mais uma resenha de um lançamento do Akapoeta (meu conterrâneo, Brasília ❤) pela Editora Paralela, eis 'Para Ressignificar um Grande Amor'.


Conhecido por seu estilo de escrita em verbetes poéticos Doederlein traz novamente a personagem Matilda, para quem leu o livro dos ressignificados lembrará que ele dedicou o livro à Matilda, acontece aqui nessa obra a volta dessa personagem, pois é como se o eu lírico e Matilda se relacionassem, chegou ao fim e durante as cinco partes do livro ele mostra como reage a cada fase desse “luto” por conta do findar da relação. A personagem é fictícia e a forma como os capítulos se integram formam uma narrativa linear, gostei muito disso!


Akapoeta traz essa proposta com um tema muito vivenciado e que muitos precisam enfrentar, o Para ressignificar um grande amor. O livro é dividido em partes, são elas: 

1- O fantasma: temos o eu lírico lidando com o fim do relacionamento, aprendendo a lidar com o fim sem se auto sabotar. Nessa parte os verbetes (auto sabotagem, desapaixonar, doloroso, expectativa e outros) ligados a esse sentimento de perda e o fim de um amor. 

2- A solitude: O eu lírico ainda sofre pelo amor que se findou, mas esta aprendendo a diferença entre está sozinho e ser autossuficiente (solitude) e se sentir solitário e abandonado (solidão). O tom já é mais positivo e vamos percebendo que é possível e necessário se reconstruir após términos 

3- O reencontro: Aqui ao reencontrar a pessoa que tanto amou, o eu lírico percebe seu processo de cura e ressignificação de um grande amor. Nessa parte vemos o amor que tanto doeu, não doer mais e se transformar em leveza, perdão e lembrança. 


4- O relógio: fala sobre tempo certo para viver algumas experiências, que o amor é único e que ele pode ser ressignificado com o tempo, tempo esse que faz tudo se acalmar, mesmo que isso afaste o amor que já não faz mais sentido. 

5- E para o meu futuro grande amor: Nessa parte o eu lírico vê Matilda seguindo seus próprios rumos e decide que o processo de autocuidado e cura está completo, que está pronto para um novo amor sem se prender a características de relacionamentos passados. O amor que virá encontrará um sujeito mais experiente e com um coração mais preparado para ser amado. 


'Para Ressignificar um Grande Amor' é um livro sensível, poético e muito real, cada texto traz frases que promovem uma reflexão, algumas vezes parei para pensar o que tinha acabado de ler, João consegue fazer com que o leitor se reconheça em suas palavras, ainda mais por falar de amor, um tema tão comum a nós todos. A edição está muito caprichada, a diagramação muito bem feita, os verbetes ficam no meio da página e também tem várias ilustrações ao longo dos capítulos, achei de uma graça tamanha, tudo se complementando, lindíssima edição!


A fluidez do livro é imensa, muito rápido e fácil de ler, tanto que li o livro inteiro enquanto aguardava em uma fila de correios, Akapoeta e sua forma dinâmica e gostosa de escrever que faz o leitor devorar! Se você gosta de poesia, temas relacionados ao amor e uma leitura rápida, então coloque 'Para Ressignificar um Grande Amor' em sua lista de leituras, acredito que você vai curtir bastante!


E aí, já leu algo de Akapoeta? 
Ficou com vontade de ler? 
Conta tudo! 
Até breve!

NOTA:

OUTROS LIVROS DO AUTOR RESENHADO NO BLOG


Brasiliense , que usa o perfil @akapoeta para fazer “redefinições”, como nomeou o projeto, de palavras da língua portuguesa. João Pedro Doederlein começou a escrever poemas aos 11 anos e atualmente acumula 116 mil seguidores no Instagram e 280 mil curtidas em sua página do Facebook. Escritor do livro Ressignificados.

Comentários via Facebook

2 comentários:

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!