Título Original: Eight Detectives 
Autor: Alex Pavesi 
Editora: Faro Editorial 
Páginas: 288 
Gênero: Ficção / Crime / Romance policial / Suspense e mistério 
Ano: 2021 
Comprar: Amazon

Sinopse: “PERFEITO PARA OS FÃS DE AGATHA CHRISTIE E SHERLOCK HOLMES!” Existem regras para mistérios em que há um assassinato. Deve haver uma vítima. Um suspeito. Um detetive. O restante é apenas embaralhar a sequência de fatos para enganar o leitor. O matemático Grant McAllister resolveu esse raciocínio para escrever sete histórias de detetive calculando as diferentes ordens e possibilidades. E, por trinta anos, essas histórias pareceram perfeitas aos olhos de todos. Agora, vivendo recluso numa remota ilha do Mediterrâneo, vendo a vida passar, ele é descoberto por Julia Hart, uma editora ambiciosa e esperta. Julia quer republicar o livro de Grant, mas nota muitos pontos inconsistentes, quase propositais. Aos olhos de uma profissional, parecem pistas de crimes reais... Ela decide investigar. Em uma batalha intelectual com um adversário perigosamente inteligente, Júlia percebe que há um mistério maior por trás dos livros... Grant deixou as pistas para conectar os livros ou assassinatos da vida real? Toda investigação parte de evidências. Mas, e se elas fossem disfarces de algo mais grave? (SKOOB)

'Oito Detetives' é um lançamento do ano de 2021 da Faro Editorial e meu (Brenda) primeiro livro da editora. Antes de qualquer coisa, eu gostaria de elogiar essa edição, como eu disse nunca tinha tido contato com os livros da editora, mas sempre que via ficava babando. A qualidade da folha é impecável e a todo momento eu conferia se realmente só tinha passado uma página (risos), depois de fornecer todas essas informações importantes, vamos a resenha! 


Grant MacAllister é um matemático que anos atrás publicou um artigo sobre todos os elementos que caracterizam um romance de assassinato e, portanto, são essenciais em qualquer obra do gênero; posteriormente ele escreveu uma coletânea com sete histórias mostrando todos esses elementos e como, às vezes, eles se sobrepõem entre si. Infelizmente, a obra não recebeu a aclamação que ele esperava e muitos anos depois ele se tornou um recluso numa ilha, abandonando até mesmo sua carreira de professor, mas tudo muda quando Julia Hart é mandada por seu chefe até esta ilha para conhecer o autor de 'Os assassinatos brancos' e enfim republicar o livro, dessa vez sob uma grande editora. 

Eu não fazia ideia do que esperar desse livro e fui totalmente surpreendida. Como qualquer leitor, eu sou apaixonada por histórias que envolvam livros, personagens bookstans ou bibliotecas, e nesse livro nós temos histórias dentro de histórias e foi nesse momento que eu fui totalmente conquistada. Os capítulos são alternados entre os contos, cada um melhor do que o anterior, e as conversas entre Julia e Grant; cada conto apresenta uma inconsistência que acende um alerta na mente da editora sobre um crime real que aconteceu anos atrás e no qual o assassino jamais foi pego, então qual a relação de Grant com esse crime? 
A arte, então, está no engodo: em escolher a solução que, de certa forma, parece a mais inadequada para a história, mas de outras formas se encaixa perfeitamente. - Página 215
Cada volume da coletânea é instigante por si só, com finais surpreendentes e algumas vezes até macabro, é muito interessante a análise do autor sobre a construção de um romance de assassinato e sendo eu, uma fanática por fantasia, me vi tentando utilizar os mesmos conceitos no meu gênero favorito. Só posso afirmar que depois dessa leitura, nunca mais olharei do mesmo jeito para um livro de ficção policial, e péssima detetive que sou, só cheguei perto de descobrir um dos assassinos no penúltimo conto. 

O que quero dizer é que, se a pessoa lê uma ficção criminal agora, é impossível não se perguntar como a história vai acabar. Essa ênfase é tirada do romance de assassinato. - Página 236
Essa alternância na narrativa deixa a história mais instigante, tanto o leitor fica investido nos contos, como também tenta montar o quebra-cabeça sobre a vida de Grant e o que significa as migalhas deixadas em cada conto. O plot twist se deve a toda engenhosidade de Julia, ela é o tipo de leitora que eu gostaria de ser, a sua capacidade de se atentar a pequenos detalhes levou a uma situação inesperada e mais uma vez, Alex Pavesi, pega o leitor de surpresa e questiona de forma sutil o quanto damos a devida importância ao que está sendo mostrado, esse é um livro construído nas entrelinhas. 
É como se você estivesse me testando. Você plantou os quebra-cabeças nessas histórias como uma espécie de armadilha para eu cair? - Página 90
O único detalhe que impediu a minha avaliação cinco estrelas foi o final, os dois últimos capítulos foram anticlimáticos se comparados ao resto do livro, depois da grande revelação as descobertas seguintes foram bobas na minha opinião. Mas de forma alguma isso tira o brilhantismo do livro, o autor soube como construir perfeitamente um enredo que agradasse fãs do gênero e leitores que são apaixonados por histórias que retratem o amor pelos livros; utilizar conceitos matemáticos para explicar a estrutura literária nos romances de assassinato foi extremamente sagaz. 

Quero muito ler tudo o que Alex Pavesi escrever e não foi à toa todos os elogios que 'Oito Detetives' recebeu, recomendo para todo leitor, mesmo quem não é fã do gênero, as explicações sobre os componentes desse subgênero podem ser aplicadas em qualquer história e com certeza vai deixar os bookstans mais críticos. Na torcida para que a Faro tenha interesse nas futuras obras desse autor.

NOTA:

Alex Pavesi mora em Londres, onde escreve em tempo integral. Trabalhou como engenheiro de software e, antes disso, obteve doutorado em matemática. Ele gosta de quebra-cabeças e longas caminhadas. Oito Detetives é o seu primeiro livro e foi aclamado pelos maiores autores do gênero.                                                   

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!