Título Original: Ophelia 
Autor: Lisa Klein 
Páginas: 264 
Gênero: Romance / Literatura Juvenil Americana 
Editora: Verus 
Ano: 2019 
Comprar: Amazon

Sinopse: Ele é Hamlet, o príncipe da Dinamarca; ela é simplesmente Ofélia. E, se você pensa que conhece a história dos dois, pense melhor. Uma releitura da famosa tragédia de Shakespeare. Nesta releitura da inesquecível obra de Shakespeare, é Ofélia quem ocupa o centro da trama. Uma menina barulhenta e sem mãe, ela cresce no castelo de Elsinor e se torna a dama de honra mais confiável da rainha. Sedenta por conhecimento e espirituosa, além de linda, Ofélia aprende os caminhos do poder em uma corte onde nada é o que parece. Seu jeito chama a atenção do cativante príncipe Hamlet, e o amor entre os dois floresce em segredo. Mas maquinações sangrentas logo transformam a Dinamarca em um lugar de traição e loucura, e a felicidade de Ofélia é ameaçada ― ela se vê obrigada a escolher entre o amor de Hamlet e sua própria vida. Em desespero, Ofélia traça um plano arriscado para escapar de Elsinor para sempre... com um segredo muito perigoso. Em uma narrativa dramática e intensa de morte e intrigas, amor e perdas, Ofélia conta sua própria história extraordinária ― uma que você nunca ouviu, e que jamais vai esquecer. (FONTE)

Oi, gente! Tudo bem?

A resenha de hoje é uma releitura de um dos clássicos de William Shakespeare, 'Hamlet'. Embora eu não tenha lido o livro de Shakespeare, já aviso que a leitura de 'Ofélia' me fez pensar em uma possível leitura do livro. Mas vamos ao que interessa, vamos falar de uma dama da corte que ousou se apaixonar pelo príncipe da Dinamarca.



A estória começa com uma carta destina a Ofélia, sobre os últimos acontecimentos na corte, acontecimentos não muito agradáveis, pois Hamlet matou o seu tio, o rei, e, devido a uma briga de espadas que estavam envenenadas, acabou matando o irmão de sua amada e morrendo em seguida.

Assim o enredo volta dezesseis anos no tempo para nos explicar como nossa protagonista chegou a corte e como se deu o seu relacionamento com o príncipe. Nessa etapa o livro começa a ser dividido em três partes.


Na primeira parte conheceremos a nossa Ofélia criança onde a mesma fala da sua criação e educação, de seu relacionamento com o único irmão e também do relacionamento deles com o pai. Vemos um pai bastante ganancioso por poder, sendo essa busca por poder o motivo da família conseguir chegar ao palácio. 

É nessa parte também onde ela narra o dia a dia de uma dama de companhia da rainha, dos segredos que cercam o glamour dos poderosos que estão na corte e de seu crescente amor pelo príncipe.


Mas, como o sol, vou dissipar a escuridão que se assola sobre mim e jogar luz sobre a verdade. Então pego minha pena e escrevo. Aqui está minha história. - Página 8    



Os fatos da segunda parte do livro nos levam à morte do rei e do desmoronar dos sonhos de felicidade de Ofélia, pois o país não era mais um lugar seguro e seus sonhos não se mostravam tão reais assim.

Já a terceira parte a narração será a vida da solitária mulher após o recebimento da carta. Quais seriam suas escolhas? Ela estava sozinha no mundo? Independente de qualquer coisa, ela tinha alguém que naquele momento precisava dela. Quem é esse alguém? Bem o leitor terá que ler para saber.


O passado me faz lembrar de Hamlet dando-me a medalha, a pressão de seus dedos na palma de minha mão, nossa breve alegria e a longa desesperança que lhe seguiu. Quanto ao futuro, vejo apenas uma página em branco na qual não sei o que escrever. - Página 216



A autora Lisa Klein dar voz a Ofélia, a narração é feita em primeira pessoa, portanto temos os acontecimentos vividos pela visão da jovem, sua vida será o centro. Como mencionei no início da resenha, eu não li a obra de Shakespeare, mas pesquisei sobre e na versão do autor vamos ver os fatos sobre a perspectiva do príncipe.


Amei a leitura, a escrita da autora é maravilhosa e com isso a mesma não me desestimulou a ler William Shakespeare, mas me deu mais curiosidade, estou ansiosa para ler 'Hamlet'. Quem sabe eu traga aqui a resenha? Fiquem de olho, tá?!


E para finalizar, o livro possui a capa do filme, que eu não tenho problema algum com isso, até já fui procurar saber sobre o filme para assistir (Porque eu sou dessas ... kkkkk). A fonte é agradável, o papel é amarelado, a leitura flui.

Se você já leu 'Hamlet', leia 'Ofélia', se não leu nenhum, leia os dois porque Lisa Klein eu recomendo e Shakespeare é Shakespeare e ninguém pode negar o quão bom ele é.


Um forte abraço

E até a próxima, meu povo!


NOTA: 


Lisa Klein é autora de cinco romances de época. Ex-professora de inglês, ela vive em Ohio com o marido e os dois filhos.                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!