Titulo Original: DUNE - The Graphic Novel
Série: Dune #1
Autor: Frank Herbert, Brian Herbert e Kevin J. Anderson
Editora: Intrínseca
Páginas: 176
Ano: 2021
Gênero: Ficção Científica/ HQ, Comics, Mangá/ Literatura Estrangeira/
Sinopse: Obra-prima da ficção científica, que ganhará aguardada adaptação para o cinema, Duna retorna em uma graphic novel exuberante e imperdível. Em 1965, um livro revolucionaria por completo a ficção científica e se tornaria um marco da literatura e da cultura pop. Com sua narrativa inovadora, unindo aventura, fantasia, religião, política, tecnologia e ecologia, Duna é uma das sagas mais bem-sucedidas da história e inspirou outros clássicos, como Star Wars, Blade Runner e Alien. Agora, essa obra-prima ganha uma versão em graphic novel fiel à exuberância e à complexidade do universo criado por Frank Herbert. Num futuro distante, a casa Atreides, liderada pelo duque Leto, se prepara para uma jornada até o planeta desértico de Arrakis. Também conhecido como “Duna”, esse lugar cercado de mistérios e perigos é a única fonte da substância mais valiosa do cosmos. O duque precisará se aliar aos nativos, os fremen, se quiser impedir que a casa Harkonnen assuma o controle do planeta. E é lá que seu filho, Paul, conhecerá seu destino. O jovem pode ser a chave de um plano traçado há séculos e uma peça importante no jogo de poderes do império. Adaptado com maestria por Brian Herbert, filho do autor, e por Kevin J. Anderson, este primeiro volume da série de graphic novels conta com as cores vibrantes das artes de Raúl Allén e Patricia Martín. Em 2021, a aguardada adaptação dirigida por Denis Villeneuve chega aos cinemas, com Timothée Chalamet e Zendaya no elenco.(SKOOB)
A graphic novel 'Duna' é um recente lançamento da Editora Intrínseca, a obra foi adaptada para esse formato com a ajuda do filho do autor Frank Herbert, Brian, e finalmente eu tive a oportunidade de conhecer essa história!
Duna se passa 21 mil anos no futuro e conta a história de uma sociedade feudal intergaláctica, acompanhamos a família Atreides, nobres poderosos e quem têm uma rixa com a Casa Harkonnen, a pedido do imperador – primo dos Atreides – o Duque Leto recebe a missão de tornar Arrakis seu mais novo domínio. Chamado também de Duna, por conta de sua paisagem árida e a escassez de água, ele tem a difícil missão de erradicar toda influência do Barão Harkonnen e controlar o comércio das tão desejadas especiarias do planeta.
Enquanto isso, o filho e herdeiro do Duque, Paul, vem sendo treinado por sua mãe Bene Gesserit – uma irmandade formada por mulheres que possuem poderes desconhecidos, mas que estão ligados a mente e a observação, por conta de todo esse mistério, elas são temidas e erroneamente chamadas de bruxas – e ganha destaque com a visita da Reverenda Madre que acredita que ele pode ser o Kwisatz Haderach, uma figura mítica de suas lendas que teria um poder capaz de ultrapassar a irmandade.
Ele vai ver o que não conseguimos... tanto no caminho feminino quanto no masculino. - Pág 16
'Duna' é um clássico da ficção científica e vai ter mais uma adaptação (a terceira) agora pela Netflix, com o atraso do lançamento do filme, vi a oportunidade de finalmente conhecer essa história. Eu leio poucas graphic novels, sendo 'Duna' apenas a terceira que já li na vida, mas que ótima experiência eu tive, as imagens ajudaram bastante na ambientação da história, principalmente por sua temática futurista, mesmo os próprios personagens não possuem conhecimento de toda a aparelhagem presente em Arrakis e poder comparar a explicação com a imagem correspondente, me ajudou a imergir na história.
Sendo esse o primeiro volume, o que corresponde até a primeira parte do livro, ficamos com mais perguntas que respostas, ainda estamos entendendo como é o funcionamento político desse mundo, os povos que habitam o planeta e principalmente, porque um lugar tão escasso de um recurso primordial como água é tão importante. Eu li essa história em pouco mais de vinte e quatro horas extremamente ansiosa para descobrir tudo e confesso que me frustrei, porque 'Duna' é complexo e extenso, e eu vi apenas uma fagulha do incêndio que essa obra promete ser.
Os personagens apresentam nomes bastante complexos e demorei um pouco para memoriza-los (não faço ideia sobre a pronúncia), mas novamente a sua caracterização e imagem, ajudaram a fixar melhor seus papéis e o destaque vai para Lady Jessica, a mãe de Paul e uma Bene Gesserit, é interessante ver os pequenos flashes que mostram a ignorância das pessoas, principalmente os homens, com relação as suas habilidades e o que realmente significa pertencer a essa ordem, tenho muitas expectativas para a personagem e quero desvendar os mistérios que rondam essa irmandade.
O treinamento daquela mãe-bruxa dele é pesado. - Pág 24
Outro destaque é Paul, embora apareça pouco nesse volume, está claro que ele é de suma importância para a história, ao que tudo indica nem mesmo as Bene Gesserit têm plena convicção do que ele realmente é, estou super ansiosa para vê-lo ganhar mais protagonismo no próximo volume, ainda mais após os acontecimentos finais da graphic novel. O povo nativo e marginalizado de 'Duna' são os Fremen, eles têm seus próprios costumes e têm uma ligação especial com a especiaria melange, nesse volume não temos muitas informações sobre o que de fato serão essas especiarias, acredito que esse tomo apenas lançou as bases da história e o aprofundamento virá com o tempo.
Os Fremen são guerreiros implacáveis e subestimados - Pág 32
Recomendo a obra a todos os fãs de sci-fi e aos leitores que querem se aventurar no gênero, o formato na qual ela é disponibilizada facilita bastante para quem está começando a ler ficção científica. Estou muito ansiosa pela continuação e posteriormente quero ler o livro e comparar minha experiência de leitura.
COMPRE SEU EXEMPLAR COM ALGUM DOS LINKS ABAIXO E AJUDE O BLOG SEM PAGAR NADA A MAIS POR ISSO!
NOTA:

Frank Herbert (1920-1986) foi um escritor de ficção científica conhecido por seu livro Duna e suas cinco sequências. Apesar nunca ter tido um diploma universitário, Herbert se tornou famoso por suas obras de ficção científica. E, para muitos, sua série é considerada o arquétipo de toda ficção científica que a sucedeu.
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!