Título Original: A Reaper At The Gates
Autora: Sabaa Tahir
Série: Uma Chama entre as Cinzas #03
Editora: Verus Editora
Páginas: 434
Gênero: Fantasia/ Jovem Adulto/ Literatura Estrangeira
Ano: 2020
Comprar: Amazon
Sinopse: Dentro e fora do Império Marcial, a ameaça de guerra é cada vez maior... Helene Aquilla, a Águia de Sangue, está sendo atacada de todos os lados. Enquanto procura uma maneira de conter a escuridão que se aproxima, a vida de sua irmã — assim como a de todos os cidadãos — corre risco. Assombrado pelo passado, o imperador Marcus se torna cada vez mais instável e violento, e a comandante Keris Veturia aproveita a loucura dele para aumentar o próprio poder, deixando uma carnificina em seu caminho. Longe do Império, Laia de Serra sabe que o destino do mundo não depende das conspirações da corte marcial, e sim de alguém que consiga deter o Portador da Noite. Mas, enquanto procura um jeito de derrubá-lo, Laia enfrenta ameaças inesperadas e é atraída para uma batalha que nunca imaginou que precisaria lutar. Enquanto isso, na terra entre os vivos e os mortos, Elias Veturius abriu mão da liberdade para servir como Apanhador de Almas. Mas, ao fazer isso, se entregou a um poder ancestral disposto a qualquer coisa para garantir sua devoção — mesmo que isso signifique abandonar a mulher que ele ama. Um assassino nos portões vai deixar os leitores implorando pelo desfecho desta série ágil e cheia de reviravoltas arrepiantes. (SKOOB)
'Um Assassino nos Portões' é o terceiro livro da série 'Uma Chama entre as Cinzas' da autora Sabaa Tahir que vem sendo publicado pela Verus Editora aqui no Brasil. Os livros estão sendo relançados com capas novas que mostram a diversidade dos personagens. E se tratando do terceiro livro essa resenha pode conter SPOILERS dos anteriores.
Depois de anos com esses livros encalhados na estante e acreditando totalmente que era uma trilogia, participei de uma Leitura Coletiva e finalmente dei início a essa série. E que jornada incrível, meu Deus.
A história começa algum tempo depois do fim do volume anterior (resenha aqui), Laia e Darin são agora refugiados no Lugar de Espera, enquanto Elias começa seu treinamento com Shaeva para se tornar de fato o Apanhador de Almas. Já Helene ainda está se adaptando ao seu posto de Águia de Sangue, afinal Marcus está cada vez mais sádico e a Comandante está à espreita, tecendo alguma trama nas sombras e pronta para destruir o Império se lhe convier.
A narrativa ainda segue alternada entre os três protagonistas, mas é notório que a cada volume a Sabaa dá mais destaque a um deles e esse livro definitivamente é da Helene. Ao passo que Laia e Elias estavam em maior foco, o Império sempre era visto como algo vil que precisava a todo custo ser destruído, mas a partir de agora o leitor passa a ter outra visão dos Marciais, é lindo ver o patriotismo da Helene e o quanto ela está disposta a se sacrificar pelo seu povo, você sente a angústia da personagem e posso garantir que sofri em todos os momentos.
Há o sucesso. - digo - E há o fracasso. O terreno entre os dois é relegado aqueles fracos demais para viver. O deser primeiro, até a morte. - Página 400
Essa continuação mantém o ritmo mais acelerado dos livros anteriores, por diversas vezes tive que me segurar para não ultrapassar as metas diárias da leitura conjunta, todos os personagens tiveram um grande crescimento e durante todo livro o leitor se questiona: o que o Portador da Noite está planejando? Esse é um dos meus vilões preferidos, em nenhum momento você sente que ele é caricato, pelo contrário, eu entendi todas as suas motivações, ainda que não concordasse com as ações que ele tomou. Graças aos capítulos narrados por ele e as conversas entre Shaeva e Elias vamos entendendo o que ouve com os djinns e o porquê da destruição do Império Erudito.
A vingança do Portador da Noite foi prevista há muito tempo. - Página 225
Sabaa Tahir também aprofunda mais o mundo criado por ela, conhecemos diversos lugares e culturas que estão subjugadas pelo poder bélico dos Marciais, apesar de estarem numa situação um pouco melhor que os Eruditos, esses povos não estão enganados e sabem que a qualquer momento eles podem ser os próximos caçados. Sendo apaixonada por fantasia, eu amo quando o autor vai explicando toda a magia que permeia o mundo e como exatamente ela é regida, e Sabaa não faz nada disso, mas calma que isso não é ruim de forma alguma; na verdade as partes fantásticas são um charme a mais na história e a diversidade de lendas nas quais ela se inspirou está refletida nos Tribais, Navegantes e Eruditos.
Essa é uma história recheada de violência, mas em momento algum senti que foi algo gratuito, a autora fez isso justamente para representar o sofrimento de seu povo e a cada capítulo eu ficava temendo pelos personagens, os Marciais são claramente inspirados no Império Romano, por isso lutas sangrentas são um elemento crucial da narrativa.
O que mais me cativou foi o talento da autora ao criar personagens tão humanos, eu tive um forte sentimento por todos eles – de amor a ódio – e foi incrível ver cada um conquistando o seu espaço. Se você gosta de criar teorias enquanto lê, esse é um livro perfeito, durante os nossos debates criamos várias hipóteses, fomos bem-sucedidos em alguns casos e em outros quebramos a cara, as revelações que a Sabaa faz me deixaram de queixo caído e sofrendo pelo próximo livro, vem muita coisa boa por aí.
Esse livro está recomendadíssimo! E a série como um todo virou uma das minhas séries de fantasia favoritas da vida, dê uma chance a Sabaa Tahir e a esse universo espetacular que ela criou, você não vai se arrepender. O último livro sai no primeiro semestre de 2021 e as novas edições são para ficar admirando na estante, terminei esse livro em prantos e clamando pelo próximo. Quem for fã de fantasia, vai ser arrebatado por essa história.
OUTROS LIVROS DA AUTORA RESENHADOS NO BLOG:
Sabaa Tahir cresceu no deserto de Mojave de Califórnia em motel 18 quartos de sua família . Lá, ela passou seu tempo devorando romances de fantasia , invadindo esconderijo de quadrinhos de seu irmão e tocar guitarra mal. Ela começou a escrever uma brasa nas cinzas enquanto trabalhava noites como um editor de jornal . Ela gosta de indie rock estrondoso , meias berrantes e todas as coisas nerd. Sabaa atualmente vive em área da Baía de San Francisco com sua família.
Oi Brenda!
ResponderExcluirNossa, o livro Uma chama entre as cinzas ficou (e ainda está) na minha lista de leituras por anos. Acho que simplesmente esqueci dele. Preciso mudar isso urgentemente.
Beijos
Quanto Mais Livros Melhor
Oi, recomendo muito a leitura. Demorei anos para ler e me arrependo bastante, porque vale muito a pena essa história.
Excluir