Título Original: Eleanor & Park
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Seguinte
Páginas: 360
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance / Infantojuvenil 
Ano: 2020
Comprar: Amazon

Sinopse: Uma das maiores obras da literatura jovem contemporânea em nova edição. Eleanor é nova na cidade. Com roupas inusitadas, cachos ruivos indomáveis e uma família problemática, ela sente que nunca vai conseguir se encaixar. Park senta sozinho no ônibus da escola. Sempre de camiseta preta, fones de ouvido e a cabeça enfiada num livro, acha que consegue passar despercebido. Mas não para Eleanor. Aos poucos, entre fitas cassetes gravadas, pilhas de histórias em quadrinhos e conversas até tarde da noite, Eleanor e Park se apaixonam. Narrada durante o ano letivo de 1986, essa é a história de dois jovens de dezesseis anos que, mesmo sabendo que o primeiro amor quase nunca é para sempre, têm coragem e esperança suficientes para tentar. “Eleanor & Park me lembrou não só como é ser jovem e se apaixonar por uma garota, mas como é ser jovem e se apaixonar por um livro.” — John Green, autor de A culpa é das estrelas * Best-seller do New York Times. * Livro de honra do Michael L. Printz Award (2014). * Vencedor do Boston Globe-Horn Book Award de melhor livro de ficção (2013). * Escolhido como um dos melhores livros juvenis pela Publishers Weekly (2013). * Escolhido como um dos melhores livros juvenis pelo New York Times Book Review (2013)(SKOOB)

A Editora Seguinte é a mais nova casa da renomada autora Rainbow Rowell, com isso os seus livros anteriormente lancados aqui no Brasil, ganharam capa, edição, revisão e tradução novas. Isso tudo me animou muito para fazer uma releitura (coisa que eu nao costumo fazer) de 'Eleanor & Park'.


Pra quem não sabe nossa história se passa no ano de 1986 e aqui vamos conhecer Eleanor, a garota nova da escola, como se isso já não fosse motivos para atrair alguns olhares, seus cachos ruivos indomáveis e suas roupas chamativas vão garantir que a garota se torne o maior alvo de bullying do momento. 

Do outro lado dessa história temos Park, um garoto Coreano viciado em música e histórias em quadrinhos. Park também seria um alvo fácil se não fosse o fato de morar a vida inteira na mesma cidade e conhecer o bairro todo. Mas é no momento em que ele cede o lugar vago ao seu lado para Eleanor, que nossa narrativa vai de fato começar.

Entre idas e vindas da escola esses dois adolescentes irão dividir histórias em quadrinhos, fitas cassetes, problemas familiares e muito sentimento. Entre as idas e vindas da escola Eleanor e Park irão se apaixonar e fazer o leitor se apaixonar junto também. Porém não se engane, esse não é mais um romance ao estilo contos de fadas, esse é um romance ao estilo vida real e o quão cruel ela pode ser de vez enquanto.


Eu nunca soube decidir qual dos livros da Rainbow é o meu favorito, mas vez ou outra me arrisco dizer que é este! Sou uma leitora com uma lista gigantesca de próximas leituras, mesmo assim decidi reler essa obra e depois de seis anos desde que li pela primeira vez, novamente chorei, me emocionei, odiei e amei, pois 'Eleanor & Park' é o tipo de enredo tem esse impacto. 

O livro é narrado em terceira pessoa, temos a visão de ambos os protagonistas, o que nos permite ter uma perspectiva bem mais ampla do romance. Além disso a história faz várias referências aos anos oitenta, e apesar de eu ter nascido em oitenta e oito, esse é um cenário que me conquista muito.


Ainda assim nem só de flores são feitas esse livro, uma vez que Rainbow toca na ferida e nos introduz em um ambiente tóxico dentro da casa de Eleanor. A garota divide o lar com seus quatro irmãos, a mãe e o padrasto. Richie é um homem cruel e asqueroso, ele bate na esposa, dificilmente esta sóbrio e no ano anterior colocou Eleanor para fora de casa. Infelizmente, a mãe é uma mulher submissa que está vivendo um relacionamento abusivo e por isso não tem real dimensão das consequências que isso tem na vida de sua familia.

Como se tudo isso não fosse pouco na vida de Eleanor, a garota precisa lidar com os ataques de bullying e um romance proibido. Mas não pensem que nossa protagonista é uma garota fraca, pelo contrário, Eleanor é forte, lógico que na sua atual situação é comum chorar de vez enquanto, mas não consigo nem pensar em como eu agiria se estivesse em seu lugar.


Confesso que dessa vez consegui interpretar a leitura e seu polêmico final de uma forma superior, consegui enxergar o que não vi da primeira vez que o li, o que me fez sentir mais leve depois que o finalizei e até arrependida de na minha primeira resenha dizer que não havia um final feliz.

Enfim, foi uma experiência maravilhosa fazer essa releitura, pude notar que amadureci bastante como leitora e que releituras às vezes são sim necessárias.


Com protagonistas desajustados e uma carga enorme de drama familiar, 'Eleanor & Park' continua sendo uma leitura recomendadíssima para aqueles que precisam de uma dose de coragem e esperanca em suas vidas, é o tipo de leitura para aqueles que ainda nao desistiram do amor ou para os que querem reviver a história de um primeiro e grande amor, é o tipo de leitura que nos desperta empatia e nos ensina a não julgar as pessoas sem as conhecê-las.É o tipo de leitura que recomendo para todos vocês que ainda nãoo leram 'Eleanor & Park'.


NOTA

OUTROS LIVROS DA AUTORA RESENHADOS NO BLOG:

    

Rainbow Rowell escreve sobre adolescentes (Eleanor & Park e Fangirl), e às vezes sobre adultos (Attachments e Landline). Mas ela sempre escreve sobre pessoas que falam MUITO! E pessoas que sentem que estão fazendo tudo errado na vida. E pessoas que se apaixonam. Quando não está escrevendo, Rainbow lê quadrinhos, planeja viagens para a Disney e discute sobre coisas que não são muito importantes. Ela vive em Nebraska com seu marido e dois filhos.

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Oi! Eu não tenho o hábito de reler também, mas já abri exceção para algumas obras então sei como se sente em relação a este livro.
    Esse livro é um daqueles que vivo adiando a leitura, mas você me passou tanto carinho pela história desses dois que vou colocar na próxima leitura.
    Logo mais te conto o que achei dele.
    Beijos

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que depois de 'A Menina que Roubava Livros' esse é o livro que mais me disperta sentimentos <3

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!