Título Original: 1984
Autor: George Orwell
Páginas: 224
Gênero: HQ, comics, clássico da literatura
Ano: 2020
Comprar: Amazon
O sistema político é autoritário, não permite que ninguém pense diferente dele, porque até o pensamento é vigiado, as pessoas são observadas o tempo todo por teletelas (que hoje seriam as câmeras) e tem microfones que estão ouvindo o tempo todo em qualquer lugar, isto é, não há como fugir do controle do Big Brother.
A graphic é intensa, completa e cheia de detalhes, acredito que a adaptação foi muito bem sucedida. Eu amo que a Companhia das Letras enriquece nossa estante com essas HQs com ótimo trabalho gráfico e a síntese da obra de Orwell, eu tenho a HQ de 'A revolução dos bichos' (tem resenha aqui no blog, passa lá!) e agora '1984' em minha estante. Por favor coloque essa graphic em sua lista de leitura, tenho certeza que você irá apreciar! Inclusive '1984' em HQ entrou para meus livros favoritos, dá pra perceber né?
Sinopse: A obra-prima de George Orwell adaptada para os quadrinhos. Clássico moderno, 1984 ganha vida e movimento na arte de Fido Nesti. Compre o livro na pré-venda e receba o exemplar autografado pelo ilustrador, além de um kit com pôster, cards dos personagens, imã e postal. No traço magistral do artista paulistano Fido Nesti, a obra mais poderosa de George Orwell ganha sua primeira adaptação para os quadrinhos. 1984 conta a história do angustiado Winston Smith, refém de um mundo feito de opressão absoluta. Em Oceânia, ter uma mente livre é considerado crime gravíssimo. Numa sociedade em que a mentira foi institucionalizada, Winston se rebela e, em seu anseio por verdade e liberdade, arrisca a vida ao se apaixonar por uma colega, a bela Julia, e se voltar contra o poder vigente. Publicada originalmente em 1949, a profecia de Orwell encontra seu rosto neste romance gráfico extraordinário. “A arte sublime de Fido Nesti faz deste livro um prazer completo. Um triunfo visual da mais alta ordem!” ― Emil Ferris, autora de Minha coisa favorita é monstro “Nenhum livro do século XX teve maior influência do que 1984.” ― George Packer “A obra mais impressionante de Orwell.” ― V.S. Pritchett “Um pesadelo em que a política removeu a humanidade e o Estado asfixiou a sociedade, 1984 nos leva ao fim da linha.” ― Irving Howe “Um alerta ao mundo, uma apresentação vívida do terror que poderia se instaurar no futuro próximo se todas as implicações das ideias totalitárias fossem implantadas na prática, e fôssemos obrigados a viver num mundo de medo.” ― Golo Mann “O fim dos seres humanos como os conhecemos.” ― Martha C. Nussbaum (SKOOB)
Oiiie,gente! Tudo bem?
Eu estava mais que ansiosa para trazer essa resenha para vocês, pois eu sou uma fã apaixonada pela genialidade de George Orwell. A Companhia das Letras pelo selo Quadrinhos na Cia lançou uma the graphic novel de 224 páginas e ilustrada por Fido Nesti. Eu li a obra original e ter a HQ foi uma revisita a '1984', só que agora numa experiência visual.
A narrativa de '1984' mostra um mundo dividido em três superestados, cada um dele com suas próprias características. Oceania, que está sob o controle de Socing (Socialismo inglês) um “governo” ditatorial. O ditador é chamado de Big Brother (Grande irmão), um ser que nunca foi visto pessoalmente por ninguém, mas que a sociedade ao menos se questiona sobre a não existência dele. Essa mesma sociedade tem seus papéis definidos dividem-se em Alta (Big brother e Partido interno), Média (Partido Externo) e Baixa (proletas), ou seja, os pobres, a parte que sustenta a população rica, porém não é valorizada por ela. O lema do Partido era: Guerra é paz. Liberdade é escravidão. Ignorância é força.
Um regime que implanta medo e despreza qualquer forma de liberdade, até crianças são treinadas para denunciarem alguém que desobedeça às normas sociais, mesmo que os desobedientes sejam seus próprios pais.
Aí que entra nosso protagonista Winston, que trabalha no Ministério da Verdade, trabalha reescrevendo tudo que se refere ao Partido a fim de que toda a população admirasse o Grande Irmão e toda sua trajetória, mas Winston sabia que a História estava sendo reescrita e que os tempos anteriores eram melhores que o que vive agora, em seu íntimo Winston é contra o Partido e juntamente com Julia e O Brien, que participa do Partido Interno, estudam um meio de derrubar o Grande Irmão. Eles se alistam em um movimento de oposição ao Big Brother, o líder é Emmanuel Goldstein.
Nessa luta secreta por justiça, fim de um Partido autoritário e busca por melhores e reais condições de vida, Winston será surpreendido muitas vezes pelos próprios caminhos que ele escolheu trilhar.
A graphic novel está maravilhosa, eu simplesmente fui novamente transportada ao cenário de '1984', cada página trabalha cores, caracterização de espaços e personagens de uma forma muito esplêndida. Como eu já disse, já li a obra original e o que posso dizer é que eu recomendaria (e com certeza recomendarei) para quem nunca leu nada de Orwell começar por essa HQ, pois além de ser uma leitura mais dinâmica também é muito completa. Esse foi um ponto que me agradou bastante, o fato da HQ ter TUDOOOOOOOOOOOOO, TUDOOOOOOO mesmo que é mais importante para que o leitor entenda '1984'.
Nesti destaca pontos cruciais da obra, sabemos que Orwell faz descrições muito detalhadas e o ilustrador conseguiu captar e reproduzir extraordinariamente, alguns conceitos achei que seriam difícies de explicar, mas Fido não deixou nenhuma ideia de fora além de conseguir mostrar didaticamente, sem prejuízo nenhum para o leitor, principalmente aquele que está tendo sua primeira vivência com Orwell. No traço de Fidor, '1984' ganha vida, o Grande irmão nos encara e acompanhamos a mudança de emoções de Winston fazer os desenhos mudarem de cor e forma! Impressionante!
Talvez a resenha só tenha aspectos positivos da obra e é minha sincera opinião, por isso vim aqui falar o que eu gostei. Mas pesquisando mais sobre o trabalho da editora a respeito da confecção dessa HQ, encontrei no youtube um bate papo sobre '1984', recomendo que assista (clique aqui) e aproveite ainda mais esse conteúdo de altissíma qualidade.
Ficou interessado em '1984'?
Pretende ler em breve?
Contaaaa aí!
NOTA: 

George Orwell (Eric Arthur Blair) nasceu em Motihari, norte da Índia, em 1903. Filho de um funcionário da administração britânica do comércio ópio, estudou em colégios tradicionais na Inglaterra. Na década de 1920, foi agente da polícia colonial na Birmânia. Nas décadas seguintes, publicou diversos romances, ensaios e textos jornalísticos. é considerado um dos escritores mais importantes do século XX. Morreu em Londres, em 1950.
0 comentários:
Postar um comentário
É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!
Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!