Título Original: Coraline
Autor: Neil Gaiman
Editora: Intrínseca 
Páginas: 224 
Gênero: Fantasia, Horror e Ficção Cientifica 
Ano: 2020 

Sinopse: Certas portas não devem ser abertas. E Coraline descobre isso pouco tempo depois de chegar com os pais à sua nova casa, um apartamento em um casarão antigo ocupado por vizinhos excêntricos e envolto por uma névoa insistente, um mundo de estranhezas e magia, o tipo de universo que apenas Neil Gaiman pode criar. Ao abrir uma porta misteriosa na sala de casa, a menina se depara com um lugar macabro e fascinante. Ali, naquele outro mundo, seus outros pais são criaturas muito pálidas, com botões negros no lugar dos olhos, sempre dispostos a lhe dar atenção, fazer suas comidas preferidas e mostrar os brinquedos mais divertidos. Coraline enfim se sente... em casa. Mas essa sensação logo desaparece, quando ela descobre que o lugar guarda mistérios e perigos, e a menina se dá conta de que voltar para sua verdadeira casa vai ser muito mais difícil — e assustador — do que imaginava. Publicado pela primeira vez em 2002, Coraline foi o primeiro livro de Neil Gaiman para o público infantojuvenil e se tornou uma das obras mais emblemáticas do escritor. Repleta de elementos ao mesmo tempo sombrios e lúdicos, a história conquistou crianças e adultos em todo o mundo e, em 2009, ganhou as telas de cinema em uma animação dirigida por Henry Selick, de O estranho mundo de Jack. Nesta edição especial em capa dura, com introdução do autor e projeto gráfico exclusivo, coube ao renomado ilustrador Chris Riddell dar vida ao universo mágico e aterrorizante criado por Neil Gaiman. (FONTE)

Eu sempre quis muito conhecer a escrita de Neil Gaiman, 'Coraline' inclusive era um dos seus livros que eu mais desejava ler, tanto que sempre fugi da animação para não pegar spoiler, mas a oportunidade de enfim fazer essa leitura só veio este ano de 2020 quando a Editora Intrínseca lançou esta edição especial da obra, que aliás está incrivelmente linda.


Nessa leitura iremos conhecer a pequena Coraline Jones, ela acaba de se mudar com seus pais para um apartamento em um casarão antigo de Londres que habita também alguns vizinhos um tanto quanto bizarros, como é o caso do velho que conversa com os ratos.

Em meio ao seus últimos dias de férias escolares, nossa protagonista está sempre em ativa explorando as redondezas do casarão, visitando seus vizinhos e buscando por um pouco de atenção dos pais que trabalham em casa, até que um certo dia chuvoso faz com que Coraline tenha que explorar o interior de sua própria casa e acaba se deparando com uma porta misteriosa que a transporta para uma nova versão do seu mundo. Um lugar exatamente igual ao que ela vem, mas com o que faltava para que ele fosse perfeito, como por exemplo a atenção dos pais, as roupas que ela sempre desejou ter e suas comidas favoritas em todas as refeições.

Magnifico e estranho ao mesmo tempo. Estranho porque seus pais e as outras pessoas que lá habitam, possuem botões no lugar dos olhos. Essa e outras coisas assustadoras é o que faz a garota perceber o quão sombrio pode ser esse "lugar perfeito", mas tudo fica ainda pior quando Coraline decide que é hora de voltar ao mundo real e descobre que isso não será tão simples como ela imagina.


Vou começar falando que essa nova edição trás uma introdução feita por Neil Gaiman, onde ele conta os motivos que o levaram a escrever seu primeiro livro voltado ao publico infanto-juvenil, o porque do nome Coraline para a protagonista e algumas outras curiosidades. Eu já tinha me apaixonado pela edição antes mesmo de começar a leitura, mas fiquei ainda mais gamada logo nas primeiras páginas com essa pequena introdução, ali mesmo já sabia que ia gostar muito da escrita do autor.


A leitura é rápida e extremamente fluida, gostei muito de como o autor conduziu o enredo e criou uma garotinha totalmente corajosa. São poucas as crianças que em sã consciência levanta da cama em meio ao breou da noite por causa de um barulho e acaba perseguindo uma sombra misteriosa por consequência disso. Eu invejei a coragem de Coraline e coloquei o livro na lista de leituras que irei fazer com o meu filho, com certeza.
Porque coragem é quando você sente medo de fazer algo, mas faz mesmo assim, é quando você enfrenta o medo.

Temos aqui uma criança extraordinariamente curiosa e hiperativa, como a maioria das crianças, mas que no fundo deseja mais atenção dos pais e acredita que se tivesse tudo o que quer seria realmente feliz, mas durante o desenrolar da estória o leitor acaba aprendendo junto com a protagonista a dar valor a aquilo que tem, além de outras lições também. Isso torna este livro essencial para nossas crianças, no entanto não restringirei essa indicação apenas aos pequenos, eu mesmo fiz várias reflexões como mãe através dessa leitura.
Eu não quero ter tudo. Ninguém quer. Não necessariamente. Que graça existiria em ter tudo que eu sempre quis? Assim, do nada, não teria o menor sentido. E depois?

'Coraline' é um daqueles livros que eu lamento não ter lido antes. É também uma bela leitura sobre família, amor e coragem, tudo isso com uma pegada meio que 'Alice no País das Maravilhas'. O tipo de livro que dificilmente decepciona alguém e que eu duvido muito que irá te decepcionar. Então aproveita que essa é a edição mais linda que existe até agora e corra garantir o seu também. Afinal de contas que leitor não é fã de um livro bom e bonito, não é mesmo? (hahaha)

COMPRE SEU EXEMPLAR COM UM DE NOSSOS LINKS E AJUDE O BLOG SEM PAGAR NADA A MAIS POR ISSO!!

NOTA:

OUTROS LIVROS DOS AUTORES RESENHADOS NO BLOG:

  

Neil Gaiman é inglês, mas atualmente vive nos Estados Unidos. Autor de romances e quadrinhos, foi alçado ao sucesso mundial com a série Sandman e, mais tarde, com seus diversos livros de ficção adulto e juvenil, entre os quais se destacam Deuses Americanos Coraline e Stardust, os dois últimos adaptados para o cinema.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!