Título Original: Where the crawdads sing
Autor: Delia Owens
Editora: Intrínseca
Páginas: 336
Gênero: Drama / Ficção / Literatura Estrangeira
Ano: 2019
Comprar: Amazon; Americanas; Submarino; Shoptime; Livraria Florence

Sinopse: Por anos, boatos sobre Kya Clark, a “Menina do Brejo”, assombraram Barkley Cove, uma calma cidade costeira da Carolina do Norte. Ela, no entanto, não é o que todos dizem. Sensata e inteligente, Kya sobreviveu por anos sozinha no pântano que chama de lar, tendo as gaivotas como amigas e a areia como professora. Abandonada pela mãe, que não conseguiu suportar o marido abusivo e alcoólatra, e depois pelos irmãos, a menina viveu algum tempo na companhia negligente e por vezes brutal do pai, que acabou também por deixá-la. Anos depois, quando dois jovens da cidade ficam intrigados com sua beleza selvagem, Kya se permite experimentar uma nova vida — até que o impensável acontece e um deles é encontrado morto. Ao mesmo tempo uma ode à natureza, um emocionante romance de formação e uma surpreendente história de mistério, Um lugar bem longe daqui relembra que somos moldados pela criança que fomos um dia e que estamos todos sujeitos à beleza e à violência dos segredos que a natureza guarda. A obra foi incluída no clube de livros de Reese Witherspoon, que posteriormente adquiriu os direitos de adaptação cinematográfica e vai produzir o filme com a Fox 2000. (FONTE)

Oie, gente! Tudo bem? 

'Um Lugar Bem Longe Daqui' estava na minha lista de desejados desde o seu lançamento e finalmente tive a oportunidade de fazer a leitura, confesso que fiquei curiosa, pois é uma indicação do Hello Sushine, o Clube do livro da Reese Witherspoon. Eu já li algumas indicações dela e amei todas, então com esse livro eu visava aumentar minhas experiências positivas e já adianto que foi ainda melhor que imaginava. Venha conferir como foi minha leitura e impressões sobre esta obra.


Della Owens é uma escritora e cientista que chega ao Brasil com o estrondoso sucesso 'Um Lugar Bem Longe Daqui' que é um fenômeno editorial, com mais de 2 milhões de cópias vendida e está nas listas de best-sellers dos Estados Unidos desde seu lançamento original, em agosto de 2018. Ele foi trazido pela Editora Intrínseca primeiramente para o Clube de assinatura "Intrínsecos" e depois para as livrarias.

O brejo é a única família que tenho
Inicialmente acompanhamos a vida da menina em busca pela sobrevivência, vamos vendo o dia a dia e até mesmo os sentimentos dela em relação ao que está passando, ao poucos as passagens de tempo vão acontecendo e Kya cresce diante de nossos olhos, outros personagens surgem e toda a história gira em torno de Kya e sua vida sozinha nesse brejo.


O livro é narrado em terceira pessoa e há alternância de tempos que se foca nas décadas de 50 a 70, no presente o povoado está assustado porque um homem foi assassinado e pelos cantos muitos acusam Kya, acredito que a narrativa em terceira pessoa deixe tudo isso mais interessante visto que como tem todo o suspense faz mais sentido que a escrita se mostre impessoal, pois isso instiga ainda mais para saber quem é o verdadeiro culpado pelo assassinato. 


'Um Lugar Bem Longe Daqui' é um romance de formação, pois apresenta de modo detalhado o crescimento físico, intelectual, sentimental e social da personagem vista desde a infância até a maturidade. E realmente vemos esse florescer da protagonista, Kya é doce, corajosa, ligada à Natureza de uma maneira tão respeitosa e poética que escrevi Natureza com letra maiúscula, pois é uma personagem viva, o modo como a autora retrata o brejo é notável que conhece muito bem esse ambiente. Fiquei extremamente encantada com as descrições do cenário, me senti dentro daquele pântano ao lado de Kya.


A narrativa para mim foi muito fluída (minhas madrugadas que o digam!), peguei para ler e foi impossível me desconectar da história, cada vez mais queria saber sobre o que iria acontecer, principalmente com os outros dois personagens específicos, a autora narra, envolve e faz o leitor ficar extremamente rendido ao desenvolver da história, só consegui largar depois de ler a última frase, isso quando meus olhos estavam livres de lágrimas para que eu pudesse enxergar (pisciana chora mesmo!!!).  

Vários pontos me conquistaram, mas destacarei dois aspectos me ganharam nessa leitura, o primeiro é a personagem Kya, fiquei apaixonada por essa menina, suas vivências e desafios, ela vê a vida de uma forma tão poética apesar de toda dor que foi imposta durante a vida. O segundo foi o drama em si, não é qualquer livro que diz ser drama que me faz chorar não e 'Um Lugar Bem Longe Daqui' trouxe lágrimas de emoção e um coração bem quentinho de amor com tudo que li.


Eu amei demais esse livro e só não favoritei por um pequeno detalhe do final (que pra você pode não fazer diferença nenhuma ... hahaha), mas eu indicarei eternamente 'Um Lugar Bem Longe Daqui' por sua originalidade (nunca li nada parecido com esse enredo), recomendarei por ser uma obra emocionante, bem escrita e cheia de ensinamentos. Por favor, se você ama livros que tenham essas características que descrevi,  leia esse livro, pois com certeza entrará para as melhores leituras da vida.


A edição é linda com uma capa tão condizente que encanta pelo aconchego que traz, a diagramação é ótima, folhas leves e não são transparentes e isso é agradável demais. A fonte está num tamanho que considero perfeito. Ahhhhhh esse livro está realmente à altura de todos os elogios que ganha, capa e conteúdo de qualidade, na Bienal de 2019, no Rio de Janeiro, o espaço da Editora Intrínseca estava lindo e uma parte era para esse livro e eu não pude deixar de ir tirar foto lá.


Então gente, se gostou da resenha, por favor leiam 'Um Lugar Bem Longe Daqui'!
Um beijo e até breve!

COMPRE SEU EXEMPLAR COM UM DE NOSSOS LINKS E AJUDE O BLOG SEM PAGAR NADA A MAIS POR ISSO!!

NOTA:

DELIA OWENS é cientista e escritora, coautora de três best-sellers que exploram suas jornadas à África. Já ganhou o John Burroughs Award for Nature Writing e teve artigos publicados em diversos periódicos, como Nature, The African Journal of Ecology e International Wildlife. Um lugar bem longe daqui é seu primeiro romance e teve os direitos de tradução adquiridos em 39 idiomas. Delia atualmente mora no estado americano de Idaho, onde dá continuidade a seu trabalho de ajuda aos habitantes e à vida natural da Zâmbia.

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!