Título Original: Teto Para Dois | Amazon.com.brThe Flatshare
Autor: Beyh O´Leary 
Editora: Intrínseca 
Páginas: 400 
Gênero: Ficção / Literatura Estrangeira / Romance/ humor/comédia 
Ano: 2019 

Sinopse: Eles dividem um apartamento com uma cama só. Ele dorme de dia, ela, à noite. Os dois nunca se encontraram, mas estão prestes a descobrir que, para se sentir em casa, às vezes é preciso jogar as regras pela janela. Três meses após o término do seu relacionamento, Tiffy finalmente sai do apartamento do ex-namorado. Agora ela precisa para ontem de um lugar barato para morar. Contrariando os amigos, ela topa um acordo bastante inusitado. Leon está enrolado com questões financeiras e tem uma ideia pouco convencional para arranjar dinheiro rápido: sublocar seu apartamento, onde fica apenas no período da manhã e da tarde nos dias úteis, já que passa os finais de semana com a namorada e trabalha como enfermeiro no turno da noite. Só que tem um detalhe importante: o lugar tem apenas uma cama. Sem nunca terem se encontrado pessoalmente, Leon e Tiffy fecham um contrato de seis meses e passam a resolver as trivialidades do dia a dia por Post-its espalhados pela casa. Mas será que essa solução aparentemente perfeita resiste a um ex-namorado obsessivo, uma namorada ciumenta, um irmão encrencado, dois empregos exigentes e alguns amigos super protetores? (FONTE)

Oieee, gente! Tudo bem!?

Lançado pela Editora Intrínseca, 'Teto Para Dois' é romance que estreia aqui no Brasil a autora Beth O´Leary. O livro foi aclamado por todo booktuber e nos blogs, por isso eu não resisti e iniciei a leitura o mais rápido que pude, já adianto que se eu soubesse que era tão gostosinho assim teria lido muito antes!


'Teto Para Dois' já me ganhou pela premissa, o enredo conta sobre Leon, um enfermeiro que está passando por pequenos problemas financeiros e decide que alugar seu próprio apartamento será uma ótima ideia, durante o dia ele está no apartamento e à noite de plantão no hospital, então alguém que trabalhe de dia se adequará ao esquema do aluguel, Leon de dia e o inquilino à noite, ambos não se incomodarão e Leon conseguirá esse dinheiro extra. Plano perfeito, não? Até surgir Tiffy... 

Tiffy terminou seu relacionamento há três meses, mas ainda mora com o ex, pois não tinha condições para arranjar um lugar para ficar. Ao se deparar com o anúncio de um apartamento que está disponível somente durante a noite, ela pensa que será perfeito, pois só precisa de um teto para dormir e com um preço bem camarada. Tiffy trata diretamente com a namorada de Leon sobre as regras do aluguel e em breve se mudará.

O cérebro faz coisas incríveis para se proteger da dor.
Tiffy não terá nenhum contato com Leon, apesar de dividirem o mesmo espaço, a namorada de Leon é bem ciumenta! (vixi!), toda a comunicação será por bilhetes para tratar de assuntos referentes à organização da casa. Eles são moradores do mesmo lar, afinal temos aqui um teto para dois, mas o dia a dia mostrará que é impossível dividir uma casa sem dividir as alegrias e tristezas que moram dentro dela.


Uma vez que ambos não se encontram pessoalmente as conversam são feitas através de post its, o contato inicialmente é tímido e vamos acompanhando uma amizade surgindo. Eu amei a originalidade desse história, nunca tinha lido um romance que trouxesse esse tipo de enredo. Os capítulos são alternados, vemos tanto o ponto de vista de Leon quanto da Tiffy, ao longo dos capítulos há marcação de meses que mostram a evolução da convivência deles. As situações vão acontecendo e a vida dessas duas pessoas muda, conflitos aparecem e enfrentar tudo pode ser muito difícil. 
Quando repetimos uma verdade vezes o bastante, quando nos esforçamos o suficiente, um dia funciona.
Em 'Teto Para Dois' além de Tiffy e Leon, conheceremos outros personagens: a namorada ciumenta, os amigos da Tiffy, o ex namorado insistente dela e também o irmão de Leon que está enfrentando uma situação bem complicada. Posso dizer que me apaixonei pelos personagens, principalmente pelo irmão de Leon e os amigos de Tiffy, a autora desenvolve cada um deles de uma maneira muito verossímil, sabe aqueles personagens que temos vontade de ter por perto e ser amigo? Então, é o que temos nesse livro. Eu amei demais esse pessoal (hahhaa)! Tiffy e Leon entraram para a lista de melhores personagens, sim ou com certeza?

Estou começando a achar esquisito o fato de sermos amigos sem nunca termos nos encontrado. E é exatamente o que sinto: que somos amigos. Não acho que poderia ser diferente, já que estamos sempre ocupando o espaço um do outro.
 A leitura me fez morar fora da minha casa, eu estava lá no apartamento de Leon, a descrição é tão bem feita que enquanto escrevo essa resenha eu posso visualizar em minha mente cada parte do "teto para dois", gente, a autora nos faz mergulhar no dia a dia desses protagonistas através dos bilhetes que trocam, algumas reviravoltas depois e quando percebi eu estava totalmente rendida a essa narrativa, torcendo para que eles se encontrassem pessoalmente e ansiosa para ver o que ia acontecer! Vai por mim, você vai desejar também esse encontro!


Além de toda essa fofura de enredo, Beth O`Leary traz temáticas muito importantes como o relacionamento abusivo, Gaslighting (manipulação psicológica que faz a vítima duvidar de sua própria sanidade mental), ciúmes e injustiças, a autora mostra tudo isso com uma sensibilidade muito grande sem fazer com que a história fique pesada, mas na medida certa para trazer o alerta a todos os leitores, amo quando temáticas atuais e pouco faladas em romances são abordadas, mais um ponto positivo para esse livro!
Lembro a mim mesmo que não posso salvar ninguém: isso está nas mãos da própria pessoa. O melhor que podemos fazer é ajudar quando elas estiverem prontas.
'Teto Para Dois' é um romance fofo, original e com temas importantes que ao fim da leitura já deixa um gostinho de quero mais, então se você gosta de livros fofos e muito divertidos 'Teto Para Dois' vai te conquistar. Há muitos aspectos fofos nesse livro que você descobrirá ao ler essa história! Ahhhh, só leia, você não vai se arrepender!

COMPRE SEU EXEMPLAR COM UM DE NOSSOS LINKS E AJUDE O BLOG SEM PAGAR NADA A MAIS POR ISSO!!

NOTA:

 BETH O'LEARY estudou Inglês na universidade antes de começar a trabalhar com publicações infantis. Ela vive o mais perto possível do campo, sem se afastar muito de Londres, e escreveu Teto Para Dois durante as viagens de trem para o trabalho. Ela agora se dedica em tempo integral à escrita e, se não estiver trabalhando, você a encontrará em algum lugar com um livro, uma xícara de chá e vários casaquinhos de lã (qualquer que seja o tempo).

Comentários via Facebook

3 comentários:

  1. Aa que lindeza de post, combina muito com essa lindeza de livro que tanto amei ler.
    Arrasou na resenha, Cami! 💜

    ResponderExcluir
  2. Olá Camila,
    Adorei sua resenha e compartilho todo o sentimento. Adorei a leitura desse livro, os personagens são bem construídos e cativantes, ganhando ponto por não serem assim só os protagonistas, mas todos (exceto a namorada ciumenta haha). Mas o que mais me conquistou foram os temas atuais abordados de forma impecável.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderExcluir
  3. Vi muita gente falando desse livro mesmo, mas nunca parei para saber mais detalhes. Amei a resenha e fiquei bastante curiosa com o livro, acho que vou sá uma chance.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!