[Resenha] Democracia Ameaçada a Liberdade de Expressão em Risco e Por Que Precisamos Agir, Agora - @FaroEditorial

postado dia 11 agosto 2020

Título Original: Unfree speech
Autor: Joshua Wong
Editora: Faro Editorial
Páginas: 208
GêneroBiografia / Não-Ficção / Literatura Estrangeira
Ano: 2020
Comprar: AmazonAmericanas; Submarino

Sinopse: Há um autoritarismo perverso no mundo e ele está calando todas as vozes... E então, havia uma terra nos confins da Ásia. Seus habitantes tinham tanta liberdade econômica que a região se tornou uma das mais desenvolvidas do mundo. Mas um dia, sem avisar, uma ditadura, a China Comunista, decide roubar-lhes a liberdade. E a repressão começou forte. O primeiro alvo foi a doutrinação escolar, seguida da perseguição aos opositores. É aí que este livro começa... Qual é o momento certo de enfrentar o mal? Para Joshua Wong foi aos 14 anos. Enquanto os adultos permaneciam calados, Wong vislumbrou o que estava acontecendo em seu país e organizou o primeiro protesto estudantil em Hong Kong, se opondo à implementação doutrinária do currículo escolar imposto pela China comunista. Não foi fácil, mas venceu. Ao se tornar mundialmente conhecido pelos protestos, a surpresa foi não ter sido sequestrado ou desaparecido, como tantos opositores da autoridade comunista. Criou o movimento dos guarda-chuvas amarelos, chamando a atenção da comunidade internacional para o momento de perda de liberdades que Hong Kong vive e que começa a se estender para outras nações, com o controle da comunicação e do que se pode falar sobre a China. Joshua Wong narra o caminho que o levou para o ativismo, revela as cartas que escreveu durante sua prisão política e expõe um apelo poderoso e urgente: que lutemos pelo direito a livre expressão. (FONTE)

Oieee, tudo bem?

Lançado pela Faro Editorial, “Democracia Ameaçada“ traz relatos de Joshua Wong, voz ativa na luta pró-democracia, Wong é chinês e mora em Hong Kong, ele começou um movimento que busca perpetuar a democracia e a liberdade, sobretudo, a de opinião. Joshua foi revolucionário em seu país, mas em seu livro traz um alerta para o mundo buscar pela livre expressão e observar autoritarismo no sistema político.


Aos 14 anos Joshua se tornou o cabeça de um movimento que criticava regras que o governo chinês planejava implementar nas escolas, o currículo seria modificado e isso seria um retrocesso, pois trazia preceitos que regrediam à educação tradicional, com um grupo de amigos, Josgua fundou o Escolarismo.

Atualmente, Wong é um dos mais importantes ativistas que luta contra a junção da China e Hong Kong, além de buscar por direitos e liberdade, ele ainda continua sendo um entrave para o Partido Comunista Chinês. Para que entendam melhor todo o contexto do conflito Hong Kong X China, farei uma breve explicação:

Hong Kong pertencia aos britânicos até o ano de 1997, mas foi devolvida aos chineses, para isso ela durante 50 anos continuaria sendo livre politicamente e na economia, a China é liderada pelo Partido Comunista, assim Hong Kong viu que esse plano de 50 anos de liberdade estava sendo ameaçado visto que medidas antidemocráticas estavam entrando em vigor. Aí que entra o contexto do livro 'Democracia Ameaçada', pois o sistema educacional estava sendo voltado para o patriotismo ao Partido Comunista em detrimento do pensamento crítico, Joshua questiona e começa a luta ideológica de jovens contra a imposição.


O livro conta a trajetória do próprio autor, ele mostra desde sua vida pessoal na infância, na escola, como fundou o Escolarismo mais adiante conta sobre seus 79 dias preso depois de fazer manifestações contra o presidente de Hong Kong, juntamente com o Occupy Central With Love and Peace, isso em 2016. Em 2014 Joshua mobilizou os jovens para reivindicarem o fim da intromissão no currículo escolar, o movimento foi ganhando força após acamparem na frente da sede do governo e buscar diálogo direto com o presidente, mal sabia ele que aquele momento estava marcando o início de uma revolução contra o despotismo, ele não só mobilizou a juventude como fez todos enxergarem o perigo de um governo autocrático, era Hong Kong aos olhos do mundo inteiro.

Após conseguirem impedir o governo de mudar a grade de conteúdos, o Escolarismo não morreu, tempos depois Wng e seus parceiros nessa batalha, montam um partido político. Mais a frente, em 2016, novas ondas de protestos tomam as ruas de Hong Kong, era o Ocupe Central com Amor e Paz, liderado por um pastor e dois professores. O fundador do Escolarismo se juntaria para protestar outra vez. Talvez você já tenha ouvido falar da Revolução dos Guarda-chuvas que ficou assim conhecido porque quando a polícia atacava com gás, eles se protegiam com os guarda-chuvas e Joshua estava lá, esse povo está sedento por liberdade.


Joshua, fundador do Escolarismo, um jovem cristão e líder da Revolução dos Guarda-chuvas, é sobre a vida desse jovem que começou a lutar contra o governo com apenas 14 anos, acompanhamos mais tarde ele ser preso e retratar como se distraia na prisão, o que comia, quais eram as ambições após sair de lá, confesso que no início do livro ele fala sobe sua eloquência, liderança e garra, achei que poderia está se vangloriando demais, mas ao adentrar a narrativa vi o quanto Joshua foi revolucionário, ele hoje com 23 anos é uma das 50 pessoas que moldaram os últimos 10 anos, ativista político e estudantil, realmente uma pessoa admirável que alerta o mundo sobre o que aconteceu em Hong Kong ser um chamado para o mundo inteiro observar e prezar por sua liberdade.

Após concluir a leitura do livro e ver toda trajetória de Wong, fui assistir ao documentário produzido pela Netflix que mostra boa parte dos protestos que aqui citei, o filme se chama Joshua: Adolescente X Superpotência, Incrível! Indico demais fazer a leitura e depois assistir, se eu já estava encantada, fiquei ainda mais. Acredito que a Faro Editorial mais uma vez acertou em trazer um livro como esse para o Brasil, ainda mais no momento atual político brasileiro, ao concluir a leitura fiquei pensando nisso, num momento conturbado como esse o livro traz verdades que precisam ser discutidas. 


Recomendo demais a leitura de 'Democracia Ameaçada', pois é reflexiva, biográfica e sinal de cautela para todos. A fluidez da narrativa é grande, pois é como se fosse um diário, tem partes de narração e a partir de um momento ele mostra do dia ao 79 na prisão. Acredito que você ao ler o livro ficará muito atônito com a história de Hong Konge e de seus bravos lutadores, um deles Joshua Wong.

Vale demais a leitura, deixarei abaixo algumas imagens de Wong e dos protestos do Escolarismo e da Revolução dos Guarda-chuvas a fim de que perceba a magnitude desses movimentos.





E aí , ficou com vontade de ler?
Contaaaaaaaa tudo!
Até breve!

COMPRE SEU EXEMPLAR COM UM DE NOSSOS LINKS E AJUDE O BLOG SEM PAGAR NADA A MAIS POR ISSO!!
NOTA

Joshua Wong nasceu em Hong Kong em 13 de outubro de 1996 e foi diagnosticado com dislexia na primeira infância. Filho do casal de classe média Grace e Roger Wong, Wong foi criado como cristão protestante na tradição luterana. Sua consciência social provém do pai, um profissional de TI aposentado, que muitas vezes o levava quando criança para visitar os mais desfavorecidos. Wong estudou no United Christian College (Kowloon East),uma escola secundária cristã particular em Kowloon, e desenvolveu habilidades organizacionais e de fala através do envolvimento em grupos da igreja.

Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Quanta informação você trouxe para a resenha!
    Devemos sempre aprender com as coisas que acontecem em outros países e observar se não estamos caminhando para o mesmo caminho. Um leitura necessária.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!