Título Original: Nineteen Eighty-Four
Autor: George Orwell
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 544
Gênero: Ficção / Literatura Estrangeira / Distopia
Ano: 2019
Comprar: Amazon; Americanas; Submarino

Sinopse: Romance incontornável, 1984 continua sendo o livro ao qual nos voltamos sempre que se mutila a verdade, distorce-se a linguagem e viola-se o poder. Nesta nova edição, a obra-prima de George Orwell ganha projeto gráfico especialíssimo -- com capa em tecido, lombada impressa e uma série de obras da artista brasileira Regina Silveira. O leitor conta também com apresentação do crítico Marcelo Pen e textos de gigantes como Golo Mann, Irving Howe, Raymond Williams, Thomas Pynchon, Homi K. Bhabha, Martha C. Nussbaum, Bernard Crick e George Packer -- ensaios que dão conta da história da recepção crítica do livro desde o ano de seu lançamento, 1949, até hoje, setenta anos depois. Com dezenas de milhões de cópias vendidas em todo o mundo, o romance de Orwell tem como herói o angustiado Winston Smith, refém de um mundo feito de opressão absoluta. Em Oceânia, ter uma mente livre é considerado crime gravíssimo. Numa trama em que os "fatos alternativos" estão por toda parte e a mentira foi institucionalizada, Winston se rebela contra a sociedade totalitária na qual vive; em seu anseio por verdade e liberdade, ele arrisca a vida ao se envolver amorosamente com uma colega de trabalho, Júlia, e com uma organização revolucionária secreta. Normalmente lido como uma distopia, 1984 é também uma sátira, uma profecia, um grito de alerta, um thriller de espionagem, uma extraordinária ficção científica, um terror psicológico, um romance pós-moderno e uma história de amor. (FONTE)

Oieeee, gente!

Tudo bem? O livro que hoje trago a resenha, não é mais um livro, é O LIVRO! Com certeza, você já deve ter ouvido falar sobre essa obra, pois sempre é indicada como uma leitura imperdível e de relevância mundial. Vista a importância de '1984', fiquei muito curiosa para ler mais desse autor, recentemente li 'A revolução dos bichos' (original e em HQ) e também 'O que é facismo?' e fiquei encantada pela profundidade dos assuntos, '1984' estava a tempos em minha lista e fiquei muito feliz de receber essa maravilha da Companhia das Letras.


A narrativa de '1984' mostra um mundo dividido em três superestados, cada um dele com suas próprias características. Oceania, que está sob o controle de Socing (Socialismo inglês) um “governo” ditatorial. O ditador é chamado de Big Brother (Grande irmão), um ser que nunca foi visto pessoalmente por ninguém, mas que a sociedade ao menos se questiona sobre a não existência dele. Essa mesma sociedade tem seus papéis definidos dividem-se em Alta (Big brother e Partido interno), Média (Partido Externo) e Baixa (proletas), ou seja, os pobres, a parte que sustenta a população rica, porém não é valorizada por ela. O lema do Partido era: Guerra é paz. Liberdade é escravidão. Ignorância é força.
Assustador né?
O pensamento-crime não acarreta a morte: o pensamento-crime É a morte. - Página 69
O sistema político é autoritário, não permite que ninguém pense diferente dele, porque até o pensamento é vigiado, as pessoas são observadas o tempo todo por teletelas (que hoje seriam as câmeras) e tem microfones que estão ouvindo o tempo todo em qualquer lugar, isto é, não há como fugir do controle do Big Brother. Um regime que implanta medo e despreza qualquer forma de liberdade, até crianças são treinadas para denunciarem alguém que desobedeça às normas sociais, mesmo que os desobedientes sejam seus próprios pais.
Sou boa em identificar pessoas que não se ajustam, assim que o vi, soube que você estava contra eles. - Página 170



O Partido tem quatro ministérios que fazem parte do controle social, Ministério da Verdade que faz o trabalho de suavizar informações, alterar dados e datas, forjar mentiras que eram repassadas de geração em geração e tudo mais que for preciso para manter a reputação do Partido; o ministério da Fartura, que administra a alimentação que está em escassez; ministério da Paz, que na verdade faz a manutenção permanente da guerra e o Ministério do Amor, que faz tortura e “reabilitação “ de quem vai contra o Partido.



Aí que entra nosso protagonista Winston, que trabalha no Ministério da Verdade, trabalha reescrevendo tudo que se refere ao Partido a fim de que toda a população admirasse o Grande Irmão e toda sua trajetória, mas Winston sabia que a História estava sendo reescrita e que os tempos anteriores eram melhores que o que vive agora, em seu íntimo Winston é contra o Partido e juntamente com Julia e O Brien, que participa do Partido Interno, estudam um meio de derrubar o Grande Irmão. Eles se alistam em um movimento de oposição ao Big Brother, o líder é Emmanuel Goldstein. Nessa luta secreta por justiça, fim de um Partido autoritário e busca por melhores e reais condições de vida, Winston será surpreendido muitas vezes pelos próprios caminhos que ele escolheu trilhar.



Como já descrito nos parágrafos anteriores, percebe-se a genialidade desse enredo instigante e visionário que Orwell criou, deixo claro que não tem somente isso que descrevi (tive que resumir porque senão a resenha ia ficar maior ainda!), o enredo tem tantas nuances, tantos detalhes, tantos diálogos inteligentes que é impossível descrever tudo que o universo de 1984 representa. Eu já imaginava que seria bom, pois já li o autor, mas nada supera esse livro, aliás eu queria ser ainda mais inteligente para compreender tudo que George quis passar com essa obra.


'1984' é um livro atemporal, isso me deixou assustada, pois encontrei inúmeras frases que parecem falar sobre a realidade atual do Brasil e do mundo. Orwell faz duras críticas a um governo autoritário, desigualdades sociais, religiosidade, alienação, controle de massas através da mídia, luta de classes e tantos outros problemas que, infelizmente, fazem parte da contemporaneidade. É assustador pensar como '1984' é quase 2020, essa obra é um alerta sobre como a política e a classes influenciam nossas vidas.
Quanto à consciência das massas, só necessário influenciá-la de modo negativo. - Página 258
Gente, e essa edição de luxo da Companhia das Letras? Maravilhosa! A capa tem esse azul escuro e é de tecido (eu associei ao macacão que Winston usava, não sei de onde tirei isso, mas!) as letras em vermelho, que contraste lindo! Por dentro o livro tem ilustrações e um anexo com algumas capas de '1984' pelo mundo, além de mais de 200 páginas de crítica literária, gostei disso, ver como o livro foi interpretado ao passar das décadas, aprendi muito e achei o diferencial dessa edição (vale a pena demais!) e por último, o corte do livro, que forma um olho em espiral, esse livro é daqueles que terei orgulho de acrescentar a minha coleção.
A guerra, como veremos, não apenas efetua a necessária destruição como efetua de uma forma psicologicamente aceitável. - Página 243

Orwell mais uma vez me arrebatou, se você gosta de livros que façam críticas sociais e políticas de modo que você não consiga parar de ler, '1984' é para você. Um livro que jamais esquecerei, aliás isso é impossível, me arrependo de não ter lido antes, apesar de tantas indicações, mas agora que li, entendo o porquê dessa obra ser aclamada. Eu ainda estou atônita como ele foi capaz de aprofundar tanto nas relações de poder e na mente humana que se deixa levar com obediência a um regime antidemocrático, não somente sobre política, mas também sobre o próprio humano.
Você é uma peça defeituosa, Wiston. Uma nódoa a ser limpa. - Página 307
A leitura não é rápida, não no meu caso, mas já adianto que isso não foi ruim, '1984' precisa de tempo para ser digerido, um livro que precisa de pausas para reflexão, em alguns momentos achei a leitura um pouco cansativa, mas entendi que precisava parar e entender para retomar o ritmo. Quer uma dica? Leia devagar e faça anotações, '1984' é um estudo do mundo atual, apesar de ter sido escrito no ano de 1949.



Eu terminei a leitura e fiquei algum tempo remoendo tudo que me foi apresentado e mais uma vez Orwell ganhou 5 estrelas, só não favoritei porque algumas pontinhas ficaram soltas e o desfecho é um pouco aberto (gosto de finais fechadinhos hahaha!), mas de maneira alguma isso diminui a relevância da obra.
Tenho consciência da minha existência, nasci e vou morrer. - Página 312
Enfim, coloquei muitos aspectos da narrativa e ainda sinto que faltam muitos outros que você só descobrirá lendo, faça isso e seja envolto nesse mundo “distópico e profético“ de '1984'. Recomendo demais a leitura, pois o aprendizado e a empatia que esse livro traz são altíssimos. Orwell cravou seu nome na literatura mundial através de seu olhar político, questionador e inteligente. Apenas leiam '1984'!



Ahhh e se toda vez que leu Big Brother lembrou do programa de televisão, então, o Big Brother do livro vigiava a população o tempo todo por teletelas, aparecia em uma espécie de televisão para falar com todos ... Sim o programa de tv se inspirou nessa obra de George Orwell! 

Já pensou em ler 1984? Corraaaaaaaa, leia!

COMPRE SEU EXEMPLAR COM UM DE NOSSOS LINKS E AJUDE O BLOG SEM PAGAR NADA A MAIS POR ISSO!!
AmazonAmericanasSubmarino

NOTA: 

OUTROS LIVROS DO AUTOR RESENHADOS NO BLOG:

  

Eric Arthur Blair foi um jornalista, ensaísta e romancista britânico, que escreveu sob o pseudônimo George Orwell. Sua escrita é marcada por descrições concisas de eventos e condições sociais e o desprezo por todos os tipos de autoridade. É mais conhecido por suas duas obras maiores, Nineteen Eighty-Four, crítica ao autoritarismo, e Animal Farm, uma sátira ao stalinismo.

Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Uau, amiga. Arrasou.
    Post incrível e que só me fez ficar com mais vontade de ler.
    Espero que seja em breve.

    ResponderExcluir
  2. Excelente resenha, gosto muito do seu estilo. 😘😘😘😘

    ResponderExcluir
  3. Incrível e interessante. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!