[Resenha] Jamais Peço Desculpas Por Me Derramar - @PlanetaLivrosBR

postado dia 14 janeiro 2021

Jamais peço desculpas por me derramarTítulo Original: Jamis peço desculpas por me derramar
Autor: Ryane Leão
Editora: Planeta
Páginas: 160
Gênero: Literatura brasileira/ poesias
Ano: 2019
Comprar: Amazon

Sinopse: Segundo livro de Ryane Leão, mulher preta, poeta e professora, criadora da página Onde jazz meu coração, com mais de 600 mil seguidores nas redes sociais. Seu primeiro livro, Tudo nela brilha e queima, já vendeu mais de 40 mil exemplares. Mesmo na correria, eu sigo em busca das sutilezas. Não posso deixar as distrações passarem batidas. O peso do mundo não vai tomar conta de minha pele se eu me atentar às brechas, às margens. Anteontem eu vi o mar. Recebi abraços apertados que me agradeceram pelos poemas que escrevo com o coração na ponta dos dedos. Hoje de manhã as folhas das árvores balançaram com o vento e o barulho foi tão bonito. Daqui a pouco começo a cozinhar porque vou receber em casa as pessoas que amo. Quero saber de cor o que me traz paz, embora não sejam permanentes as belezas. O caos também não é. E eu estou mudando a cada minuto, então tudo bem. Há algo que resiste por entre os escudos, que me relembra que existe uma coisa essencial em ser uma mulher que se reconstrói diariamente: eu sou profunda demais pra acabar. – Ryane Leão (FONTE)

Oieeee, gente! Tudo bem?

'Tudo Nela Brilha e Queima', da autora Ryane Leão entrou para minha lista de livros favoritos, obra de poesia repleta de sentimentos. Quando vi que a Editora Planeta estava lançando o segundo livro de Ryane, já fiquei mais que ansiosa para fazer essa leitura. 'Jamais Peço Desculpas por me Derramar' foi uma leitura icrivel que segue o mesmo estilo do anterior.


'Jamais Peço Desculpas por me Derramar' é uma coletânea de poesias e poemas que retratam assuntos que afetam a todos nós, farei uma listas de temas abordados abaixo:
  • Amor não correspondido 
  • Términos 
  • Perdas 
  • Amor próprio 
  • Emponderamento feminino 
  • Solitude 
  • Dor 
  • Depressão 
  • Felicidade 
  • Recomeços 
  • Frustrações 
  • Experiências 
  • Expectativas
São variados os temas e as poesias são fortes, perfuram nossa alma e outras servem como um bálsamo, cada texto que li teve efeito imenso sobre mim, sou leitora assídua desse gênero e sei o que a força da palavra é capaz de fazer. A autora escreve com a alma, a cada página eu me sentia ainda mais envolta, sentia que eu também passei por muitas coisas que ela passou, impossível ler Ryane sem se identificar com a profundidade de seus sentimentos.


O livro é curto, acho que poderiam ter mais páginas, ele tem 160 páginas, mas confesso que eu queria muito muito mais, devorei o livro em um dia e fiquei com gosto de quero mais, inclusive fiz uma releitura na mesma semana (hahaha)! Livros de poesia como o de Ryane são intensos e levam o leitor a uma ótima reflexão, tão bom se reconhecer nas palavras de outra pessoa e acabar a leitura querendo mais, aliás se tivesse mais de 300, provavelmente eu ainda acharia pouco (hahahah)! 

A temática que mais gosto é a de empoderamento feminino, a força da mulher e o surgimento do amor próprio, Ryane tem versos fortes sobre autodescoberta, frases profundas sobre como se valorizar e ter em mente que você é sua melhor amiga. Acredito que ter mulheres com tamanha voz poética e que falem para mulheres é de intensa relevância.


A edição da Planeta é lindíssima, uma capa verde e com o desenho de uma mulher, que com certeza retrata a própria autora, achei lindíssima a escolha da capa! Esse livro tem uma edição parecida com a anterior, 'Tudo Nela Brilha e Queima', acho legal porque ficam os dois bonitinhos juntos na estante.

A fim de que você se delicie um pouco, irei deixar quotes maravilhosos desse livro, mas com certeza ele tem muito mais a oferecer, lembrando que tem uma gama imensa de assuntos:
Todas as revoluções que desejo começaram em mim. - Pág 7
Que nada possa me limitar, me segurar, me fazer menos presente. - Pág 10
Se sou furacão então posso destruir antes de ser destruida. - Pág 11
Só permanece quem é de mergulhar. - Pág 14
Se estou de pé é justamente porque me permito à queda livre. - Pág 15
Recomendo demais a leitura, e aí você já leu algo da autora? 
Ficou com vontade de ler? 
Gosta de poesia?
Contaaaaa tudo!


NOTA:

Ryane Leão é mulher preta, professora e poeta cuiabana que vive em São Paulo. Publica seus escritos em lambe-lambe e pela internet com o projeto Onde jazz meu coração. Além disso, escreve em blogs e páginas autorais há mais de 10 anos e recita seus poemas nos saraus e slams da cidade. Seu trabalho é pautado na resistência das mulheres e focado na luta e no fortalecimento pela arte e pela educação. A autora também é do axé.

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Oi Camila!
    Não sou lá muito fã de poesia, mas leio mesmo assim porque já fui surpreendida por algumas que pareciam falar direto comigo. Vou dar uma conferida nesse livro.
    Valeu a dica.
    Beijos

    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priscila, indico os dois livros da autora, o primeiro e Tudo bela brilha e queima! Não vai se arrepender! Da uma chance , pois vai gostar muito!

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!