Coluna Escrita: Coragem, de Raina Telgemeier, é uma HQ juvenil ...Título Original: Guts
Autor: Raina Telgemeier
EditoraIntrínseca
Páginas: 224
Gênero: Literatura Estrangeira /HQ, comics, mangá / Jovem
Ano: 2020
Comprar: Amazon; Florence; Submarino
Sinopse: Fenômeno da literatura jovem atual, a cartunista Raina Telgemeier recria com sensibilidade e humor as ansiedades de sua infância A jovem Raina está com um probleminha. Ela acordou com uma dor estranha na barriga. Sua mãe também, então talvez seja só uma virose. Até aí tudo bem, acontece. É só descansar. No entanto, quando Raina volta para a escola, surgem mais problemas. A tal dor causa um enjoo que não passa, e agora ela está cheia de preocupações: medo de comer, de perder as amigas, dos trabalhos da escola e de uma palavrinha em especial, um terror que começa com a letra “v”. Para completar, ela tem que lidar com a família caótica e com uma menina que vive implicando com ela, além dos colegas de turma, que só querem saber de nojeiras. Cada dia traz um novo receio para Raina. Ela só tem 10 anos, e talvez seja um pouco complicado lidar com tudo isso sozinha. Felizmente sua família percebe que há algo avassalador e paralisante tomando conta dela: a ansiedade. Então, com a ajuda dos pais e da terapeuta, Raina vai descobrir que uma dorzinha pode esconder nossos maiores medos, e que é preciso coragem para dominá-los. Em Coragem, a premiada cartunista Raina Telgemeier traça, com base em suas experiências, os desafios de crescer. Em uma edição belamente ilustrada e colorida, o livro explora todo o desconforto do amadurecimento e mostra como o medo e a ansiedade afetaram a infância da autora. (FONTE)
Oieee, gente ! Tudo bem? 

Lançado em março pela Editora Intrínseca, 'Coragem' é uma história em quadrinhos que encanta primeiramente pela capa e depois por seu conteúdo importante. Assim que fiquei sabendo deste lançamento já ansiava pela minha vez de ler essa fofura. E já adianto que foi uma leitura muito rápida e importante.


Raina é uma menina que mora com os pais e irmãos, ela é muito criativa e inteligente, num certo dia ela sente um desconforto e acaba vomitando, isso acaba se repetindo por algumas vezes e ao longo da narrativa vamos acompanhando algumas crises de ansiedades dessa garotinha. Os medos de Raina serão descobertos e ela terá que enfrentá-los!
Muitas vezes, e de várias formas, a vida é uma tarefa desafiadora. Crescer é um processo desconfortável e aterrorizante, e sentir medo disso é absolutamente normal. Felizmente, nós não estamos sozinhos e, por mais desesperadora que uma situação possa parecer, respirar fundo e tentar pôr em palavras nossos medos, encarando uma coisa de cada vez, pode mudar nossa perspectiva.
Coragem é uma HQ que traz a narrativa das memórias da própria autora, ela relata acontecimentos da sua pré-adolescência, quando ela estava no 5º e 6º ano do fundamental. Assim como a personagem (que no caso é ela mesma) lidava com dores, enjoos e crises de ansiedade, a aflição de passar mal já a deixava em pânico. No próprio quadrinho, a autora fala sobre emetofobia que é o nome científico para o medo excessivo de vomitar, achei interessante, pois nunca tinha ouvido falar diretamente sobre isso.


Além disso é abordado como essa fobia pode ser tratada por meio de terapia, achei de extrema relevância tocar nesse ponto, mas adiante falarei somente sobre a questão da terapia que foi mostrada nessa história em quadrinhos. O enredo não focaliza somente na vida de Raina, acompanhamos também o dia a dia dela e de suas colegas de classe, o bullying, a própria família e também a relação da menina com seus professores e até a convivência com uma colega de classe que a atormenta diariamente.


Gostei de como a autora faz com que os conflitos sejam expostos e ao mesmo tempo eles vão se entrelaçando e no final temos uma visão bem realista de sua resolução, tudo isso de maneira bem lúdica, simples e direta, visto que se trata de um livro principalmente para o público infanto-juvenil. Também destaco como positiva a maneira como Raina (autora) mostra a terapia, os pais também bem abertos a essa possibilidade e mostrado como uma prática necessária e sem os estereótipos que cercam esse tema, aprovadíssima!


A autora tem uma delicadeza em seu traço de desenho, amei as ilustrações. A leitura é tão fluida e gostosa, li de uma vez só, impossível largar antes do término, histórias em quadrinhos geralmente são bem rápidas e 'Coragem' segue a mesma linha. A edição da Intrínseca é lindíssima, toda num tom vivo de roxo, amei muito, além de ter vindo com o marcador e também um medidor de humor, um luxo! 


Recomendo demais a leitura para todos os públicos, principalmente para o infanto-juvenil, pois relata algumas situações mais pontuais a esse público como por exemplo o dia a dia na escola, bulying e outros, mas tem temas comuns a todos os outros também. 

E aí ficou com vontade de ler? 
Me contaaaa! 
Um beijo e até breve!.

COMPRE SEU EXEMPLAR COM UM DE NOSSOS LINKS E AJUDE O BLOG SEM PAGAR NADA A MAIS POR ISSO!!
NOTA:

Telgemeier é uma cartunista norte-americana muito prestigiada pela crítica. Coragem é um delicado registro autobiográfico, inspirado em sua infância. É autora também de Ghosts e adaptou e ilustrou a série de graphic novels The Baby-Sitters Club. Entre muitos prêmios, conquistou três Eisner Awards e um Stonewall Honor Award. Best-sellers do New York Times, seus livros já somam quase 20 milhões de exemplares vendidos nos Estados Unidos e foram traduzidos para 22 idiomas. Mora em São Francisco, Califórnia

Comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Essa HQ é bem amorzinho e trabalha temas importantes. Também acredito que, mesmo tendo uma linguagem voltada para o público jovem, é uma leitura válida para todas as idades.
    Arrasou no post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiiii amiga! Obrigada! Leitura muito legal! ❤️❤️❤️

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!